Chás Emagrecimento Nutrição

Chá de Hibisco emagrece? Conheça os benefícios e como tomar

Sem ajuda, nenhuma bebida faz milagres! Mas, cá entre nós, alguns chás já perderam há muito tempo a função de somente aquecer os nossos dias mais frios do ano e ganharam a atenção de muita gente quando o assunto é melhorar a saúde e boa forma do corpo. É o caso do famoso chá de hibisco, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje…




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Segredo de emagrecimento de muitas celebridades, como Bruna Marquezine e Fernanda Souza, a bebida desbancou o chá verde e ganhou a preferência na chaleira de pessoas que buscam uma perder a barriga de forma saudável e sem riscos à saúde. Devido às suas propriedades antioxidantes, além de sua ação diurética no organismo, o chá de hibisco tem sido bastante utilizado como grande aliado na perda de peso, especialmente para quem pretende perder algumas medidas no abdômen e quadris.

Hibisco benefícios

Benefícios do hibisco

Além disso, a bebida também já é conhecida em países da Ásia e África por seus poderes medicinais, que podem trazer inúmeros benefícios à saúde como um todo. Quer saber quais são eles? E como o chá de hibisco pode auxiliar no seu emagrecimento? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo sobre essa poderosa infusão e sua ação no nosso organismo! Vem comigo…




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Para que serve o chá de hibisco?

O chá de hibisco nada mais é que uma infusão preparada a partir do cálice do botão seco de uma planta chamada Hibiscus sabdariffa. Muitas pessoas confundem essa espécie com aquelas flores de hibisco encontradas comumente em jardins, que também são do gênero Hibiscus, mas que fazem parte de espécies diferentes (Hibiscus syriacus ou Hibiscus rosa-sinensis), não possuem as mesmas propriedades que o hibisco em questão e, portanto, não ajudam a emagrecer. Então, fique atenta!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A bebida possui coloração vermelha ou rosada, sabor meio “azedinho” (com um gosto próximo ao da framboesa) e, o mais interessante, diferente da maioria dos chás, é servida fria. Desde a antiguidade, a infusão sempre foi usada para fins medicinais pelos faraós egípcios para refrescar e controlar a temperatura do corpo e pelos iranianos para acalmar a mente e melhorar problemas de sono.

Atualmente, o chá de hibisco tem sido mais comumente usado para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol. Ainda, por conta das suas propriedades diuréticas, a bebida também serve para baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e do fígado. A seguir, você vai conhecer melhor as propriedades e benefícios do chá de hibisco e, também, como ele pode te ajudar a secar a barriga!

Propriedades

Para início de conversa, a primeira coisa que você precisa saber sobre a composição do hibisco é que ele é pouco calórico (100 gramas das suas flores secas possuem 37 calorias) e, apesar de uma xícara da bebida ser preparada com uma quantidade muito menor de folhas, é mais um motivo pelo qual ele pode mesmo te ajudar a emagrecer.

Além disso, o chá de hibisco também possui outros nutrientes que podem auxiliar na perda de peso saudável e, ainda, melhorar a saúde de uma forma geral. Alguns deles são os flavonoides, como a quercetina e as antocianinas, que são as responsáveis pela maioria dos benefícios da infusão. As flores da planta também são fontes de vitaminas, como A, C, B1, B2 e ácido fólico; carboidratos, minerais, como magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio e cobre; e proteínas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

E se você achava que as suas propriedades paravam por aí, a infusão também possui entre 15% e 30% de três tipos de ácidos orgânicos, que são o cítrico, o tartárico e málico, que têm a função primordial de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde da pele.

Em suas folhas também há a presença, mesmo que pequena, de gorduras e fibras, sendo que estas últimas também são grandes aliadas do emagrecimento saudável, além de melhorarem o trânsito intestinal e aumentarem a sensação de saciedade no estômago.

O chá também não contém colesterol e não é fonte de cafeína, outro benefício que pode ser útil para pessoas que sofrem de insônia e outros distúrbios do sono.

Benefícios

Agora chegou o momento de você conhecer quais são os principais benefícios do chá de hibisco para a saúde e como ele pode te ajudar a mandar embora aqueles incômodos quilinhos extras da balança. Confira:




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

1 – Ajuda a emagrecer

Esse é o principal motivo pelo qual o chá de hibisco ganhou os holofotes do mundo inteiro, especialmente do ramo fitness e das famosas, é o seu poder de auxiliar na perda de peso.

Isso acontece porque a bebida possui em sua composição propriedades que atuam na ação do metabolismo do organismo, como as antocianinas, alguns dos flavonoides que citamos anteriormente, que possuem efeito termogênico, vasodilatador, cardioprotetor e, também, ajudam a evitar o acúmulo de gorduras.

Para promover esse último benefício, chá atua reduzindo a adipogênese. Para quem não sabe, trata-se de um processo de produção de células de gordura, chamadas de adipócitos, que quando em excesso pode levar ao acúmulo de gordura no corpo.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Por isso, ele pode impedir que as gorduras fiquem acumuladas principalmente na região do abdômen e quadris. Além disso, o hibisco também pode ser um aliado na perda de peso porque possui um inibidor que bloqueia a produção de amilase, que nada mais é que uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Veja também: Como reduzir gordura abdominal?

Sendo assim, ao tomar o chá desta planta após as refeições, você pode evitar que os carboidratos consumidos através dos alimentos sejam absorvidos pelo corpo, o que também pode ajudar de forma gradativa no emagrecimento.

Para finalizar, como falei anteriormente, os flavonoides presentes no chá de hibisco também possuem efeito vasodilatador e cardioprotetor, que podem aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL), o que também pode ajudar na perda de peso, além de reduzir também os triglicérides e a pressão arterial.

Outro benefício da bebida que pode ajudar na melhora da silhueta é a sua ação diurética, que pode reduzir o inchaço no corpo, especialmente na barriga. Segundo uma pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, o efeito do chá de hibisco neste sentido se deve ao fato de as suas propriedades agirem na aldosterona, um hormônio obtido através das glândulas suprarrenais e que são responsáveis por regular o balanço eletrolítico do organismo, promovendo o seu efeito diurético.

2 – Reduz o colesterol

Sedentarismo, má alimentação, fatores hereditários e estresse são alguns dos fatores ligados ao aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do bom colesterol (HDL), o que pode levar a uma série de doenças, principalmente no coração. Por isso, praticar atividades físicas regularmente e seguir uma dieta rica em nutrientes é o primeiro passo para manter as taxas de colesterol em níveis adequados e, portanto, ficar sempre saudável.

No entanto, algumas plantas têm sido apontadas como grandes aliadas no controle do colesterol, como é o caso do hibisco, que comprovadamente é responsável por reduzir a concentração das lipoproteínas de baixa densidade na circulação. Não entendeu nada? É simples!

Alguns estudos mostraram que os antioxidantes e bioflavonóides presentes nas flores de H. sabdariffa (as mesmas do hibisco) ajudam a melhorar as taxas de LDL, ao mesmo tempo em que restabelecem as taxas de HDL, o bom colesterol.

Em um deles, pesquisadores taiwaneses descobriram em um teste clínico realizado em 2007, pelo Nutrition Research, que os voluntários que consumiram cápsulas com extrato de hibisco apresentaram uma redução de 8,3% a 14,4% no colesterol em apenas um mês de uso do composto.

Outro estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes também comprovou que o consumo do chá de hibisco contribui para a redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%.

Veja também: Tipos de colesterol: saiba o que é cada um

3 – Previne o diabetes e a síndrome metabólica

Aliado aos níveis altos de LDL (colesterol ruim) e à hipertensão, o excesso de açúcar no sangue também é um dos fatores que contribui para a síndrome metabólica. Para quem nunca ouviu falar dessa condição, trata-se de um termo que se refere a uma série de fatores de risco metabólica que se manifesta em uma pessoa e que pode aumentar as chances desta desenvolver doenças cardíacas ou diabetes.

Veja também:

Por isso, para evitar a síndrome metabólica e as doenças derivadas dela, é preciso ficar atenta às taxas de colesterol e, também, tentar diminuir os depósitos de gordura abdominal. Outra maneira de prevenir esse quadro e evitar o diabetes é controlar os níveis de glicose, o que pode ser feito com a toma regular do chá de hibisco.

Em um estudo realizado com 222 participantes, no México, pesquisadores comprovaram que essa bebida pode ajudar no controle da glicemia e melhora da resistência à insulina, dois fatores primordiais para a prevenção do diabetes.

4 – Diminui a pressão arterial

Um estudo publicado pelo Journal Of Nutrition mostrou que o chá de hibisco também pode auxiliar na redução da pressão arterial. Esse efeito se deve ao seu poder diurético, que estimula a função renal, promovendo a eliminação do excesso de líquidos do corpo (responsáveis por aqueles terríveis inchaços na barriga) e, também, reduzindo o volume de sangue e a pressão arterial.

A pesquisa contou com 65 pacientes, que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos, graças aos flavonoides presentes na bebida. Estes nutrientes têm o papel fundamental de diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Um estudo publicado no Journal of Human Hypertension também comprovou que a ingestão regular de chá de hibisco pode ajudar a reduzir a pressão sistólica em até 7.2 pontos. Na prática, isso quer dizer que a planta é tão eficaz quanto o medicamento no tratamento da hipertensão.  De acordo com os pesquisadores, esse efeito pode ser relacionado novamente à presença das antocianinas no chá.

5 – Reduz os inchaços no corpo

Como já mencionado nos parágrafos anteriores, o chá de hibisco também tem o seu uso associado a um efeito diurético no organismo. Cientistas acreditam que essa ação nas nossas funções renais se deve ao fato de as propriedades contidas na bebida atuarem junto à aldosterona, um hormônio que controla a retenção de sódio e a eliminação de potássio pelos rins, contribuindo para o equilíbrio hídrico do organismo.

Portanto, se você está pensando tomar o chá de hibisco para emagrecer, você conseguirá promover não só a queima de gordura, como também eliminar o excesso de líquidos, baixando o ponteiro da balança e reduzindo o inchaço abdominal.

Veja também: Inchaço ou gordura? Aprenda a diferenciá-los no seu corpo

6 – Melhora o trânsito intestinal

Além de todos os benefícios que você conheceu anteriormente que podem contribuir para o emagrecimento, o chá de hibisco também possui compostos ativos que atuam como laxantes no organismo, melhorando a digestão e favorecendo o fluxo intestinal, o que também pode ser útil para quem quer eliminar a barriga de uma vez por todas.

Para isso, é preciso tomar uma xícara do chá logo ao acordar, ainda em jejum. Se fizer isso, os fitonutrientes presentes na bebida irão “despertar” as funções renais e hepáticas, ao mesmo tempo em que o volume de água do chá auxilia no estímulo aos movimentos intestinais, promovendo a melhor eliminação das fezes. Sendo assim, se você é daquelas que sofrem com a terrível prisão de ventre, também pode aproveitar esse efeito do chá de hibisco para tornar mais fáceis as idas ao banheiro!

7 – Previne o câncer

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes e outros fitonutrientes presentes em sua composição, o hibisco também pode ajudar a prevenir ou retardar o crescimento de células cancerígenas através da diminuição da quantidade de radicais livres na circulação.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Departamento e Instituto de Bioquímica da Chung Shan Medical and Dental College, localizado em Taiwan, mostrou que o ácido protocatequínico presente no chá de hibisco pode atuar no nosso organismo como um antioxidante e antitumoral, levando à chamada apoptose (morte celular programada) das células tumorais.

8 – Tem ação antioxidante

Além de reduzir aquelas medidas indesejadas no corpo, o chá de hibisco também pode ajudar a melhorar a saúde como um todo, prevenindo uma série de doenças, devido à presença dos antioxidantes em sua composição. Esses ativos são responsáveis por diminuir os danos celulares causados pelo estresse oxidativo dos radicais livres.

Para quem não sabe, esses últimos estão diretamente ligados a vários fatores negativos à nossa saúde, como envelhecimento precoce, enfraquecimento do sistema imunológico, Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson, entre outras doenças que envolvem a perda progressiva dos neurônios.

Por isso, pode-se dizer que tomar essa bebida regularmente no dia a dia pode servir para eliminar os radicais livres do corpo, combatendo inflamações e prevenindo doenças neurodegenerativas.

9 – Protege o fígado

Como você leu anteriormente nesse post, o chá de hibisco pode melhorar também as nossas funções hepáticas. Por isso, vários estudos já têm demonstrado que os efeitos da bebida sobre o fígado têm resultados promissores, apesar de ainda preliminares.

De acordo com um estudo publicado no Food and Chemical Toxicology, as folhas de hibisco possuem antioxidantes que podem reduzir os danos oxidativos causados ao órgão devido à presença dos radicais livres. Com isso, há uma redução da inflamação hepática, além da prevenção e tratamento de vários problemas no fígado.

10 – O chá de hibisco também pode:

  • Combater o estresse através da melhora do sistema nervoso;
  • Reduzir cólicas menstruais;
  • Melhorar a digestão;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Combater infecções fúngicas e bacterianas;
  • Melhorar a capacidade cognitiva (aumentar a concentração e memória);
  • Reduzir a vontade de comer doces, já que melhora a nossa sensibilidade à insulina e diminui a variação glicêmica. Com isso, há uma redução na compulsão por carboidratos refinados.

Como fazer o chá de hibisco? Veja passo a passo

Agora que você já sabe como o chá de hibisco pode te ajudar a emagrecer e, de quebra, ainda melhorar a saúde do seu corpo como um todo, prevenindo e tratando doenças, aposto que você está curiosa para saber como preparar a bebida para aproveitar agora mesmo todos os seus benefícios, certo? Pois bem! A boa notícia é que não existe nenhum segredo na hora de fazer o chá com o hibisco. Confira:

Passo 1: Coloque em uma panela 500ml de água e deixe ao fogo somente até que se inicie a fervura;

Passo 2: Em seguida, assim que a água começar a ferver, adicione 1 colher de folhas secas de hibisco e abafe a panela por cerca de 5 a 10 minutos;

Passo 3: Passado esse tempo, desligue o fogo, despeje a bebida em um copo e tampe-o por cerca de 3 minutos.

Passo 4: Pronto! Coe e beba em seguida, morno, frio ou gelado.

Observação: Se quiser potencializar o efeito termogênico do chá de hibisco, pode acrescentar algumas raspas de gengibre à bebida já preparada.

Como tomar?

O chá de hibisco deve ser consumido em uma quantidade de 1 à 2 xícaras de 200ml por dia. Elas podem ser tomadas logo ao acordar, em jejum, ou após as refeições. E se o seu objetivo for a perda de peso e desintoxicação do organismo, a dica é não adicionar açúcar ou adoçante à bebida.

Além disso, especialistas aconselham a toma do chá de hibisco intercalando uma semana sem o chá a cada 15 dias de consumo diário para evitar possíveis efeitos colaterais.

Dieta com chá de hibisco

O principal motivo pelo qual o chá de hibisco é procurado é o seu poder de atuar no emagrecimento. Por isso, algumas pessoas preferem iniciar uma dieta com a bebida, aliando-a a outros hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividades físicas, para obter resultados mais rápidos e satisfatórios.

Desta forma, nós separamos abaixo algumas dicas para fazer a sua dieta com chá de hibisco, tomando 2 xícaras de 200ml por dia, e conseguir secar a barriga com tudo. Veja quais são elas:

  • Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia;
  • Evite passar mais de 4 horas sem comer;
  • Evite frituras e alimentos industrializados ou muito gordurosos;
  • Aposte em saladas para enganar o estômago e comer menos durante as refeições. Neste caso, a dica é incluir no cardápio legumes e verduras que você goste, mas que não sejam muito calóricos;
  • Evite a ingestão de sal ou alimentos ricos em sódio, pois estes são os principais responsáveis pela retenção líquida;
  • Prefira sempre os alimentos integrais, que são excelentes fontes de fibras e nutrientes;
  • Prepare os alimentos de formas menos calóricas possíveis, optando por comê-los assados, cozidos ou a vapor. Evite consumi-los fritos, gratinados, à milanesa ou à parmegiana;
  • Durma bem! Ter boas noites de sono pode induzir o nosso organismo a produzir a leptina, que nada mais é que o hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade e, portanto, nos fazer comer menos durante o dia.

Efeitos colaterais

Apesar de benéfico ao corpo, o chá de hibisco possui alguns efeitos colaterais conhecidos e relatados por pessoas que tomaram a bebida. Um deles está relacionado à sua ação diurética no organismo, que pode afetar a nossa saúde se o chá é tomado fora da dosagem recomendada (acima de 2 xícaras de 200ml ao dia). Com mais idas ao banheiro para urinar, há o risco de eliminar muitos eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por potássio, magnésio, cálcio e sódio. Para quem não sabe, a falta desses nutrientes pode levar à desidratação.

Além disso, há também a possibilidade de ocorrer alguns outros efeitos indesejados no corpo, que ainda não são comprovados, mas já estão em fase de estudos e, portanto, merecem uma atenção especial para evitar quaisquer tipos de problemas:

  • Reduz a fertilidade:Segundo um estudo realizado na Índia, o hibisco pode alterar a atividade reprodutiva feminina, dificultando a concepção de bebês;
  • Diminui os níveis de estrogênio: A indicação é para que mulheres que estejam passando por terapia de reposição hormonal ou que façam uso de pílula anticoncepcional tomem cuidado ao tomar o chá de hibisco diariamente, pois a bebida pode reduzir os níveis de estrogênio no organismo;
  • Provoca alucinações: Há relatos de mulheres que sofreram intoxicação e tiveram sensação de alucinação após o consumo do chá de hibisco;
  • Causa mal-estar: Também há registros de pessoas que sentiram fraqueza, escurecimento da visão e tonturas após o consumo do chá de hibisco, provavelmente por conta da eliminação excessiva de eletrólitos;
  • Pode causar hipotensão arterial: O chá de hibisco, se tomado de maneira excessiva, pode baixar a pressão arterial excessivamente também;
  • Cuidado com interações medicamentosas: Assim como outros tipos de chás, o chá de hibisco também pode afetar o efeito de alguns medicamentos no corpo. Dentre eles, podemos citar acetaminofeno. Por isso, é necessário aguardar, pelo menos, duas horas após a ingestão do remédio antes de tomar o chá. É possível que a bebida também interfira na ação de medicamentos contra o câncer.

Contraindicações

Como o chá de hibisco é capaz de baixar a pressão arterial, pessoas com a pressão naturalmente baixa devem evitar tomar essa bebida. Além disso, a infusão também é contraindicada para gestantes, pois alguns estudos ainda em andamento indicam que as flores de H. sabdariffa podem estimular a menstruação, resultando em abortos espontâneos.

Há especialistas que também acreditam que o chá dessa planta não deve ser consumido por mulheres em fase de amamentação, já que estudos preliminares indicaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja, capaz de interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.

Onde comprar e preço

Por ter se tornado tão comum e famoso nos últimos tempos, devido à maior procura de pessoas em busca de emagrecer usando o chá de hibisco, inclusive celebridades, o extrato seco da flor de hibisco (matéria-prima utilizada no preparo da bebida) pode ser encontrado em várias lojas de produtos naturais e supermercados por todo o país.

No entanto, por conta dessa mesma fama, é preciso tomar cuidado com o processamento da planta e ficar atenta à ação de comerciantes mal intencionados. Neste caso, a dica é sempre optar pela versão natural e evitar o chá pronto ou em pó, que já vem adoçado e pode comprometer o seu objetivo de eliminar aquela barriguinha que está incomodando ou melhorar a sua saúde de uma maneira geral.

O preço médio de uma embalagem com 100 gramas de suas folhas secas é de R$ 7.

E aí? Gostou de conhecer melhor o chá de hibisco e os seus benefícios? Você usa ou já usou essa bebida para emagrecer alguma vez? Funcionou? Compartilhe!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */