Chás Doenças Plantas Medicinais Saúde

Chá de hipericão: como e por que tomar? Saiba tudo aqui!

Para contextualizar adequadamente a relevância do chá de hipericão, precisamos partir de uma compreensão um pouco mais aprofundada acerca dos fármacos. De fato, os remédios farmacêuticos mais comuns para tratar problemas de ansiedade são os benzodiazepínicos, cujo uso prolongado pode levar a um agravamento das condições físicas e mentais dos pacientes.

Os medicamentos benzodiazepínicos têm propriedades sedativas e hipnóticas. Um estudo de 2009 descobriu que sua ingestão regular está significativamente associada a um maior risco de demência. É por isso que tratamentos naturais para certos casos de saúde mental podem – e devem – ser usados. Tal é o caso do chá de hipericão.

Os benefícios antidepressivos do chá de hipericão

A hipericina é um dos princípios ativos com maior valor encontrado no hipericão. E, precisamente graças a esse composto, o chá de hipericão se torna uma das alternativas naturais mais interessantes para o tratamento da depressão.

A hipericina é capaz de inibir a produção de monoamina oxidase (MAO), uma enzima corporal que está intimamente associada à depressão que, por sua vez, metaboliza monoaminas (por exemplo, a dopamina e a serotonina).

Diversas investigações científicas concluíram que, quando um indivíduo sofre de depressão, os níveis dessa enzima diminuem.

Nesse sentido, a hipericina atua bloqueando a ação da enzima e inibindo a recaptação de serotonina (fazendo com que permaneça mais tempo no cérebro), por isso seu uso em drogas antidepressivas e em remédios caseiros é tão interessante.

A hipericina é interessante, portanto, a partir de uma perspectiva médica e terapêutica, pois, além de auxiliar diretamente no tratamento da depressão, reduzindo a produção de monoamina oxidase e elevando a sensação de bem-estar mental, não contém efeitos colaterais comparáveis aos antidepressivos químicos.

Além do chá de hipericão, você pode acessar os benefícios dessa maravilhosa planta medicinal por meio de extratos em gotas ou comprimidos.

O chá de hipericão é diurético e anti-inflamatório

O chá de hipericão, conforme mencionado, conquistou o reconhecimento de um grande número de médicos, pacientes e especialistas em saúde de todo o mundo.

Essa planta é conhecida também como erva-de-são-joão, devido ao fato de que sua floração ocorre por volta do dia 24 de junho, dia que se comemora o aniversário de São João Batista.

As utilidades do chá de hipericão não se resumem ao seu tradicional uso para o tratamento da ansiedade e da depressão. De fato, o chá de hipericão possui muitas propriedades curativas:

  • regula o metabolismo;
  • possui efeito diurético;
  • anti-inflamatório;
  • adstringente;
  • purificante;
  • estimula as contrações do coração;
  • contribui para a restauração do tecido nervoso etc.

Embora essa lista seja grande, nos dias atuais os pesquisadores ainda estão descobrindo novas e únicas propriedades do chá de hipericão.

Chá de hipericão para aliviar dores

Além de tudo isso, os benefícios do chá de hipericão se estendem a outros campos. Na prática, o chá de hipericão é um forte aliado para quem deseja parar de fumar ou sofre de:

  • fibromialgia;
  • fadiga crônica;
  • enxaqueca (e outros tipos de dores de cabeça);
  • síndrome do intestino irritável;
  • dores musculares;
  • dores neuropáticas.

Sob a forma de óleo, o hipericão pode ser usado em lesões e contusões, inflamações e todos os tipos de dores musculares. Para tanto, ele deve ser aplicado na pele, diretamente sobre a área afetada.

Dessa forma, você também pode tratar queimaduras de primeiro grau, picadas de insetos e hemorroidas. Em qualquer caso, a aplicação do hipericão na pele tem os seus perigos e, portanto, deve ser feito da maneira mais cuidadosa, uma vez que pode causar (ou agravar) os sintomas de fotofobia (intolerância ou sensibilidade à luz.

A luz pode desativar algumas das propriedades do hipericão, e é por isso que, muitas vezes, podemos encontrá-lo acondicionado em recipientes com cores opacas.

Chá de hipericão para o equilíbrio hormonal

Os princípios ativos presentes no chá de hipericão apresenta fortes efeitos sobre a regulação dos hormônios do corpo. Já está cientificamente demonstrado, por exemplo, que os efeitos do hipotireoidismo – um dos distúrbios mais comuns da tireoide – podem ser sensivelmente melhorados.

Isso significa que a ingestão do chá de hipericão pode auxiliar a glândula tireoide a recuperar sua capacidade de produzir níveis normais de hormônios.

Chá de hipericão como agente antiviral

Estudos recentes concluíram que o chá de hipericão é composto por certas propriedades antivirais. Os benefícios recém-encontrados dessa fantástica erva medicinal demonstraram ser úteis na prevenção e tratamento da AIDS, da hepatite (A e B) e várias outras infecções virais graves.

O problema aqui, porém, é a dose: de acordo com as investigações citadas, são necessárias altas dosagens para que as propriedades antivirais funcionem efetivamente, o que pode trazer sérios efeitos colaterais. Sendo assim, mais pesquisas estão sendo realizadas nesse momento para encontrar uma solução adequada para esse problema.

Como preparar o chá de hipericão?

Uma opção simples e fácil de desfrutar dos principais benefícios dessa planta é preparar um delicioso chá de hipericão. Se você não sabe ao certo como fazer e receia se perder nas medições, lembre-se que a receita que indicamos a seguir é para o equivalente a um copo de água (250 ml).

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores e folhas secas de hipericão;
  • 1 xícara de água.

Quanto à preparação:

  • ferva o equivalente a um copo de água em uma panela (250 ml);
  • quando entrar em ebulição, adicione o hipericão e deixe ferver por, pelo menos, 2 minutos;
  • quando esse tempo passar, desligue o fogo, cubra e deixe descansar por, pelo menos, 3 minutos;
  • coe e sirva.

Você pode consumir de 2 a 3 xícaras de chá de hipericão por dia, até que os sintomas da depressão (se for esse o caso) diminuam. Lembre-se de que você pode adoçar o seu chá de hipericão da forma que quiser, seja com mel, açúcar ou edulcorantes.

Quais não é adequado tomar o chá de hipericão e quais são as suas principais contraindicações?

O consumo do chá de hipericão deve ser evitado para pessoas que estão fazendo uso contínuo de remédios controlados ou medicamentos para a depressão (antidepressivos), pois, essa planta é capaz de estimular a metabolização da maioria dos fármacos desse tipo.

Desse modo, ao beber o chá de hipericão, essas drogas tenderão a perder sua eficácia e terem seus efeitos desativados.

Portanto, embora seja uma alternativa natural com benefícios muito interessantes, especialmente para tratar a depressão e a ansiedade, o chá de hipericão não é recomendado quando um tratamento médico baseado em antidepressivos estiver sendo seguido.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */