Chás Emagrecimento Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Para que serve o Chá de Hortelã? Saiba tudo aqui!

Produtos naturais, como chás, são sempre bem vindos para a saúde, a começar porque quase sempre não têm contraindicação. O caso da hortelã, porém, ocupa lugar à parte, devido às especiais peculiaridades que o chá de hortelã oferece, à saúde do corpo ou à pele, e às vitaminas que possui.

Sem falar que o chá de hortelã é comprovadamente um excelente emagrecedor, com estudos de laboratórios em vários países. A planta possui substratos e substâncias que estimulam e favorecem o sistema digestivo, além de ser diurético. Ou seja, reduz o inchaço provocado por certa alimentação.

Planta muito conhecida e utilizada por povos antigos, o consumo do chá de hortelã vem sendo praticado há muito em diversos países, inclusive no Brasil. Há muitas receitas e maneiras de consumir esta plantinha extraordinária, com inúmeros benefícios, o que nos obriga a conhecê-la bem e melhor.

Bom para a digestão, ajuda a emagrecer

Trata-se de um dos chás mais consumidos no Brasil. Começa por seus benefícios no tratamento de gripe e resfriados, chegando ao alívio do estresse, porque é relaxante.

Também é conhecida por favorecer ao emagrecimento de quem está à procura de perder alguns quilos, sem esquecer que reduzir o peso não significa estética e beleza, mas, especialmente, saúde. O acúmulo de gorduras no organismo favorece o aparecimento de determinadas doenças contínuas, como diabetes ou colesterol.

O emagrecimento com o chá de hortelã já possui vários estudos. Ao estimular o bom funcionamento do sistema digestivo, a hortelã, de onde é extraída a menta, permite que todo o organismo trabalhe corretamente. Também é sabido que seu aroma age para acalmar e melhorar a coordenação motora em geral.

Como trata-se de bebida diurética, o chá de hortelã previne e ajuda a eliminar toxinas do organismo, com o que há a redução do inchaço abdominal, combatendo a obesidade.

Muitos benefícios do chá de hortelã

Além disso, pesquisas realizadas em laboratório mostraram que o óleo de menta, oriundo da hortelã, ao ser inalado, faz com que o organismo absorva cerca de 360 calorias a menos que o normal. Ou seja, provoca a eliminação de gorduras, o que se torna altamente favorável ao longo do tempo.

Alguns dos benefícios diretos do chá de hortelã:

  • Estimula o bom funcionamento do sistema digestivo
  • Combate as dores musculares
  • Trata-se de bebida boa contra dores de garganta
  • Combate ao mau hálito
  • Bom contra cólicas menstruais
  • Excelente no trato de tosses e resfriado
  • Auxilia a controlar diarreias
  • Ao combater dores estomacais, age contra bactérias e vírus
  • Auxiliar importante para o emagrecimento

Bom em saladas, rica em vitaminas

As folhas de hortelã, com seu aroma característico, são fontes importantes de vitaminas A, B e C, além de apresentar teores preponderantes em cálcio e ferro, ou seja, bom para ossos e o sangue. Ao beber o chá de hortelã, você também vai conservar o colágeno de cabelos e pele e adquirir excelente antioxidante natural.

Tem gente que usa folhas de hortelã para aromatizar ambientes e, outras, colocam folhas de hortelã embaixo do travesseiro, para aproveitar seu efeito tranquilizante e relaxante durante o sono. Funciona maravilhosamente bem.

Mas, isso ainda não é tudo. A hortelã cai muito bem em saladas, de forma especial com legumes e verduras. Também pode ser utilizada em vitaminas ou suco de frutas, acrescentando qualidade nutricional a estas bebidas.

Isso é importante, porque em saladas ou sucos a hortelã pode ser consumida por todas as idades, com exceção de bebês, que podem ter as mucosas afetadas. Muita gente também utiliza a hortelã como auxiliar no preparo de doces.

Combate náuseas em viagens

O chá de hortelã, dessa forma, empresta as qualidades desta plantinha maravilhosa para o emprego de diversas outras maneiras. Por exemplo, a hortelã pode ser empregada no tratamento de queimaduras, com aplicações sobre a pele, auxiliando na recuperação dos tecidos.

Na aromaterapia, a hortelã é utilizada para o relaxamento físico e mental. E, exatamente para o relaxamento e combate ao estresse, o chá de hortelã pode ser acompanhado de um confortável banho de banheira, com imersão por algum tempo em água morna com as folhas da planta na água e seu aroma espetacular.

Com seus benefícios ao estômago, o chá de hortelã traz também outras vantagens ao organismo. É bom para combater o desconforto de náuseas e dores de cabeça, que prejudicam muitas pessoas, de forma especial em viagens e até mesmo durante a gravidez.

Ótimo para a recuperação de energias

Portadores de doenças crônicas, como renites e alergias no sistema respiratórios, têm no chá de hortelã uma companheira de grande valor. Neste caso, não se trata de tomar a bebida, mas aspirá-la profundamente, o que também é bom para o tratamento da asma. O alívio costuma ser imediato nas vias respiratórias.

No período da amamentação, muitas mulheres costumam ter dores nos mamilos e desconforto nesta região. O consumo do chá de hortelã também é indicado para aliviar estas tensões e melhorar o estado geral da mamãe.

Pesquisas têm demonstrado que ao cheirar folhas de hortelã, o indivíduo desperta seu funcionamento cerebral, propiciando a renovação de energias. Isso auxilia na redução do cansaço e desânimo. Ou seja, o chá de hortelã também atua contra a fadiga, recuperando forças.

Auxiliar no combate ao Alzmeimer

Estes mesmos estudos levaram na direção do combate ao Alzheimer, doença que ataca mais em pessoas idosas, a partir dos 60 anos, embora possa manifestar-se a partir dos 30 anos.

Essas pesquisas concluíram que o chã de hortelã pode acelerar o funcionamento cognitivo do ser humano, melhorando sensivelmente a concentração mental e a agilidade do pensamento. Isso melhora a memorização, quando o chá passa a ser ingerido de forma regular.

É devido a estas qualidades que a hortelã combate o Alzheimer, especialmente se o consumo passar a ser acompanhado de exercícios mentais. O Alzheimer é uma doença que ataca a capacidade de memorização da pessoa.

E proteção ao sistema imunológico

Existem ainda inúmeras outras vantagens no consumo dessa maravilhosa plantinha. Outra que vem sendo aprofundada nas pesquisas é o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo.

Como contém muitas vitaminas e sais minerais, o chá de hortelã ajuda na proteção ao corpo de quem o consome regularmente, impedindo a chegada de infecções, inflamações e outras agressões externas ao organismo.

Com suas vitaminas dos complexos A, B e C, a hortelã age em defesa do corpo. E com minerais como o ferro, fósforo e o cálcio, atua melhorando a disposição do organismo ao tornar-se importante complemento nutricional.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */