Chás Saúde

Propriedades e benefícios do chá de jamelão

Conheça os benefícios e as propriedades do chá de jamelão, anti-inflamatório e com grande potencial para destruir células cancerígenas.

Jamelão, o fruto dos deuses

O jamelão, planta medicinal bastante popular no Brasil, conhecida também por azeitona preta, jambeiro, jambolão, jalão, jambuí, azeitona da terra, ameixa roxa, jambolum, baga-de-freira, é originária da Índia, Indonésia e Paquistão. Atualmente seu nome científico é Syzygium cumini, mas era conhecida por Eugenia jabolana, principalmente na Índia, onde os hindus consideravam os jamelão como “fruto dos deuses”.

As árvores frondosas do jamelão, com suas flores brancas e seus frutos que lembram pequenas azeitonas pretas, podem alcançar até quinze metros de altura. Encontrada em locais de clima quente e úmido, principalmente em regiões litorânea e comum no Nordeste brasileiro, não são apropriadas para serem plantadas em praças e passeios públicos em virtude da coloração de seus frutos, arroxeados quando maduros, provocar manhas em veículos, tecidos, mãos e calçados, por ter alta concentração de antocianinas.

O chá de jamelão possui alta concentração de antocianinas, responsáveis pela prevenção de problemas cardiovasculares, do envelhecimento precoce, do câncer, de doenças neurodegenerativas, anti-inflamatórias, estimular a produção de colágeno e ampliar o metabolismo no sangue.

Da mesma família das pitangas, jabuticabas e gabirobas, o sabor do fruto é bastante agradável e pode ser encontrado em forma de geleia, doces, compotas. Seus benefícios à saúde são imensos por ser rico em diversos nutrientes como:

  • Antocianinas;
  • Cobre;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Fibras;
  • Manganês;
  • Magnésio;
  • Proteínas;
  • Potássio;
  • Sódio;
  • Tiamina;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B6.

Benefícios do chá de jamelão

Que as propriedades medicinais do chá de jamelão são indiscutíveis não resta a menor dúvida. Nada do jamelão é desperdiçado e todas as suas partes como os frutos, folhas, flores, cascas e sementes, possuem propriedades medicinais. As cascas, por exemplo, possuem ação antibacteriana, sedativa e hipoglicêmica, que reduzem a quantidade de açúcar no sangue, sacia a sede e controla a vontade excessiva de urinar. Contem, também, derivados de ácido gálico e elágico, taninos, que possuem efeito adstringente e flavonoides.



O chá de jamelão também é bastante consumido para tratar de diarreia aguda, bronquite, asma, inflamação das amídalas, para a faringite, doenças da boca como as aftas. O chá pode ser aplicado em forma de compressas sobre a pele para tratar úlceras, abcessos e furúnculos. Conheça a partir de agora os inúmeros e poderosos benefícios que ele traz para a saúde.

1. Benefícios do chá de jamelão contra o envelhecimento precoce

A coloração arroxeada dos frutos do jamelão possuem alta concentração de antocianinas, substâncias com poderosa ação antioxidante, capaz de prevenir e combater as rugas, bem como o envelhecimento precoce, uma vez que bloqueia a ação dos radicais livres sobre as células.

2. Benefícios do chá de jamelão para prevenir e controlar o diabetes

O chá de jamelão possui compostos altamente eficazes na prevenção e no controle do diabetes, entre eles podemos destacar a jamboline, que impede a conversão do amido em açúcar, os glicosídeos e os alcaloides, substâncias que auxiliam a converter o açúcar em energia. Dessa maneira, o chá tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, auxiliando no tratamento do diabetes.

Vale destacar que o suco da fruta também tem essa capacidade, porém o preparo do chá de jamelão com as sementes, essa propriedade fica mais acentuada. Já na medicina ayurvédica, quando o jambolão é consumido juntamente com o quiabo, obtém-se um efeito sinérgico, que é quando a ação cooperativa das propriedades medicinais de ambos torna-se mais forte do que cada uma separadamente. Assim, podemos dizer que a união de ambos potencializa a redução de açúcar no sangue, tratando o diabetes de forma natural.

3. Benefícios do chá de jamelão para a saúde cardiovascular

O jamelão possui alta concentração de potássio: em 100 gramas podemos encontrar 395 mg, mineral importante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. O potássio presente no chá de jamelão possui propriedades vasodilatadoras que reduzem a pressão arterial contribuindo para a prevenção do infarto e de AVC.

4. Benefícios do chá de jamelão para o sistema imunológico

No chá de jamelão podemos encontrar níveis elevados de vitamina C, aproximadamente 27 mg da vitamina em 100 gramas dele. A vitamina C fortalece o sistema imunológico, aumentando a absorção de ferro, importante mineral que preveni doenças como a anemia. Ele também aumenta a disposição física e mental.

5. Benefícios do chá de jamelão contra a leucemia

O uso popular do jamelão levaram cientistas a pesquisarem mais sobre ele. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, demonstrou que o pigmento arroxeado do fruto, devido ao seu alto teor de antocianinas, levou a apoptose, que é a morte celular programada, 90% das células leucêmicas, e paralelamente, foram testadas as aplicações do pigmento em células sadias, sendo que a morte dessas não ultrapassou os 20%.

Estudos provaram, também, que por possuir alto teor de antioxidantes, o consumo de jamelão auxilia na prevenção de doenças crônicas e não transmissíveis. Os compostos antioxidantes protegem o organismo dos carcinogênicos que podem causar a mutação de células e futuramente se tornar um câncer.

Jamelão e suas várias propriedades medicinais

Como já foi dito, nada se desperdiça da árvore jambolão. Confira mais algumas de suas propriedades medicinais e usufrua de tudo o que ele oferece.

Propriedades medicinais das folhas do jamelão

O uso do chá de jamelão feito com as folhas controla o diabetes, tem ação hipotensiva, adstringente, diurética, anti-inflamatória, auxilia em problemas de estômago, obstipação, leucorréia, diminui prurido e em compressas trata doenças de pele.

Propriedades medicinais da casca do jamelão

Podemos encontrar várias propriedades no chá de jamelão preparado com a sua casca como antidiarreico, antisséptico, antipirético, para o tratamento do diabetes, hemorragias, ulcerações bucais, úlcera venérea, purificação do sangue, estomatite, indigestão, obstipação, adstringente, queimaduras, cardiotônico e estimulante do sistema nervoso central.

Propriedades medicinais da semente de jamelão

Já no chá preparado com as sementes do jambolão são encontradas propriedades antoconvulsionante, anti-hemorrágica, atividade eupéptica, bactericida, adstringente, antiescorbútico, redução de acidez, retenção urinária e hipertensão.

Propriedades medicinais do fruto do jamelão

O fruto possui propriedades diurética e estomática, auxilia no tratamento de úlceras estomacais, gastrintestinal, na hipoglicemia e na irritação da garganta. Já as flores possuem propriedades antibióticas e o chá de suas raízes aumenta a lactação em lactentes.

Receita de chá de jamelão

A receita mais popularmente utilizada para fazer o chá de jamelão é esmagando 2 colheres de chá de sementes secas para cada xícara de chá de água fervente. Deixar em infusão por 10 minutos, e tomar 3 xícaras ao dia.

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */