Chás Nutrição

Chá de kava e suas maiores propriedades e benefícios

Certamente você já deve ter ouvido falar no chá de kava, não é? Mas você realmente sabe quais são as propriedades e os benefícios desta poderosa infusão? Se não sabe, então te convidamos a conhecer todas as vantagens de incluir esta bebida medicinal na sua dieta diária.

Convenhamos: nada melhor do que usufruir daquilo que a própria natureza dispõe para cuidar da nossa saúde, não é mesmo? Desse modo, conseguimos evitar que produtos industrializados façam parte dos nossos cuidados diários com a saúde.

Sendo assim, tire todas as suas dúvidas acerca do chá de kava em nosso artigo e entenda por que ele é tão importante – e queridinho.

Propriedades do chá de kava

As principais propriedades medicinais encontradas no chá de kava são as sedativas e relaxantes. É por isso que esta infusão tem sido tão utilizada por pessoas ansiosas, por exemplo.

Benefícios do chá de kava

Os benefícios do chá de kava estão todos associados com questões de relaxamento do corpo. São eles:

Diminui o estresse

Sabe aqueles dias corridos ao longo da semana quando parece que nada dá certo? É claro que, com isso, como consequência, temos aqueles constantes aumentos de estresse.

Pois temos uma ótima notícia para você. A infusão de kava, com os seus poderosos componentes tranquilizantes, proporciona uma diminuição expressiva nos picos de estresse.



Como consequência, você tem um dia-a-dia mais tranquilo, livre de ansiedade e nervosismo.

Melhora o sono

E quando falamos em diminuição do estresse, estamos falando de noites mais bem dormidas. Quem não quer desfrutar de noites incríveis de sono, não é mesmo?

Com a ajuda do chá de kava, o corpo estará mais sereno e tranquilo, melhorando a nossa noite de sono. Desse modo, acordamos mais descansados e dispostos para um novo dia.

Diminui e combate as crises de ansiedade

Só quem sofre com ansiedade sabe o quanto esta patologia psíquica pode atrapalhar qualquer tipo de atividade corriqueira. As crises chegam sem esperamos, totalmente sem aviso prévio, desencadeando prejuízos para a vida do sujeito.

Diante disso, beber o chá de kava pode ser uma ótima alternativa para quem busca um tratamento mais natural para o problema, inibindo, dessa forma, que as crises ocorram com tanta frequência.

Porém, é importante salientar que beber a infusão de kava, em hipótese alguma, irá substituir o acompanhamento terapêutico feito por um psicólogo ou psiquiatra. O chá deve ser visto como um complemento, e não como o tratamento primordial.

Relaxa os músculos

Depois de um dia de trabalho e correria, muitas vezes sentimos os nossos músculos, de certa forma, “travarem”. É como se toda a carga da nossa rotina caísse literalmente sobre os nossos ombros.

E é exatamente isso que o chá de kava também está apto a combater: essa tensão que traz tanto incômodo para o nosso corpo. Desse modo, haverá um maior relaxamento dos músculos, inibindo as tensões e as dores no corpo causadas pelo estresse e correria diários.

Porém, outro importante fator: é necessário manter uma rotina de hábitos saudáveis a fim de garantir um bem estar geral do corpo.

Ou seja, apesar de o chá proporcionar um maior relaxamento para corpo, ainda é importante – e imprescindível – que você se alimente bem, beba bastante líquido e faça exercícios físicos, pois só assim seu corpo poderá se beneficiar das propriedades do chá.

Efeitos colaterais do chá de kava

É claro que o chá de kava traz bastantes benefícios para o nosso organismo. Porém, existem efeitos colaterais que também precisam ser considerados a fim de garantir um consumo consciente e saudável.

E, caso haja qualquer dúvida acerca das dosagens diárias para o seu corpo, é melhor consultar um especialista.

Elencamos a seguir alguns efeitos colaterais que podem surgir do consumo exagerado do chá:

Hipertensão

O uso contínuo e exagerado desta infusão natural pode desencadear expressivos episódios de hipertensão, o que pode ser um risco para a saúde cerebral e do coração. Portanto, caso perceba qualquer alteração na saúde, dispense o consumo.

Redução dos níveis de proteína

O excesso dos componentes de kava pode reduzir os níveis de proteínas em nosso organismo e as mesmas são responsáveis pelo mantimento da força dos nossos músculos, por exemplo.

Ou seja, consumir em demasia pode atrapalhar o desenvolvimento saudável do nosso corpo, enfraquecendo-o.

Portanto, lembre-se: qualquer excesso sempre será prejudicial para o nosso corpo. Mesmo que seja um excesso de algo extremamente natural, como o chá de kava.

Afinal, tudo na vida – e na saúde – é questão de equilíbrio e moderação.

Problemas de fígado

Dependendo da quantidade de infusão de kava que você consumir diariamente, pode ser que você esteja prejudicando a saúde do seu fígado e nem saiba. Desse modo, sempre pergunte ao seu médico ou nutricionista qual a dosagem ideal para você.

Diminui os reflexos

Você sabia que não é nada aconselhável beber o chá de kava e dirigir? Isso porque as suas substâncias sedativas e relaxantes são capazes de inibir a sua potencialidade de reflexo.

Logo, a direção veicular pode ficar comprometida e provocar acidentes. Do mesmo modo que ocorre quando você está embriagado.

E, dessa maneira, aqui vai mais uma dica: nunca combine o consumo da kava com bebida alcoólica, pois pode ser muito prejudicial para a saúde do seu organismo.

Contraindicações do chá de kava

O chá de kava apresenta contraindicação para mulheres grávidas, lactantes e pessoas que tenham hipertensão ou problemas no fígado.

Diante de qualquer alteração em sua saúde, procure a orientação de um especialista.

Como fazer chá de kava

Para preparar o seu chá de kava é muito rápido e simples. Veja a seguir:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pó de kava;
  • 1 xícara de água filtrada;
  • Mel para adoçar (caso haja necessidade).

Modo de preparo:

  1. Ferva a água filtrada;
  2. Em seguida, acrescente a kava em pó;
  3. Abafe e deixe a infusão agir por, pelo menos, 10 minutos;
  4. Feito isso, coe e misture o mel;
  5. Beba em seguida, ainda morno.

Pronto! Você já estará usufruindo dos benefícios do chá de kava para a sua saúde.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */