Chás Nutrição Plantas Medicinais

As propriedades e os maiores benefícios do chá de lavanda

O chá de lavanda apresenta muitos benefícios para a saúde, apesar de muitos não saberem disso. Normalmente ele é usado no combate a insônia e algumas dores corporais.

Normalmente é o que acontece: muitos desconhecem o chá de lavanda porque associam a mesma com cremes e produtos aromatizados, especialmente os de limpeza. Contudo, seus benefícios vão além quando ingerido.

O chá feito com essa erva, claro, deixa aquele cheirinho gostoso no ambiente, mas suas propriedades também apresentam benefícios à saúde. Hoje conheceremos, dentre os muitos, os principais benefícios.

Propriedades e benefícios do chá de lavanda

Por incrível que pareça, o chá de lavanda pode ser um substituto natural para um monte de remédios, podendo atuar como um analgésico natural ou até mesmo assumir a forma de um antidepressivo.

Entre as propriedades da lavanda também se encontram o conjunto dos cinco A: antimicrobiano, antiinflamatorio, antiséptico, antialérgico e antiasmático.

De quebra, o chá ainda é um ótimo calmante. Outros benefícios incluem:

Combate a constipação

Os minérios que compõem o conteúdo do chá beneficiam a absorção do trato digestivo, logo, diminuem a constipação e previne indigestão, cólicas e inchaços. Suas propriedades antiespasmódicas ajudam o estômago e regulariza o movimento peristáltico. Além de tudo, o chá de lavanda é anticonvulsivo.



Combate a insônia

Caso você sofra com perturbações no sono, inquietação e a famosa insônia, saiba que uma xícara pequena deste poderoso chá pode lhe render uma noite inteira de muito sono. É comum a prática de pessoas mais idosas beberem chá à noite, antes do sono, por serem relaxantes naturais. Mas, com certeza, muitos não contavam que o chá de lavanda também tinha essa propriedade.

Combate doenças respiratórias

O chá de lavanda é um antiespasmódico natural, por isso, combate doenças respiratórias. Logo, se você tem sinusite, asma, asfixia, bronquite, catarro, pigarro, gripes, tosse e resfriado, acabou de encontrar seu aliado.

Alivia dores digestivas

Graças ao seu efeito calmante, o chá de lavanda ajuda no alívio de dores digestivas se ingerido após a refeição. Logo após alguns minutos já é possível notar o efeito. O chá também ajuda a evitar também a formação dos gases do intestino.

Acelera cicatrizações

Sim, isso mesmo! Se sua pele está machucada ou mesmo inflamada, o chá de lavanda tem por si só a função de amaciar a pele inflamada, reduzindo qualquer vermelhidão e aliviando coceiras comuns originadas de picadas de inseto, logo, acelera a cicatrização.

Auxilia na saúde da pele

Por inibir a ação dos radicais livres evitando até mesmo doenças crônicas, o chá de lavanda também combate o envelhecimento natural, reduzindo rugas e favorecendo a saúde da pele, deixando-a mais vistosa.

Combate o estresse

Eis o benefício que muitos aguardavam. O chá de lavanda possui qualidades que ajudam a manter a calma e seus componentes ativos são ideais para indivíduos que sofrem de ansiedade, pressão constante no trabalho e estresse crônico.

Alivia febres

O chá feito com a erva de lavanda é muito útil em situações onde há febre e é perfeito para contra bactérias e vírus invasores, pois ajuda o corpo a combatê-los.

Previne anemia

A infusão do chá apresenta forte concentração de cálcio, vitamina A, ferro, além de outras composições fenólicas. O chá de lavanda também possui terpenos como, por exemplo, o linalol, que também previne a anemia e ajuda no combate da mesma.

Previne infecções bacterianas

Ao ingerir o chá de lavanda, é possível que ele auxilie na cura de muitas doenças bacterianas e infecções no corpo. Geralmente ele tem sido usado com esse intuito em sessões de aromaterapia que também promove o relaxamento corporal.

Combate aos radicais livres

O chá de lavanda possui um efeito antioxidantes incrível, além de compostos voláteis presentes que têm o único objetivo de procura e neutralização de radicais livres espalhados pelo corpo. Esses são os subprodutos do metabolismo celular que inibem a ação, para que não ocorra danos prejudiciais ao organismo.

Combate a ansiedade

Os ancestrais mais antigos da nossa árvore genealógica descobriram e passaram de geração em geração a informação que chás compostos de ervas da natureza aliviam ansiedade e estresse. O chá de lavanda só é mais um, dentre os muitos outros tipos de chás naturais, que aliviam sintomas de ansiedade em pouco tempo, acalmando e relaxando o corpo.

Redução de dores

Muito semelhante ao tópico anterior. O chá de lavanda, dentre muitos outros, também apresenta efeito analgésico, aliviando dores, especialmente dores de cabeça. Ao ingerir uma xícara desse chá todos os dias, tanto sua mente quanto seu corpo serão menos sensíveis a estímulos que lhe causem dor.

Combate a problemas menstruais

Por agir na forma de um antiespasmódico, além de analgésico natural, o chá de lavanda alivia náuseas, tosses, problemas digestivos, congestão linfática, dores reumáticas e especialmente problemas menstruais, ajudando inclusive a regular a menstruação.

Auxilia na saúde cardiovascular

Por ser um anticoagulante natural devido a suas propriedades redutoras de colesterol, o chá feito de lavanda se tornou uma maravilhosa “poção” para o coração. Diminui os níveis de colesterol LDL e ajuda diluindo o sangue, logo, reduz muito riscos de ataques cardíacos, aterosclerose e derrames em geral.

Trata inflamações

O chá de lavanda é anti-inflamatório, portanto, auxilia de forma natural sintomas como febre, dor de cabeça, de artrite e artrose, irritações na pele e doenças ligadas a articulação.

Auxilia em tratamento capilar

O chá feito de lavanda combate problemas comuns como queda de cabelo ou mesmo as indesejadas caspas. É preciso aplicá-o no couro cabeludo fazendo massagem diária. Com os cabelos devidamente secos, deixe-o atuar.

De onde vem a lavanda?

A lavanda é cultivada em regiões mediterrâneas, especialmente no sul da França, que possui campos belos e maravilhosos da erva.

No Brasil, ela é cultivada em poucas cidades, geralmente as que apresentam temperatura favorável, portanto, é muito encontrada no sul do país.

A flor seca, no entanto, a mesma usada para fazer o chá, é facilmente encontrada em casas de ervas.

Como já falado anteriormente, graças a seu aroma agradável e muito suave, o que não a torna enjoativo, comumente a lavanda é industrializada em produtos de limpeza ou usada como fragrâncias de cremes em cosméticos.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */