Gostaria de saber os inúmeros benefícios que o chá de limão proporciona para a saúde? Então, confira neste artigo e aproveite ao máximo as propriedades do poderoso limão!
Propriedades do limão
O limão, fruta cítrica com aproximadamente 100 variedades espalhadas pelo mundo, já era amplamente consumido na antiguidade para reforçar o sistema imunológico, auxiliar na digestão, purificar o sangue e proteger o organismo de várias doenças.
Os benefícios que o limão proporciona são em virtude de seu alto teor de Vitamina C, Vitamina A, Vitaminas do complexo B (b1, b2, b3), Cálcio, Cobre, Fósforo, Magnésio, Ferro, Iodo, Silício, Ácido cítrico, Ácido málico e Flavonóides, que são compostos com propriedades antioxidantes e anticancerígenas.
Uma das formas de usufruir desses benefícios é através do chá de limão.
Benefícios do chá de limão
O chá de limão é utilizado tanto para curar uma gripe quanto para evitar doenças cardiovasculares. Conheça alguns benefícios que o limão proporciona ao organismo.
Chá de limão para o coração
O chá de limão protege contra doenças cardiovasculares pela presença de flavonoides que previnem a formação de coágulos sanguíneos que obstruem as artérias. Ele também auxilia nos quadros de hipertensão arterial por seu alto teor de potássio.
Chá de limão para fortalecer o sistema imunológico
O limão possui alto teor de vitamina C que fortalece o sistema imunológico, evitando e combatendo gripes e resfriados, como também é um antitérmico eficaz por aumentar a sudorese.
Chá de limão para a digestão
O chá de limão, quando ingerido logo após as refeições, auxilia na digestão e evita o acúmulo de gases, por possuir ácido cítrico que atua como um neutralizador da acidez interna. Pode ser tomado frio ou quente.
Chá de limão para desintoxicar
O limão aumenta a capacidade energética por possuir propriedades desintoxicante e depurativa. Seu chá remove as toxinas do organismo que podem causas doenças e infecções.
Chá de limão para a pele
O limão possui propriedades antioxidantes que auxiliam na produção de colágeno, além de combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. O chá de limão auxilia no tratamento de doenças de pele como a acne, por sua propriedade antibacteriana, como também no tratamento e prevenção da celulite por eliminar as toxinas e desintoxicar o organismo.
Chá de limão para emagrecer e eliminar edemas
O limão possui propriedades diuréticas e auxilia nas dietas de emagrecimento, bem como na melhoria do aparelho urinário, combatendo os cálculos renais. Seu chá é recomendado para diminuir os edemas do pós-operatório, atenuando as dores e eliminando os efeitos tóxicos da anestesia.
Chá de limão para controlar o diabetes
O uso constante do chá de limão aumenta a produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia para que seja aproveitada por todas as células. Dessa maneira, é possível manter a glicemia controlada.
Chá de limão para prevenir o câncer
O limão possui propriedades antioxidantes devido à presença de polifenóis e alta concentração de Vitamina C, que promovem a morte de células não saudáveis e impedem o crescimento de células cancerosas. Os compostos encontrados no limão, chamados de limonóides, auxiliam no combate ao câncer de mama, boca, pulmão, pele, cólon e estômago.
Chá de limão para os ossos
A Vitamina C presente no limão combate as inflamações ósseas e alivia as dores como a artrite e a artrite reumatoide.
Chá de limão: preparo e variedades
Agora que já conhece os insuperáveis benefícios do limão, que tal aprender algumas deliciosas receitas de chá de limão e usufruir de todas as vantagens que ele oferece?
1. Chá de simples de limão
Ingredientes:
- Casca de 2 limões;
- 1 litro de água;
- Suco de 2 limões;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Coloque as cascas do limão na água e ferva durante 15 minutos. Retire do fogo, coe e acrescente o suco do limão. Adoce a gosto.
2. Chá de limão com alho e gengibre para gripes e resfriados
Ingredientes:
- ½ xícara de chá de gengibre em lascas;
- 2 dentes de alho inteiros;
- 2 xícaras de chá de água;
- Suco de um limão;
- 2 colheres de sopa de mel.
Modo de preparo:
Aqueça o mel, o alho e o gengibre. Adicione a água e ferva por 5 minutos. Retire do fogo, coe, acrescente o suco de limão e adoce.
3. Chá de limão com canela
Ingredientes:
- Um limão siciliano contado em quatro;
- Canela em pau;
- 200 ml de água;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Ferva a água com a canela por 3 minutos. Retire do fogo, acrescente o limão e abafe por 5 minutos. Esprema o limão com um garfo e retire as cascas. Adoce com mel.
4. Chá de limão para emagrecer
Ingredientes:
- 250 ml de água;
- Suco de meio limão;
- 1 colher de chá de mel;
- 1 colher de chá de canela em pó.
Modo de preparo:
Ferva a água e espere que ela esfrie um pouco. Junte os ingredientes, misture com uma colher e beba em jejum e logo antes do jantar.
5. Chá de limão, laranja e mel para desintoxicar o organismo
Ingredientes:
- Casca de 1 limão;
- Suco de 1 limão;
- Casca de ½ laranja;
- Suco de ½ laranja;
- 200 ml de água;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Ferva a água com as cascas dos cítricos por 5 minutos. Coe, junte os sucos e adoce a gosto.
6. Chá de limão com hortelã para tosse e problemas respiratórios
Ingredientes:
- 250 ml de água;
- Casca de 1 limão;
- Suco de 1 limão;
- ½ xícara de chá de folhas frescas de hortelã;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Ferva a água com a casca por 5 minutos. Retire do fogo, junte o suco e a hortelã. Abafe por 5 minutos e adoce com mel.
Curiosidades sobre o limão
- Você sabia que os limões mais consumidos no Brasil, o tahiti e o galego, não são limões, mas sim limas ácidas, uma espécie de cítrico que reúne no máximo dez variedades no mundo?
- As diferenças entre os limões e as limas estão no tamanho e no sabor, sendo os limões um pouco mais suaves.
- O limão cravo, muito utilizado no preparo de doces e chás, é uma mistura de limão e tangerina. Daí a sua parte interna ser avermelhada.
- O limão verdadeiro encontrado no Brasil é o siciliano, muito consumido na Europa e nos Estados Unidos. Seu suco é menos ácido e seu aroma mais suave do que o tahiti.
Veja também: