Chás Saúde

Para que serve o chá de losna? Saiba tudo aqui!

O chá de losna pode até ser uma novidade para muita gente, mas a maioria das pessoas já ouviu falar no absinto. Estes são apenas dois dos nomes dados à mesma planta. A Artemisia absinthium ainda é conhecida por erva dos vermes, erva santa, erva do fel, entre muitos outros nomes.

Se você quer saber mais sobre as propriedades do chá de losna, como prepará-lo e quais seus benefícios, continue a leitura.

Histórico do chá de losna

Os arbustos da losna são relativamente grandes, podendo chegar a até 90 centímetros de altura, e contam com delicadas flores amarelas.

São frequentemente usados como cerca viva e outros tipos de ornamentação em jardins, mas a história os leva muito além. Ao menos desde a Grécia antiga, esta planta é usada como remédio natural tanto em chás quanto em compressas.

O nome científico Artemisia absinthium vem da deusa grega Ártemis, também conhecida com Artemísia, que é a deusa da caça e da vida selvagem e a quem a planta era frequentemente dedicada.

O consumo dessa erva é tão antigo e conhecido que consta, inclusive, em ao menos 9 passagens da Bíblia. Em Jeremias 9:15, há uma passagem que diz:

“Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel.”

E em Lamentações 3:15 há:

“Fartou-me de amarguras, embriagou-me de absinto.”

Pelas passagens acima, portanto, você já deve ter notado que o chá de losna é, invariavelmente, bastante amargo. O que não diminui sua efetividade em diversos tratamentos.

A losna é, por exemplo, um poderoso tônico. Ela consegue ajudar o seu cérebro a trabalhar melhor e conceder um pouco mais de ânimo ao corpo. Ela também é um poderoso vermífugo e muito conhecida por esta função, por isso um de seus nomes mais populares é erva dos vermes.

Se você tiver problemas de má digestão, o chá de losna também pode servir de auxílio. Basta tomar uma xícara pouco antes das refeições.

Ele também ajuda a prevenir inchaço estomacal e gases. Seus primeiros usos registrados, ainda pelos gregos, estão muito ligados a este tipo de tratamento do sistema gastrointestinal, inclusive.

Na natureza, você pode achar que o cheiro da losna não é muito agradável. E realmente não tem a intenção de ser. Ela tem um aroma peculiar enquanto fresca justamente para afastar os insetos.

Porém, a preparação do chá de losna deve ser executada com as folhas já secas e preferencialmente trituradas. Embora ela continue com um sabor bastante amargo (que você pode facilmente disfarçar), o aroma passa a ser muito mais agradável.

Outros usos conhecidos do chá de losna desde tempos antigos têm relação com o ciclo menstrual feminino.

Os antigos egípcios costumavam usar esta erva para ajudar a amenizar cólicas menstruais ou até regular o ciclo em caso de atrasos. O chá ajuda na circulação do sangue e provoca contrações uterinas, antecipando a descamação do endométrio.

Porém, é importante tomar muito cuidado, principalmente se houver suspeita de gravidez. O processo iniciado pela losna no organismo feminino pode provocar abortos, principalmente entre as mulheres mais sensíveis.

Especialistas também afirmam que a losna tem poderosos agentes desintoxicantes e anti sépticos, que podem melhorar sua saúde. E isso não apenas através do consumo do chá. A mesma receita, sem adoçar, pode ser aplicada sobre espinhas, furúnculos e até micoses.

Se você tem um jardim, pode usar a losna entre suas plantas ou fazer uma versão mais concentrada deste chá (sem adoçar).

De ambas as formas, ela é eficiente em evitar que os insetos se aproximem das suas plantas, sem necessitar de produtos químicos. Basta colocar o líquido, já frio, em um borrifador e espirrar sobre as plantas de vez em quando.

Receita de chá de losna

Se você não gosta muito de chás amargos, mas mesmo assim quer aproveitar os benefícios da losna, procure misturar uma quantidade menor desta erva (cerca de uma colher de sopa) em uma receita de chá de gengibre. O gosto do gengibre ajudará a amenizar um pouco do amargor provocado pela losna.

Para preparar um chá de losna puro, você precisará de:

  • 1 litro de água;
  • Losna seca;
  • Mel ou açúcar para adoçar.

Modo de preparo:

  1. Deixe a água levantar fervura;
  2. Assim que as bolhas começarem a subir, desligue;
  3. Acrescente duas colheres de sopa de losna seca;
  4. Deixe descansar por 5 minutos de tampa fechada. Tente não ultrapassar essa marca, pois a losna pode ficar mais amarga ao paladar;
  5. Coe;
  6. Adoce com o ingrediente de sua preferência, se desejar;
  7. Tome ainda morno.

Cuidados essenciais

Embora o chá de losna tenha muitos benefícios, há ressalvas a alguns grupos considerados de risco. Grávidas, lactantes e bebês, por exemplo, não devem consumir o chá. A losna pode ter efeitos de contração no útero e provocar aborto.

Idosos, especialmente os que têm problemas de pressão alta, também devem evitar o consumo deste chá. Um dos efeitos da losna colabora com o aumento da pressão.

Se você está tentando emagrecer, talvez também não seja uma boa ideia o consumo dessa erva. A losna ajuda a abrir o apetite e pode prejudicar sua dieta.

A losna também é o principal ingrediente de uma bebida alcoólica chamada absinto, apelidado de “fada verde”. Se consumida em excesso, a losna pode provocar convulsões e danos neurológicos permanentes. Por isso, nunca consuma por mais de três dias seguidos e, em cada um, não mais de três xícaras espaçadas.

Se você estiver fazendo uso de algum medicamento ou tiver alguma doença crônica, fale com o seu médico antes de consumir a losna.

Apesar de ser recomendada para o tratamento contra os vermes, especialmente a Ascaris lumbricoides (ou lombriga), use-a apenas como complemento e não deixe de tomar o remédio da forma indicada pelo médico.

Considerações finais

O chá de losna pode ser de grande auxílio para aumentar o apetite, melhorar o ânimo, ajudar no tratamento anti-vermes, amenizar cólicas menstruais, melhorar a digestão, entre tantos outros benefícios.

Porém, é sempre importante tomar os devidos cuidados, especialmente no que diz respeito ao consumo por tempo prolongado.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */