Chás Saúde

Propriedades e benefícios do chá de morango

O chá de morango vem conquistando mais espaço e fãs a cada dia, seja por quem quer emagrecer ou para auxiliar a melhorar o funcionamento do organismo.

O morango é uma fruta que faz parte da vida de grande parte dos brasileiros e se antes o morango era consumido puro, ou utilizado como ingrediente de sucos, doces e sobremesas, o uso do chá de morango é um forte auxiliar para o funcionamento do corpo humano combatendo e evitando o surgimento de doenças.

Além de todas essas propriedades que trazem benefícios para o nosso organismo, o morango é uma fruta leve, com pouquíssimas calorias. Uma porção de 100 gramas de morangos contém cerca de 30 calorias. Só isso!

Ainda não conhece os benefícios do chá de morango?

Então confira essa matéria especial que preparamos para você, onde também ensinamos a preparar a bebida.

Benefícios do chá de morango

Melhora o sistema imunológico

Por ser uma fruta rica em vitamina C e minerais como cálcio e ferro, o chá de morango ajuda o organismo a fortalecer o sistema imunológico como um todo fazendo com que todos os órgãos funcionem de forma correta e evitando assim o surgimento de muitas doenças.

Melhora o sistema digestivo

As substâncias presentes como as fibras no chá de morango também ajudam na melhoria da digestão mantendo equilibrado o ácido responsável por digerir os alimentos.



Os taninos, substância presente no chá de morango, trabalha ligando-se as proteínas, aminoácidos e outros elementos que podem causar desconforto ao sistema digestivo.

Diarréia, dores de estômago, refluxo e má digestão também podem ser minimizados pelas substâncias que compõem o chá de morango.

Combate artrite e reumatismo

A artrite é caracterizada por uma inflamação crônica nas articulações. Já o reumatismo é trata-se de uma dor sem especificação nas articulações.

Com propriedades diuréticas, quem sofre de artrite ou artrose pode se beneficiar com seu uso, já que esse poderoso diurético ajuda a retirar a água das articulações fazendo com que a região não fique inchada, além de aliviar a dor nessas áreas.

Fonte de vitamina C

A grande quantidade de vitamina C presente no chá de morango também ajuda a retardar o envelhecimento da pele além de prevenir outras doenças.

Classificada como um antioxidante, a vitamina C também combate os radicais livres, responsáveis pelo surgimento de problemas de saúde como artrite, doenças cardíacas, além de colaborar para o desenvolvimento de câncer.

Ajuda na manutenção da estrutura óssea

Componentes como potássio, manganês, magnésio e vitamina K fazem com que o chá de morango também ajude na manutenção e desenvolvimento de toda a estrutura óssea do corpo humano, além de também auxiliar no combate a osteoporose.

Auxilia na absorção de ferro

O antioxidante presente no chá de morango faz com que a corrente sanguínea absorva com mais facilidade o ferro presente no organismo.

Além de melhorar a oxigenação do sangue o ferro também atua no combate a anemia.

Eliminar água e emagrecer

A função diurética do chá de morango ajuda a diminuir a retenção de líquido pelo corpo ajudando também na redução de peso e medidas.

Como fazer o chá de morango

O preparo do chá de morango é bem simples e rápido. Você só vai precisar de:

  • 8 morangos;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 2 dentes de cravo-da-índia;
  • ½ litro de água;
  • Açúcar, mel ou adoçante.

Para preparar o chá de morango, depois de lavados você deve retirar as folhas e esmagar os morangos.

Em um recipiente – um bule ou uma panela – coloque a água, o cravo e a canela. Acrescente os morangos esmagados e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.

Depois é só coar e servir. Você pode tomar puro ou se preferir, pode acrescentar o mel, açúcar ou adoçante.

Como preparar o chá de folhas de morango

O preparo do chá de folhas de morango é ainda mais fácil. Veja só:

  • 1 colher de chá de folhas de morango;
  • Água quente;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Basta colocar as folhas de morango dentro de um bule, de preferência já aquecido, acrescentar a água quente e deixar descansar por 5 minutos. Depois é só coar, acrescentar açúcar, adoçante ou outro ingrediente que desejar e servir.

Se você optar por utilizar folhas de morango desidratadas o ideal é tomar cuidado para não esmagar as folhas. Isso pode acabar alterando o sabor e o resultado pode não ser agradável para o paladar.

Para aproveitar melhor os benefícios do chá de morango, é indicado que a bebida seja consumida imediatamente. O armazenamento dos chás por mais de 24 horas pode fazer com que ocorra uma grande perda de componentes, principalmente pelo contato com o oxigênio.

Efeitos colaterais

Antes de consumir o chá de morango qualquer pessoa deve procurar a orientação de um médico.

Pessoas alérgicas a morangos também devem evitar consumir este chá, pois os seus componentes podem causar reações como inchaço no rosto e pescoço, dificuldades para respirar e urticária.

Durante o processo de desidratação das folhas é gerada uma substância tóxica, que as torna impróprias para o consumo humano e podem causar reações indesejadas como vômitos e náuseas.

Por isso só utilize as folhas do morango quando elas já estiverem completamente secas e desidratadas. Dessa forma você evita reações adversas e aproveita melhor todos os benefícios provenientes do seu consumo.

Conclusão

O morango é uma fruta que faz parte da culinária brasileira e está ao alcance de todos e o chá de morango pode ser preparado rapidamente.

O seu consumo regular pode ser extremamente benéfico para todas as funções do organismo graças a grande quantidade de nutrientes presentes em sua composição. Ainda funciona como um poderoso auxiliar para quem quer perder peso e emagrecer.

Sempre importante ressaltar que antes de consumir o chá de morango, ou qualquer outro tipo de substância natural, você deve procurar orientação profissional com seu médico, já que o seu organismo pode ser alérgico a algum dos componentes e isso acarretará em problemas de saúde indesejados.

Gostou de conhecer todos os benefícios que o chá de morango pode trazer à nossa saúde? Então prepare o chá com essa receita e conte pra gente aqui embaixo o que achou.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */