Chás Saúde

Chá de noni: para que serve e como consumir?

Conheça todos os benefícios do chá de noni, e sua fantástica propriedade antioxidante!

Origem e propriedades

Noni, nome científico Morinda citrifolia, é um fruto muito usado na medicina oriental por suas propriedades antioxidantes e se difundiu rapidamente para outros países em virtude de seus benefícios. O fruto, muito parecido com a fruta do conde, é natural do sudeste asiático e bastante consumido na Polinésia, Filipinas, Malásia, no Japão e na China, sendo o Taiti o maior produtor mundial.

O chá de noni, bem como o fruto, é consumido na Ásia há mais de 2 mil anos. Na popular medicina oriental ele é utilizado para combater dores, tumores, inflamações, diabetes e para evitar o envelhecimento precoce. Entretanto, ele é visto com cautela no ocidente devido à falta comprovação científica a cerca de seus benefícios para a saúde. Mas é certo e comprovado pela ciência que o noni possui alta concentração de antioxidantes.

A alta concentração de antioxidantes presentes no chá de noni combate os radicais livres que oxidam as células, e desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, bem como doenças mais graves como os tumores. O fruto também é rico em vitamina A e C, ômega-6, polifenóis, fitoquímicos, potássio e ácido nítrico.

O consumo do chá de noni melhora a oxigenação, sendo eficaz na prevenção do Mal de Alzheimer e da arteriosclerose. Possui propriedades anti-inflamatórias prevenindo e combatendo doenças ósseas como a osteoporose, artrite e artrose. O fruto também tem alta concentração de escopoletina, substância com propriedades antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória. Possui propriedade antitérmica, melhora problemas digestivos e respiratórios.

Benefícios do chá de noni

O chá de noni ficou conhecido popularmente como “o chá que cura tudo” tendo em vista as suas propriedades como foi citado acima. O chá pode ser preparado com folhas frescas ou secas, que são mais fáceis de serem encontradas em lojas de produtos naturais e/ou orientais. Então confira quais os benefícios do chá de noni para a saúde.



Benefícios do chá de noni para distúrbios psiquiátricos

O chá é amplamente consumido por possuir fitoquímicos que atuam no sistema nervoso central como um anti-psicótico. O consumo regular do chá proporciona uma melhora significativa nos quadros de psicose, diminuindo as alucinações, a perda de memória, a dificuldade de concentração, bem como a melhoria da coordenação motora que muitas vezes fica comprometida.

Os benefícios desse chá podem ser sentidos também pelos que sofrem com depressão, combatendo a insônia, promovendo a sensação de bem-estar por ativar os receptores de serotonina no cérebro.

Benefícios do chá de noni para problemas cardiovasculares

O chá de noni possui propriedades vasodilatadoras, auxiliando na melhora do fluxo sanguíneo, evitando coágulos e, consequentemente, obstrução das artérias. Seu uso diário ajuda a regular a pressão arterial, reduz os níveis do colesterol LDL (ruim) e aumento os níveis do colesterol HDL (bom).

Benefícios do chá de noni para a pele

As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias do chá de noni auxiliam no tratamento de várias doenças de pele como a acne e espinhas. Possui ação cicatrizante sendo eficaz no tratamento de queimaduras e reações alérgicas. O chá também possui componentes químicos que estimulam a produção de colágeno acelerando o processo de cicatrização de feridas infeccionadas.

O chá de noni possui alta concentração de antioxidantes responsáveis diretamente em combater os radicais livres, evitando o estresse oxidativo. Com isso, o chá é um poderoso aliado no combate às rugas e no envelhecimento precoce.

Benefícios do chá de noni para as dores musculares e problemas ósseos

O chá possui propriedade antiespasmódica atuando como um relaxante muscular natural, aliviando as tensões causadas principalmente por estresse e ansiedade. Ele também possui propriedade analgésica que combate as dores musculares causadas por esforços físicos. O chá feito de noni também proporciona recursos ergogênicos, que aumenta a capacidade mental, bem como aumenta a resistência física para o trabalho, eliminando os sintomas de fadiga.

Suas propriedades anti-inflamatória e analgésica combatem as dores causadas pelo desgaste ósseo como a atrite, a artrose, a osteoporose e as doenças reumáticas, bem como auxilia no tratamento de bursite e tendinite.

Benefícios do chá de noni para as doenças neurodegenerativas

O chá possui propriedades vasodilatadoras que auxiliam em uma melhora do fluxo sanguíneo, levando maior quantidade de oxigênio para as células do organismo. O chá previne doenças degenerativas como Mal de Alzheimer, arteriosclerose, doença de Parkinson e a demência senil.

Benefícios do chá de noni para fortalecer o sistema imunológico

O chá de noni possui polissacarídeos que previvem as infecções no organismo. Suas propriedades contribuem para a produção dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea, que são os responsáveis pela limpeza do organismo, destruindo as células mortas e restos de tecido. Assim sendo, o chá fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e combatendo organismos estranhos como vírus e bactérias mais rapidamente.

Benefícios do chá de noni nas dietas de emagrecimento

O chá de noni também é muito consumido nas dietas de emagrecimento por sua propriedade diurética, eliminando líquidos e reduzindo o inchaço.

Receitas de chá de noni

O chá de noni é bastante amargo, mas podem ser incorporados alguns outros ingredientes em seu preparo para melhorar o sabor, como mel e folhas de hortelã.

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres de chá de folhas secas de noni;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente as folhas. Tampe por 10 minutos, coe e adoce.

Receita de chá de noni com hortelã

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres de chá de folhas secas de noni;
  • 1 colher de sobremesa de folhas fresca de hortelã picadas;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

Ferva a água, acrescente as folhas de noni e as de hortelã. Abafe por 10 minutos, coe e adoce.

Cuidados com o chá de noni

Apesar de, supostamente, proporcionar todos esses benefícios, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), proíbe a comercialização de produtos contendo o fruto no Brasil, alegando que “a quantidade de publicações que avaliaram sua segurança é limitada”. Mesmo com a proibição, alguns produtos como extratos e pílulas são comercializados, inclusive pela Internet. Para melhores informações sobre o uso do chá de noni consulte um médico.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */