Chás Nutrição

Chá de Oliveira: Conheça os benefícios da bebida!

Chá de oliveira

O uso de plantas e folhas naturais para fazer chás é cada vez mais comum na vida das pessoas. Os benefícios e poderes de cada planta para o organismo do ser humano são diversos, muitos ainda sendo descobertos pelos cientistas.

Seja para emagrecer ou apenas para manter o corpo saudável e ativo, o chá é um poderoso aliado na dieta alimentar. As folhas da oliveira, descartadas na produção de azeites, podem ser utilizadas na preparação de chás e apresentam vários benefícios para o organismo.

O que é

O chá de oliveira é feito com as folhas ressecadas da oliveira, planta que dá origem aos azeites e azeitonas. Ele pode ser feito por infusão, deixando as folhas em um recipiente com água recém fervida por cinco minutos. Após, está pronto para ser consumido.

A origem dessas plantas está na região mediterrânea e pesquisam indicam que são utilizadas desde os primórdios como fonte de proteção e cuidado da saúde.

Benefícios do chá de oliveira

O principal benefício do chá de oliveira está relacionado ao emagrecimento. Ao acelerar o metabolismo e incentivar a queima de gorduras, o chá torna-se um importante aliado nas dietas alimentares. Elementos anti-inflamatórios presentes no chá também proporcionam a perda de peso.

Junto ao emagrecimento, o chá contém substâncias que incentivam a diminuição dos níveis de colesterol no organismo. A redução das taxas de colesterol é um dos indicativos da efetiva perda de peso e gordura do corpo. Percebe-se também que ao controlar o colesterol, o consumo do chá contribui para o controle da pressão arterial e prevenção dos problemas de coração.

Além disso, a função anti-inflamatória do chá contribui para melhorar o sistema imunológico do indivíduo. Ao fortalecer a imunidade, o chá auxilia na prevenção de infecções e outras doenças inflamatórias. Assim, o chá também atua no combate aos sintomas de diversas doenças e problemas físicos.

Como qualquer chá, o chá de oliveira tem um papel fundamental como diurético natural dos líquidos presentes no organismo do ser humano. O consumo regular de chá contribui para a não retenção de líquidos e o inchaço do corpo. Ao incentivar a eliminação de líquidos, o chá incentiva a eliminação de toxinas do corpo e, consequentemente, facilita a perda de peso desejada.

Cuidados

É importante perceber que os diversos benefícios proporcionados pelo chá de oliveira dependem de um consumo correto e consciente de cada pessoa. Indica-se consumir o chá cerca de três vezes ao dia, de acordo com os objetivos de emagrecimento de cada indivíduo. Em dietas alimentares não restritivas, indica-se consumir o chá uma vez ao dia.

Além disso, o chá deve ser consumido aliado a outros cuidados e práticas saudáveis. O chá de oliveira proporcionará a perda de peso e de gordura quando consumido dentro de uma dieta balanceada e nutritiva. A prática regular de exercícios físicos também deve estar presente para o funcionamento ideal do chá.

Pessoas alérgicas à folha de oliveira ou a substâncias presentes no chá devem consultar um médico antes de consumi-lo. Pessoas em condições especiais, como gestantes e crianças menores de 12 anos, também devem consumir o chá apenas sob supervisão médica.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */