Chás

Chá de orégano: confira como fazer e seus benefícios

A erva popular orégano é amplamente utilizada na preparação de alimentos, como por exemplo usar o orégano fresco seco em diversos alimentos, como massas. Um método menos frequente é beber chá de orégano. O chá de orégano não é o mais delicioso, mas ele é frequentemente bebido mais por suas vantagens para a saúde do que por seu sabor e gosto, em contraste com outros chás de ervas que são doces ou picantes.

No artigo de hoje falaremos sobre o chá de orégano e todos os benefícios que ele traz para a sua saúde. Se você cultiva em sua casa o orégano e quer saber sobre mais uma de sua utilidade, continue a leitura para saber tudo sobre o chá de orégano.

Benefícios do chá de orégano

Veja também:

O chá de orégano pode proporcionar uma série de vantagens para a saúde, como alívio da dor e redução dos sintomas de tristeza. Mas antes de tentar fazer uma xícara deste chá, aqui estão algumas das vantagens para a saúde apoiadas pela ciência e estudos realizados quanto à eficácia do orégano:

Anti-inflamatório

As folhas de orégano são uma alta fonte de flavonóides e compostos fenólicos, que são antioxidantes vitais necessários para combater os radicais livres prejudiciais que levam à inflamação e doenças em nossos corpos.

Suas propriedades anti-inflamatórias são causadas principalmente por dois ingredientes exclusivos chamados timol e carvacrol. De acordo com estudos esses antioxidantes diminuem a inflamação, obstruindo as vias moleculares que desencadeiam uma resposta inflamatória no corpo.

O óleo essencial de orégano tem propriedades anti-inflamatórias, além de diminuir os mecanismos de sinalização do câncer. Quando misturado com células da pele humana, este óleo apresenta um impacto anticancerígeno.

Ajuda no controle da diabetes

Um componente do orégano chamado carvacrol demonstrou ter propriedades antidiabéticas e níveis mais baixos de açúcar no sangue. No diabetes tipo 2, o corpo produz insulina insuficiente para controlar o açúcar no sangue ou não reage à insulina como deveria (resistência à insulina). Um ou ambos os sintomas podem estar presentes em uma pessoa. Como resultado, o aumento do açúcar no sangue pode causar problemas cardíacos, problemas renais e uma variedade de outras doenças.

Os métodos usuais para controlar o diabetes tipo 2 são medicamentos, atividade física e mudanças na dieta. No entanto, pesquisas encorajadoras indicam que os níveis de açúcar no sangue podem ser gerenciados organicamente. De acordo com estudos, o orégano não apenas reduz os níveis de açúcar no sangue, mas também atrasa a morte das células produtoras de insulina.

É antibacteriano e antiviral

De acordo com inúmeras pesquisas, o orégano demonstrou ter propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

O orégano é eficaz contra infecções do trato respiratório superior, de acordo com um estudo de 2010. Foi relatado que a tosse, rouquidão e dor de garganta dos participantes melhoraram. A composição química do orégano também estimula a broncodilatação, ou relaxamento traqueal, o que diminui os sintomas de tosse e acelera a cicatrização.

Além disso, estudos indicaram que o orégano ajuda indivíduos com colite aguda ou crônica a evitar lesões no cólon, diminuindo a inflamação intestinal.

E vai além disso, ao prevenir ou eliminar microorganismos que causam infecções, incluindo bactérias resistentes a medicamentos, pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas.

Veja também:

Auxilia no tratamento contra depressão

Os sintomas da depressão podem ser diminuídos com chá de orégano. Timol, carvacrol, borneol e gama-terpineno são constituintes do orégano que demonstraram diminuir consideravelmente os sintomas depressivos e têm benefícios comportamentais favoráveis.

Essas substâncias funcionam aumentando os níveis de serotonina e interrompendo sua degradação no corpo. Vale a pena tentar, mesmo que esse efeito não seja eficaz para todos. Antes de interromper qualquer regime farmacêutico, você deve falar com seu médico se estiver tomando remédios para depressão.

Memória e concentração

De acordo com estudos, o extrato de orégano ajuda na memória, foco e concentração, bem como na clareza mental. Isso significa que pode ajudar com a ansiedade. O orégano é uma erva neuroprotetora que pode melhorar a saúde do cérebro à medida que envelhecemos.

Isso é viável porque o estresse oxidativo causado pelos radicais livres pode resultar em doenças neurodegenerativas como Parkinson e demência. Consumir uma substância rica em antioxidantes como o orégano pode ser uma terapia adjuvante bem-sucedida.

Bom para o estômago

Doenças inflamatórias como a doença de Crohn, alergias alimentares, pancreatite aguda e colite aguda ou crônica freqüentemente causam distúrbios intestinais. Foi demonstrado que o orégano fortalece a barreira intestinal para melhorar a saúde intestinal.

A quebra da barreira intestinal provocada por um desequilíbrio na carga bacteriana resulta em inflamação, que por sua vez desgasta o revestimento intestinal e permite que o intestino “vaze”. É fundamental entender que o estômago deve ser um pouco permeável porque é assim que o corpo processa os nutrientes dos alimentos. No entanto, o aumento da permeabilidade intestinal pode resultar em doenças e inflamações difíceis de tratar.

Esse desequilíbrio bacteriano é atenuado pelo orégano, que também diminui a inflamação e fortalece o sistema imunológico. Além disso, protege contra vários parasitas intestinais.

Como preparar o chá de orégano

Os pacotes de chá de orégano estão disponíveis já fabricados. Tudo o que é necessário é um breve período de maceração em água quente seguido de consumo.

Mas se você tem orégano crescendo em seu jardim ou tem alguns secos ou frescos, você pode facilmente fazer chá de orégano em casa. Aqui estão os passos a seguir neste cenário:

  • Basicamente, ferva a água;
  • Adicione uma ou duas colheres de chá de orégano;
  • Antes de consumir, deixe descansar por um tempo para extrair a essência.

É possível que o chá de orégano tenha um sabor áspero ou forte. Se você não gostar disso, você pode melhorar o sabor adicionando mel ou limão. Se você quiser melhorar o sabor da sua bebida, você também pode adicionar ervas ou flores comestíveis.

Experimente o chá de orégano se você estiver procurando uma mudança em sua saúde, porque este chá é bastante seguro, tem grandes vantagens para a saúde e é simples de fazer em casa.

Veja também: