Chás Saúde

Quais os benefícios e as melhores receitas de chá de orégano?

Quando falamos sobre um dos temperos mais populares da culinária mundial, poucas pessoas sabem que ele também pode render uma bebida repleta de benefícios: conheça agora o chá de orégano!

Ainda que a primeira imagem das folhas seja normalmente associada ao tempero de pizzas ou outros pratos semelhantes, é importante lembrar que suas propriedades podem ser extraídas em prol da saúde humana assim como grande parte das plantas do gênero.

É por isso que, a seguir, vamos abordar todas as características e benefícios do chá de orégano e apresentar as suas receitas mais famosas.

Saiba mais sobre as propriedades do orégano

É impossível falar sobre orégano no Brasil sem que a primeira imagem que venha a mente seja de sua versão desidratada!

Ainda que essa forma tão comum do tempero também possa agregar benefícios na hora de preparar um chá de orégano, também não é difícil encontrar versões frescas da folha para obter concentrações ainda maiores de seus nutrientes.

A planta, que tem origem no mediterrâneo, possui diversas vitaminas e minerais em sua composição, mas são suas propriedades antioxidantes, diuréticas, antibacterianas, entre outras, que a tornam excelente como opção de cura natural.

Antes de descobrir como preparar o seu próprio chá de orégano, seja com as folhas secas ou frescas, descubra as suas principais vantagens no próximo item!



Descubra os principais benefícios dessa planta tão comum

Mesmo que exista outras maneiras de usufruir das propriedades do orégano, vamos abordar a forma mais tradicional, eficiente e natural de todas, que é feita por meio da bebida.

O chá de orégano é muito saudável, não possui efeitos colaterais e agrega os seguintes benefícios para a saúde:

Combate dores musculares

Um dos efeitos mais positivos do chá é a sua capacidade de relaxar os músculos.

Ao ser livre dos efeitos colaterais comuns em medicamentos do tipo, a bebida é muito utilizada para aliviar dores leves nas costas, pequenas distensões musculares e outros problemas do gênero.

Diminui o estresse

Mais que um relaxante muscular, o chá de orégano também atua no relaxamento mental, combatendo os sintomas característicos do estresse.

Problemas como insônia, cansaço mental, ansiedade e leve depressão também podem ser eliminados com as propriedades da planta.

Facilita a digestão

A absorção de nutrientes pelo organismo ocorre por meio de uma secreção chamada bile, que é produzida pelo fígado.

O chá de orégano é capaz de estimular a ação do órgão, eliminando os incômodos da indigestão e até sintomas como flatulências.

Alivia ataques de asma

Os antioxidantes presentes na planta são capazes de amenizar ataques de asma, pois facilitam a respiração.

Isso ocorre porque os flavonoides, terpenos e o carvacrol agem como purificadores no pulmão, desobstruindo os tubos bronquiais e todo o trato respiratório.

Combate resfriados e gripe

Além de agir diretamente contra os sintomas de gripes e resfriados, o chá de orégano também é excelente para a sua prevenção durante as estações em que a incidência das doenças é maior.

Ainda que a bebida não elimine o vírus já instalado, ela pode ser consumida durante dias para aliviar os seus efeitos nocivos.

Auxilia a perda de peso

Por possuir digestão lenta, o chá é capaz de retardar a absorção de alguns alimentos pelo organismo e, dessa forma, prolongar a sensação de saciedade!

O carvacrol ainda é associado à regulação de diversos genes responsáveis pelo ganho de peso.

Regula a menstruação

Muitas mulheres também utilizam o chá de orégano para regular o ciclo menstrual e até evitar a ocorrência precoce da menopausa.

Como se não bastasse, seus componentes ainda atuam no alívio das cólicas comuns durante os períodos menstruais.

Fortalece a imunidade

O orégano possui um alto poder diurético no corpo humano, fato que o torna um aliado para eliminar substancias e toxinas nocivas do organismo.

Sua ação também combate os radicais livres, que são um dos principais causadores de doenças degenerativas.

Retarda o envelhecimento

Ainda sobre o efeito citado no item anterior, o chá também é capaz de retardar os sinais de envelhecimento e melhorar o aspecto da pele!

Isso ocorre porque os radicais livres também são responsáveis pelo processo de degeneração do organismo, além da morte celular.

Agora que você já conhece todas as vantagens de consumir o chá de orégano, descubra como preparar o seu de forma simples e prática!

Conheça as principais receitas de chá de orégano

Existem três tipos de receitas de chá de orégano muito populares e eficientes. Uma é por meio da folha seca, que é mais simples de ser encontrada, outra é feita com ela in natura e, por fim, a terceira visa efeitos mais poderosos e imediatos em sua aplicação:

Chá preparado com orégano seco

As folhas secas de oréganos são muito comuns e podem ser encontradas em qualquer mercado, sendo utilizadas mais comumente como tempero.

Ainda que os efeitos de seu chá sejam menos poderosos que a versão com a planta fresca, ainda é possível usufruir de forma moderada dos diversos benefícios citados anteriormente.

Para prepara-lo, basta seguir os seguintes passos:

  • Aqueça uma panela pequena com água;
  • Quando a água começar a ferver, desligue o fogão;
  • Adicione uma colher de sopa de orégano seco para cada copo de água;
  • Tampe a panela e a mantenha fechada até a mistura ficar morna;
  • Coe os resíduos das folhas;
  • Beba o chá sem adoçar ainda morno ou frio.

Chá com folhas frescas

Se você deseja extrair os nutrientes presentes na folha de orégano de forma plena, ter acesso a uma plantinha é a melhor pedida!

Elas podem ser encontradas em qualquer floricultura e versões mais frescas de suas folhas também não são raras em casas de produtos naturais.

Essa receita do chá de orégano é parecida com a anterior, com exceção de alguns detalhes:

  • Aqueça um recipiente com água até ferver;
  • Adicione duas colheres de sopa de folhas de orégano em uma xícara vazia;
  • Com as folhas no fundo, cubra a xícara com água e tampe-a com um pires;
  • Deixe a mistura descansando por pouco menos de dez minutos;
  • Retire as folhas e beba sem adoçar.

Receita para sintomas pesados

Caso você procure por alivio imediato durante condições um pouco mais severas de saúde, o chá de orégano também pode ser um poderoso complemento para os tratamentos tradicionais!

Seu preparo também é muito simples, mas o consumo não é recomendado em grandes quantidades:

  • Siga um dos dois métodos anteriores, de acordo com o seu tipo de orégano;
  • Triplique a quantidade de erva empregada em ambas as receitas;
  • Acrescente uma colher de mel e esprema meio limão na mistura final;
  • Beba ainda quente e mantenha-se em repouso.

Continue acompanhando o nosso conteúdo

Você conhece mais alguma dica ou receita diferente sobre o chá de orégano? Então compartilhe e continue acompanhando o nosso conteúdo!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */