Chás

Chá de Pau-Brasil serve para que? Saiba mais detalhes aqui!

Diversos chás vêm sendo utilizados como verdadeiros aliados na nossa saúde. O chá de pau-brasil é um deles.

Certamente você já ouviu falar do pau-brasil, mesmo que não tenha visto a árvore de perto, o que é muito provável, já que se encontra em extinção. Isso não surpreende depois de séculos de constante movimentação humana empobrecendo a nossa mata atlântica para enriquecer bolsos, casas e corpos alheios.

Talvez você queira conhecer o pau-brasil, seja por razões históricas ou por mera curiosidade já que ostenta em seu nome o mesmo termo que designa o país que vivemos ou do qual nos originamos.

Mas e sobre o chá de pau-brasil? O que sabe sobre ele? Ou o que se sabe sobre ele? Em quê pode ser útil?

Tire essas dúvidas e conheça curiosidades sobre o chá de pau-brasil a seguir!

Chá de pau-brasil com pitadinhas de história

É interessante saber um pouco da história da árvore com a nossa terra brazuca para que possamos compreender o que motiva segmentos científicos torná-la alvo de estudos.

Esse estudos comprovaram a contribuição do chá de pau-brasil para tratamento de certas enfermidades ou obtiveram indícios promissores dos benefícios que pode proporcionar para a cura ou prevenção de outras moléstias.

Caso não saiba ou não se recorde direito, a árvore do pau-brasil foi a inspiração de nossos colonizadores portugueses para batizar a terra que descobriram após longa expedição marítima capitaneada por Cabral.

Outros nomes competiam, como Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz ou Terra dos Papagaios (seria um prenúncio dos tempos de Twitter?), mas o que “pegou” e veio a se tornar o nome oficial, como todos sabemos, foi o termo extraído da árvore que se destacava em nosso solo em tempos remotos.

E foi essa abundância do vegetal da qual se origina o tema do presente post, o chá de pau-brasil, que chamou a atenção dos portugas na hora da escolha do nome para se referir ao local recém-descoberto.

Certamente também contribuiu o fato de que o corante rubro extraído da árvore, muito cobiçado a época, na Europa, para a pigmentação de tecidos, roupas, rendia uma bela grana e deixava os lusitanos rindo a toa – embora exista outra versão prestigiada por alguns historiadores.

Outra curiosidade envolvendo o chá de pau-brasil é que, como citado, a árvore tinha como característica uma pigmentação avermelhada no interior do tronco que era objeto de cobiça pela rede comercial europeia. Nossos queridos gajos, por essa razão, associaram-na a uma brasa viva, daí a origem do termo Brasil.

Nada mais sugestivo para um país “chapa quente” como o nosso, seja pelo clima tropical, seja pela trajetória conturbada de conflitos políticos e sociais tão perceptíveis nesses dias instáveis na qual somos testemunhas perplexas.

Por ser uma árvore tão simbólica e dizer tanto sobre nossas origens, a espécie acabou se tornando alvo de ações de preservação ambiental e objeto de estudo sobre os efeitos que suas substâncias, condensadas no chá de pau-brasil, provocam em organismo humano e animal.

Chá de pau-brasil: indicações

Seja usando as folhas ou o pó do tronco esfarelado, o chá de pau-brasil pode ser usado para diversos fins, em alguns casos para doenças aparentemente incuráveis, ainda que existam apenas indícios científicos sobre as qualidades medicinais de suas propriedades para tratamento de enfermidades dessa natureza.

Vejamos quais na lista abaixo

Diarreia e cólicas menstruais

O chá de pau-brasil é usado popularmente para aliviar as crises de “piriri” prolongado e as dores excruciantes das cólicas menstruais.

Utiliza-se a casca cozida do tronco da árvore para o preparo do chá como suporte ao combate a disenteria.

Para a cólica, costuma-se reduzir a casca em pó.

Cicatrização de machucados

É também corrente a prática do preparo do chá de pau-brasil para cuidar de lesões com rompimentos cutâneos externos ou não, pois a planta contém propriedades analgésicas e adstringentes.

Asma

“Algumas pessoas do mato usam o chá da entrecasca para curar asma”, informou a presidente da Fundação Nacional do Pau Brasil (FUNBRASIL), Ana Cristina Lima, em reportagem do G1.

Mal de Alzheimer

E aqui começa a lista de enfermidades cujos benefícios proporcionados pelo chá de pau-brasil carecem de estudos mais aprofundados.

O que leva a crer que o chá de pau-brasil possa ser um agente eficaz para tratamento do Mal de Alzheimer é a constatação que o vegetal porta a proteína CeKI, comprovadamente capaz de inibir o desenvolvimento de uma enzima identificável na doença, a calicreína.

Edemas pulmonares

Ainda sobre estudos das proteínas que compõem a espécie em análise, a CeEI foi outro elemento identificado e que se mostrou responsável pela redução de edemas em pulmões. No entanto, o teste foi feito somente em coelhos.

Tumores

Se os resultados obtidos em testes de animais de laboratório se reproduzirem em testes com humanos, uma outra boa notícia relacionada ao chá de pau-brasil é que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou material, em 2006, que consta o dado animador de que o desenvolvimento de câncer foi inibido em 87% ao se utilizar a substância brasileína, responsável pela produção do corante extraído da árvore, em camundongos.

Outras indicações

Abaixo, uma pequena lista de outras enfermidades em que o chá de pau-brasil é útil para o tratamento ou que apresente indícios de colaboração para a cura:

  • Diabetes;
  • Psoríase;
  • Sífilis;
  • Veneno de ninquim (peixe).

Considerações finais

O chá de pau-brasil deriva da árvore que tem relação histórica evidente com as origens de nosso país. O seu valor simbólico e histórico é responsável por iniciativas das áreas ambientais e científicas para salvá-la do risco de extinção e estudar suas qualidades medicinais.

As doenças em que o chá de pau-brasil pode ser aplicado para tratamento, com resultados incontestáveis ou com indícios que carecem de estudos mais aprofundados, são:

  • Asma;
  • Cólica menstrual;
  • Diabetes;
  • Diarreia;
  • Edemas pulmonares;
  • Machucados;
  • Psoríase;
  • Sífilis;
  • Tumores;
  • Veneno de ninquim (peixe).

Em alguns casos, é preciso utilizar somente as folhas, a casca do tronco (seja em pedaços cozidos ou em pó) ou a semente da erva para o preparo do chá de pau-brasil.

Se procura por outros tipos de chás naturais, visite a sessão de Plantas Medicinais do Tudo Ela.

E se o conteúdo foi útil para você, curta, compartilhe, avalie, opine. Aproveite o espaço! Sua opinião é importante para nós.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.