Chás Saúde

Chá de pau-tenente: principais benefícios e propriedades

Ninguém quer ter as sensações desagradáveis dos sintomas de um corpo doente. Com a correria do dia a dia, os diversos problemas de estômago, as inflamações e infecções recorrentes são uma realidade. O chá de pau-tenente pode ser uma excelente alternativa para curar esses desconfortos.

Aqui no Ocidente estamos muito acostumados com as medicações alopáticas para curar algumas doenças, mas você sabia que também existem alguns tratamentos alternativos com chás de ervas que são muito eficazes no tratamento de males e enfermidades?

Algumas pessoas já estão trocando os remédios por tratamentos menos agressivos ao corpo. Ervas como o pau-tenente contém elementos que agem diretamente em determinada região do corpo, nesse caso, estamos falando do estômago.

Muitas vezes, mesmo que tenhamos o maior cuidado do mundo, não conseguimos evitar algumas doenças. As inflamações e infecções surgem de maneira silenciosa e quando as percebemos elas já estão instaladas.

Com a correria do dia a dia não damos muita atenção para a nossa saúde, só percebemos que alguma coisa não está muito boa quando chegamos ao limite.

Acho que ninguém quer chegar nesse ponto, não é mesmo? Saber tomar as medidas certas te livra de diversas situações desagradáveis.

Afinal, o que é o pau-tenente?

A planta medicinal conhecida como pau-tenente ou pau amargo está muito na moda hoje em dia, principalmente nas clínicas de emagrecimento. Chamada também de quina, quassia ou cientificamente Quassia ama L, esta planta vem ganhando diversos admiradores.

É uma planta que gosta do clima tropical para crescer e se desenvolver, por isso é encontrada em abundância no Brasil.

Alguns nativos a reconhecem como um poderoso remédio contra os males da anemia e dos problemas de estômago e má digestão, atuando de forma eficaz nas inflamações e infecções.

Pode-se utilizar o pau-tenente de diferentes formas: em lascas, pó, folhas secas, óleo essencial e como erva para ser consumido em forma de chá. Este último vem ganhando diferentes adeptos.

Inclusive, o chá de pau-tenente será o tema que vamos abordar nesse texto de hoje. Você vai conhecer diversas propriedades e benefícios desse remédio natural. Continue acompanhando!

Conheça as propriedades do chá de pau-tenente

O chá de pau-tenente possui muitas propriedades terapêuticas que atuam diretamente na revitalização da saúde.

Rico em elementos como a pectina, quassina e tanino, esse chá age no corpo como um depurativo, antiespasmódico, adstringente, digestivo, anti-inflamatório e anti-infeccioso. Confira um pouco mais de cada ação provocada.

Ação antiespasmódica

A ação antiespasmódica age diretamente nas regiões do sistema digestório, fazendo com que o estômago, útero, intestino e bexiga não tenham ocorrências de espasmos, evitando assim enjoos e desconfortos.

Por conter essa ação, é excelente no tratamento de úlceras gástricas, pois reveste toda a mucosa intestinal.

Ação depurativa

O chá de pau-tenente tem ação depurativa em todo o corpo, ou seja, ela elimina através da urina e de outras secreções todas as toxinas.

Ação adstringente

Emagrecer ainda é o objetivo de muitas pessoas que estão acima do peso. A ação adstringente que essa planta causa pode contribuir para esse processo, pois ela promove de forma gradual a aceleração da queima da gordura corporal.

Ação digestiva

Todos os alimentos que ingerimos são quebrados de forma gradual através de inúmeras enzimas dentro do nosso sistema digestório. O chá de pau-tenente ajuda a manter o equilíbrio das enzimas, facilitando a digestão e absorção dos alimentos.

Ação anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória que o pau tenente oferece ao corpo está ligada diretamente às células e órgãos inflamados, diminuindo assim esses quadros de inflamação e devolvendo a vitalidade a todos eles.

Ação anti-infecciosa

Essa ação anti-infecciosa que o chá de pau-tenente promove é diretamente no nosso sistema imunológico, evitando que possíveis bactérias entrem na nossa corrente sanguínea.

Benefícios do chá de pau-tenente

Já deu para observar que o chá de pau-tenente realmente possui diversas propriedades que trazem os mais variados benefícios para o corpo.

Todos esses benefícios proporcionam uma saúde muito mais estável e equilibrada. Listamos alguns benefícios importantes que essa planta medicinal traz para o corpo. Confira:

  • Tratamento de todo o trato digestório, auxiliando na cicatrização de úlceras estomacais, graças ao revestimento que proporciona na mucosa do estômago;
  • Melhora significativa dos quadros de prisão de ventre, pois com o aumento dos movimentos peristálticos, torna-se mais fácil a eliminação das fezes;
  • Possui um efeito tônico para o estômago, fazendo com que a digestão seja estimulada;
  • Excelente propriedade terapêutica para os diabéticos, pois controla a glicemia;
  • Possui ações antibacterianas, antiparasitárias e anti-infecciosas;
  • Estudos recentes apontaram para uma promissora eficácia contra a leucemia;
  • Totalmente eficaz no combate de parasitas muito conhecidos como o piolho e larva dos mosquitos que depositam em água parada.

Como preparar o chá de pau-tenente?

Se você está com receio de preparar o chá de pau-tenente porque está com medo de ser um procedimento difícil, esquece!

Preparar esse chá é muito fácil.

Basta seguir nossas informações a seguir e você vai fazer seu chá de forma fácil e rápida, sem nenhuma dificuldade.

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 colheres de sopa bem cheia de folhas de pau-tenente;
  • Se quiser pode adicionar limão, adoçante, açúcar ou mel.

Modo de preparo

  1. Ferva toda a água;
  2. Acrescente as 2 colheres de folhas na água fervente e deixe ferver por 10 minutos;
  3. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos sem coar;
  4. Em seguida, apague o fogo;
  5. Coe essa mistura e obtenha o líquido sem as folhas.

Como consumir o chá

Você poderá consumir esse chá de pau-tenente que acabou de fazer de duas a três vezes por dia.

Contraindicações

Segundo alguns estudos observados, mesmo sendo um produto totalmente natural, ainda assim existem algumas contraindicações que devem ser respeitadas.

As mulheres em especial devem receber uma atenção maior ao utilizar essa planta. Mulheres que estejam na menopausa, grávidas ou com algum problema hormonal não devem utilizar essa planta.

Lembre-se sempre de procurar um médico para saber mais sobre qualquer tipo de incômodo que sentir. O médico é o profissional mais indicado para cuidar dos seus desconfortos físicos e essa matéria é de caráter meramente informativo.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */