Beleza Chás Nutrição Saúde

Propriedades e benefícios do chá de pitanga

Anda estressada com a correria do dia a dia, casa de pernas pro ar, trabalho acumulando, crianças fazendo de tudo na escola menos estudando e ainda está percebendo que está crescendo horizontalmente? Ler sobre o chá de pitanga poderá ser benéfico pra você.

Mas por quê?

Porque o chá de pitanga, como o nome já deixa evidente, é proveniente da Eugenia uniflora, nome científico da pitangueira, originária do Brasil e também encontrada na Antilhas, Argélia, China, França e Tunísia, planta que tem propriedades de efeitos relaxantes que deixa o cidadão e a cidadã que a consome calminho, calminho.

“Assim como o maracujá!”

É…

Atente-se que há o mito de que o suco de maracujá deixa as pessoas mais sonolentas, mas é balela.

A folha do maracujá, portanto, o chá de maracujá é que causa o efeito entorpecente e o mesmo se aplica para a pitangueira, são as suas folhas que compõem o chá de pitanga que vai te evitar uma gastrite.

E os meus quilinhos?

Sabe qual é um dos grandes vilões da balança? A ansiedade, o estresse que faz você querer devorar tudo que vê pelo caminho para repor suas energias e te fazer sentir melhor rapidamente.

Se você reduzir a carga de estresse e ansiedade, logo vai conseguir ter força pra dizer “não” e seguir adiante.

Portanto, o chá de pitangueira pode ser um valioso aliado para recuperar a forma, mas claro que não excluirá a necessidade da sua força de vontade. Não tem jeito, não existe milagre. Vai ter que suar esse corpinho.

E o que mais o chá de pitanga pode fazer por mim?

Bem, pode te ajudar a prolonga o viço de sua pele, retardar o aparecimento de rugas, marcas de expressão, coisas do gênero.

E o que faz o chá de pitanga retardar o processo de envelhecimento é o fato de carregar substâncias antioxidantes que impedem parte dos danos provocados pelos radicais livres, átomos “órfãos” que, após ruptura com correntes de elétrons, passam a agir como uma espécie de parasita que enfraquece outras células.

Em termos menos cabeçudos, os antioxidantes complicam a vida dos responsáveis pela decrepitude do seu reflexo no espelho.

Apenas para recapitular até aqui: o chá de pitanga te ajuda a ficar mais calma, a fechar a boca e retarda o envelhecimento.

Nada mal, hein?

Acha pouco?

Calma que tem mais.

Outros benefícios do chá de pitanga

“Dona Eugenia” também é útil para lidar com problemas literalmente mais indigestos, como a diarreia.

O chá de pitanga é diurético.

Outro termo cabeludo.

O que significa?

Nada mais do que a eliminação de água do seu corpo por meio da urina.

Isso ajuda a expurgar mais rapidamente as bactérias que estão promovendo o estrago que faz com que não arrede o pé do trono. Também é um ótimo recurso para quem sofre de inchaço por razão de retenção de líquido.

Por ser diurética, antioxidante e anti-inflamatória, você, que passa por verdadeiros perrengues por causa de cólicas menstruais ou doenças no fígado, agora já conhece outra aliada para melhorar o seu dia.

Lembra do efeito calmante?

Então, além de contribuir para equilibrar a balança, essa característica do chá de pitanga tem o seu valor para os casos de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Além dos problemas citados, o chá de pitanga é benéfico para tratar ou aliviar sintomas de:

  • Asma;
  • Acne;
  • Bronquite;
  • Colesterol;
  • Diabetes;
  • Infecção na garganta;
  • Reumatismo.

Modo de preparo

Lembre que é para se usar as folhas.

  • Coloque a água para ferver;
  • Acrescente 3 colheres de sopa com as melhores folhas da pitangueira;
  • Tampe o recipiente com água e folhas e deixe-o de molho por cerca de 10 minutos.

Ocasiões indicadas para beber o chá de pitanga

O tempo limite de preservação de substâncias importantes do chá de pitanga é de 24 horas.

Considerando que o mais indicado é ingerir até 3 xícaras por dia para que não sofra efeitos colaterais, calcule bem a quantidade de água para que não venha a desperdiçar grande dosagem.

É recomendável que beba o chá de pitanga entre as principais refeições, sendo estas o café da manhã, almoço e jantar.

Contraindicações

É sempre sensato consultar um médico antes de tentar tratar uma doença a base de ervas naturais, especialmente se você for gestante, estiver em fase de amamentação, for criança, adolescente ou idoso.

Se estiver consumindo uma medicação prescrita, suplemento, evite tomar o chá de pitanga antes de informar o seu médico. Também é desaconselhável fazer mistura com outras plantas, isto é, beber diferentes tipos de chá para tentar cuidar de um mesmo problema.

Lembre-se que o chá de pitanga é diurético. Se consumir em excesso, pode comprometer o equilíbrio de seu organismo e ocasionar problemas sérios.

Uma superdose do chá de pitanga pode elevar o nível de potássio no sangue, o que provoca alterações cardíacas.

Considerações finais

O chá de pitanga é recomendado para diminuir os níveis de estresse por ter em suas propriedades efeitos calmantes. Por essa razão, também pode ser usado como um auxílio para manter dietas, já que reduz a compulsão por comida. Acresce que contém poucas calorias, o que evita que o “tiro saia pela culatra”.

Além disso, esse efeito do chá de pitanga é saudável para quem tem problemas de hipertensão ou outros problemas cardiovasculares.

Esse chá é uma substância diurética, estimula a excreção de líquido no corpo por meio da urina, recomendado para tratar crises estomacais, como diarreia e problemas no fígado.

Por ser antioxidante, o chá de pitanga é uma boa indicação para retardar envelhecimento na pele, já que bloqueia alguns danos causados pelos radicais livres.

Também pode ser usado para:

  • Asma;
  • Acne;
  • Bronquite;
  • Colesterol;
  • Diabetes;
  • Infecção na garganta;
  • Reumatismo.

Dosagem excessiva do chá de pitanga pode causar desequilíbrio no organismo de quem o consome, além de elevar o nível de potássio no sangue, o que provoca alterações cardíacas.

Esse conteúdo foi útil para você? Avalie, opine. Aproveite o espaço. Sua opinião é muito importante para nós.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */