Chás Nutrição Plantas Medicinais Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre o chá de Plantago Ovata

Para você que procura um auxílio para ajudar no processo de emagrecimento, para controlar a diabetes, pressão arterial, tratar de prisão de ventre ou acabar com distúrbios intestinais o chá de plantago ovata pode ser exatamente o que procura.

Confira a seguir como o chá de plantago ovata pode lhe ajudar para resolver esses problemas.

O Chá de plantago ovata

A plantago ovata é uma planta de origem europeia, mas que conseguiu se disseminar para outros continentes, sendo possível, inclusive, de ser encontrada no Brasil, por ser uma espécie de erva com capacidade para se adaptar em diferentes ambientes, seja em clima gélido, seja em planícies de calor escaldante.

É provável que um dos motivos da exportação do vegetal que resultou em sua popularização em diversos países se deva as suas qualidades medicinais – atestadas por meio do consumo de líquido fervido com suas sementes, o chá de plantago ovata.

No entanto, apesar da propaganda de seus consumidores a respeito dos benefícios que a planta proporciona ao organismo em que se insere, por longo tempo a prática da ingestão do chá de plantago ovata ocorreu sem uma analise criteriosa dos meios científicos para comprovar se os seus efeitos são de fato comprováveis ou não. O que não demorou muito para ocorrer com o avanço da tecnologia e o resultado, felizmente para os seus consumidores e para você que procura um medicamento natural para facilitar a resolução de seu problema, foi positivo.

Uma curiosidade sobre o chá de plantago ovata é que a tal erva também é conhecida como Psyllium. O nome é derivado do termo grego “psylla”, que significa “pulga”. A relação com o inseto se deve com a semelhança das sementes do vegetal com o parasita detestável.

Sobre os benefícios do chá de plantago ovata

E para analisar os benefícios medicinais do chá de plantago ovata os estudos verificaram de quais propriedades o vegetal é constituído. Mas repare que, diferente de outras plantas, o que é utilizado para a preparação do chá não são as folhas, mas a semente da erva. Por isso, examinou-se fundamentalmente as propriedades da “pulga”.

A semente da plantago ovata é constituída basicamente por fibras e as pesquisas constataram que as referidas são responsáveis, por exemplo, em gerar a sensação de saciedade as quem as consomem. Essa sensação provoca o efeito do consumidor sentir-se satisfeito com as calorias consumidas mesmo se estas forem em menor escala do que o habitual. Sensação que sem dúvida contribui para a promoção e manutenção de dietas; sejam por motivos de saúde, estéticos ou para ambas as frentes.

As fibras das sementes utilizadas para o chá de plantago ovata também colaboram para reduzir a absorção célere de açúcar pelo organismo, resultando em metabolismo mais vagaroso, que influencia no ritmo do armazenamento de gordura.  Ação benéfica não só para a perda de peso, mas para controlar ou evitar picos glicêmicos, diabetes e colesterol.

Há também indícios de que o consumo do chá de plantago ovata seja responsável por resultados significativos quanto aos problemas derivados do mal da prisão de ventre e que também seja capaz de atuar como um agente natural para regular o funcionamento intestinal.

Como as fibras da semente da planta são compostas por hidratos de carbono não digeríveis, elas se deslocam pelo aparelho intestinal sem serem decompostas, auxiliando na excreção dos resíduos metabólicos. Esse processo resulta na formação de um gel que retarda a digestão.

Os estudos notaram que esse aspecto de regulador natural do sistema digestivo também traz benefícios para o tratamento de hemorroidas e diverticulose.

Modo de preparo

Como dito anteriormente, o chá de plantago ovata é feito com a utilização das sementes da planta e não de suas folhas. Para prepara o chá adequadamente para o consumo é preciso seguir essas etapas:

  • Ferver 3 gramas de sementes por 5 minutos, em 100ml de água;
  • Esperar o chá de plantago ovata esfriar até a temperatura preferível para consumo;
  • Coe o chá.

Quantidade e tempo de consumo

É recomendável a ingestão do chá de plantago ovata por 3 vezes ao dia, de preferência, antes das refeições essenciais.

O tempo para manter o consumo diário do líquido é de 1 semana. Caso, após esse período, perceba que não houve os progressos mínimos esperados, o seu caso talvez seja de continuar a ingerir o líquido por mais tempo. Sendo essa a realidade, tenha o cuidado de reduzir o consumo, pois o excesso do chá de plantago ovata pode proporcionar consequências danosas a sua saúde (tema que será abordado a seguir). Alterne os dias de consumo, para 3 ou 4 dias na semana e nunca beba mais do que 3 vezes por dia.

Contraindicações

Alguns grupos de pessoas podem sofrer efeitos adversos ao sorver o chá de plantago ovata:

  • Gestantes;
  • Mulheres em fase de amamentação;
  • Infantos de até 12 anos;
  • Pessoas com obstrução do intestino;
  • Pessoas consumindo medicamentos para o intestino ou antidiarreicos.

Uma superdose do chá de plantago ovata pode acarretar como consequência mais grave o aumento perigoso da pressão arterial em decorrência da elevação do nível de concentração de sódio no sangue. Por isso frisa-se que não é recomendável mais de 3 doses diárias por dia.

Considerações finais

O chá de plantago ovata é uma planta de origem europeia que, devido as qualidades medicinais de suas propriedades e a fácil adaptação em climas diversos, migrou para diversos países sendo possível de ser encontrada no Brasil em farmácias de manipulação, em lojas de produtos naturais e até na internet. Atente-se que a erva também é conhecida como Psyllium.

O chá é indicado para auxiliar em dietas para redução de peso e para tratar ou conter:

  • Colesterol;
  • Diabetes;
  • Prisão de ventre;
  • Problemas gastrointestinais.

Não é recomendado mais do que 3 doses diárias do chá de plantago ovata com o risco, do contrário, de elevar a pressão arterial pelo aumento do nível de sódio no sangue. No caso de ingestão por mais de 1 semana, alterne o consumo para 4 ou 3 dias na semana.

O chá de plantago ovata é contraindicado para:

  • Gestantes;
  • Mulheres em fase de amamentação;
  • Infantos de até 12 anos;
  • Pessoas com obstrução do intestino;
  • Pessoas consumindo medicamentos para o intestino ou antidiarreicos.

O conteúdo foi útil para você? Curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */