Chás Saúde

Chá de poejo: para que serve e como consumir?

Você conhece as maravilhas do chá de poejo para a sua saúde? Não? Então você precisa conhecer! Afinal, nada mais interessante do que cuidar e tratar o nosso corpo a partir de possibilidades mais naturais, não é mesmo? Pois assim garantimos que o efeito não trará resultados que possam ser colaterais.

No entanto, é importante também sempre consultarmos um médico, e não apenas se medicar com um chá, ok? Mesmo que ele seja bom e saudável, existem questões médicas que só um profissional qualificado poderá responder de forma concisa.

Sendo assim, se você está procurando um complemente para os cuidados diários com sua saúde, acompanhe o nosso artigo de hoje e conheça tudo sobre o chá de poejo.

Para que serve o chá de poejo?

Mas, afinal, para que serve o chá de poejo? É isso que vamos te explicar hoje. Abaixo listamos todos os benefícios para você incluir hoje mesmo esta infusão em sua dieta.



Benefícios do chá de poejo

Expectorante natural

O chá de poejo é um potente expectorante natural, agindo na expulsão de secreções que possam estar incomodando o nosso sistema respiratório. Desse modo, é muito indicado em casos de sinusite e tosse, por exemplo.

Além disso, essa infusão é interessante para qualquer resfriado ou gripe, já que auxilia o organismo na expulsão da congestão, “limpando” o nosso sistema respiratório. A partir disso, o nosso corpo passa a se recuperar mais rapidamente e o nosso sistema imunológico se fortalece.



Vermífugo natural

Os vermífugos são importantes para manter a saúde do nosso organismo sempre em dia, não é mesmo? Portanto, que tal usufruir deste efeito sem necessariamente utilizar algum produto farmacêutico?

Desse modo, experimente beber o chá de poejo, uma vez por dia, e garanta a limpeza do seu organismo de modo eficiente e rápido.

Antiespasmódico

Seja para dores no estômago, ou cólicas menstruais, por exemplo, a infusão proveniente de poejo é capaz de diminuir expressivamente os espasmos causadores dessas dores abdominais. Além de relaxar o organismo como um todo, desencadeando um efeito de alívio quase que imediato.

Auxilia na digestão

A digestão também é melhorada quando você passa a consumir o chá de poejo. Melhorando o processo digestivo de maneira geral, além de tratar gases, por exemplo. Diminuindo assim, gradativamente, o excesso de inchaço proveniente deste tipo de problema digestivo.

Auxilia no tratamento da febre

Por contar com efeito sudoríparo, o chá de poejo é um forte aliado no tratamento contra a febre. Beber um copo do chá já é suficiente para proporcionar e estimular o suor corporal. Como consequência, as temperaturas elevadas passam a diminuir, gradativamente, na medida em que o suor passa a ser produzido e eliminado.

Efeito sedativo

Além de todos esses benefícios é este chá que poderá te auxiliar na luta contra as noites mal dormidas. Afinal, o efeito sedativo e relaxante do chá de poejo é capaz de tranqüilizar o corpo, a fim de desfazer os sintomas da insônia.

Basta um copo da infusão morna antes de deitar e você sentirá, gradativamente, os efeitos satisfatórios deste chá.

Efeito cicatrizante

Por fim, você ainda pode utilizar o chá de poejo para a finalidade cicatrizante. Para isso, basta fazer a infusão com 1 colher de sopa de poejo e 1 xícara de água filtrada. Assim que a mistura amornar, basta coar e aplicar no machucado, delicadamente.

O efeito cicatrizante é rápido, acalma a pele e trata diversos tipos de lesões.

Como consumir o chá de poejo

Agora que você já pode conhecer todos os benefícios do chá de poejo, é hora de aprender a consumir, não é mesmo? Afinal, é possível acrescentar ainda outras possibilidades de ingredientes deliciosos e poderosos para potencializar diversos tratamentos.

Receita de chá de poejo com gengibre

Se você quer baixar a febre e revigorar o corpo, a fim de garantir a disposição ao longo do dia, o chá de poejo com gengibre é, sem dúvidas, a opção mais interessante. Assim você mantém o corpo “calmo”, ao mesmo tempo em que proporciona a energia necessária para manter a ativa durante todo o dia.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de poejo fresco;
  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado.

Modo de preparo:

  • Ferva a água filtrada.
  • Acrescente o poejo e o gengibre.
  • Abafe a infusão e aguarde 10 minutos.
  • Em seguida, coe e beba 1 xícara por dia.

Receita de chá de poejo com mel

O mel é, sem dúvidas, um dos mais poderosos aliados da saúde respiratória. Desse modo, que tal potencializar o chá de poejo com este produto natural maravilhoso, não é mesmo? A receita é bem simples, acompanhe:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de poejo seco ou fresco;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  • Ferva a água filtrada normalmente.
  • Acrescente o mel e misture bem.
  • Desligue o fogo e acrescer o poejo fresco ou seco.
  • Tampe a sua xícara e aguarde a infusão agir por, pelo menos, 10 minutos.
  • Em seguida, coe e beba o chá assim que atingir uma temperatura agradável.

Receita de chá de poejo com laranja

E quando falamos em fortalecer o nosso corpo e a nossa imunidade, lembramos de quem? Isso mesmo! Da vitamina C presente na laranja. Portanto, potencialize o seu chá de poejo com essa possibilidade. Acompanhe:

Ingredientes:

  • 1 laranja média;
  • 1 colher de chá de poejo seco ou fresco;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

  • Descasque a laranja e esprema o suco em um copo e reserve.
  • Ferva a água filtrada, com as casca de laranja.
  • Deixe cozinhar por 5 minutos.
  • Em seguida, desligue o fogo e coe a água fervida.
  • Misture essa água com o suco da laranja.
  • Acrescente a colher de poejo e abafe por 10 minutos.
  • Feito isso, coe o chá e beba ainda morno.

Viu só? Com algumas receitinhas simples você já poderá usufruir de todos os benefícios do chá de poejo! Aproveite!

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.