Chás Saúde

Para que serve o chá de quinaquina? Descubra aqui!

Se você é uma pessoa mais adepta da ciência naturalista e prefere a cura pela natureza, muito provavelmente conhece essa poderosa planta. Se não, não se preocupe! Hoje é um ótimo dia para se entender o que é essa planta, o chá de quinaquina e todos os benefícios que você tem a ganhar.

Só que antes de mais nada, para prosseguir com essa matéria, é importante que você entenda que a cura pela natureza é uma ciência real. Há pessoas que preferem sua forma de tratamento e é necessário que isso seja respeitado, porque muitos cientistas acabam menosprezando essa forma de conhecimento. Claro que isso pode acarretar em perda de benefícios para a ciência médica, mas isto já é outra discussão.

O importante aqui é entender o que é, para que serve e seus benefícios com o devido respeito a comunidade naturalista, certo?

O que é a quinaquina?

Concordamos que antes de apresentar o chá de quinaquina é importante entender o que é a planta, não? Pois bem, é essencial que se conheça o ingrediente que compõe seu chá, porque isto te ajudará a ter uma ideia de que forma ele pode te ajudar.

Obviamente que também será falado quais são os benefícios que o chá pode oferecer e em quais partes do organismo essa planta atua principalmente.

Esta planta é nativa de áreas montanhosas, não cresce em lugar árido e é comum no clima tropical da América Latina e do Sul, chegando a medir até 30 metros de altura. Suas partes mais utilizadas na gastronomia e medicina são as folhas e a raiz, que é onde se concentram seus valores energéticos, proteínas, minerais e nutrientes mais importantes.

Suas propriedades principais estimulam a região do estômago, intestino e fígado, assim sendo, dentre suas principais ações estão:



  1. Tonificante;
  2. Adstringente;
  3. Cicatrizante;
  4. Febrífuga;
  5. Antimalária.

Ela recebe diversos outros nomes que podem ser adotados de diferentes formas pelo Brasil afora, mas as duas mais conhecidas da planta quinaquina são quina e murta do mato. Logo, ela é fácil de se conseguir em feiras mais naturais e pequenos mercados, sobretudo aqueles que trabalham apenas com produtos sem pesticidas. Não se preocupe, pois seu chá de quinaquina ficará excelente depois do preparo e só terá bons resultados a oferecer.

Para que serve o chá de quinaquina afinal?

Até agora a matéria só falou muito e pouco explicou para o que realmente serve o chá de quinaquina, não? Então, está mais do que na hora de dizer para que ele serve afinal, pois a curiosidade matou o gato e ninguém aqui precisa viver de mistério.

Essa enrolação toda até agora, não significa que ela tenha uma ação de difícil compreensão e provavelmente não serve para você. Pelo contrário, ela tem uma atuação bastante simples e poderosa no organismo e pode ser bastante útil para proteger o organismo.

Ela é extremamente indicada para os casos de anemia, febres e inflamações de qualquer tipo, pois suas ações permitem que ela consiga controlar e acalmar o organismo, auxiliando os anticorpos nesta batalha contra o corpo estranho.

O chá de quinaquina também é perfeito para quem está com infecção urinária, porque limpa toda a região e ajuda os rins em seu trabalho. Essa limpeza é bastante importante e ajuda a regular todo o resto do organismo, afinal, este órgão é essencial para nossa sobrevivência.

Serve também como protetor hepático e não permite que o fígado crie muita gordura e, por consequência, seu excesso. Além de ser um excelente antidiabético, porque abaixa os níveis de açúcar presentes no organismo e ainda pode precaver os pacientes de diabete a ter a diabetes tipo II.

Só não vá achando que ela serve só para isso não, ela ainda pode ajudar muito na estética e cicatrizar machucados de forma mais rápida e eficaz e, ainda, pode prevenir e reduzir a queda de cabelo. Dessa forma, o chá de quinaquina só tem benefícios a te oferecer em qualquer situação.

Contraindicações

Mas como tudo que é bom dura pouco e, nesse caso, pouquíssimo, até mesmo o chá de quinaquina tem suas contraindicações. Afinal, tudo na vida tem algo bom e ruim a oferecer para qualquer um. Desse modo, não é indicado que mulheres grávidas bebam o chá, porque ele oferece substâncias abortivas.

Entretanto, mulheres que estão amamentando podem saborear o chá sem problema nenhum, o nível de substância não chega a ser tóxico para o bebê através do leite. Para crianças não se é recomendado dar o chá pois podem causar surdez e hipoplasia do nervo óptico.

É importante ter em mente, também, que a quantidade e o exagero podem ser um risco, não exagere a dose e não coloque mais que o essencial. O excesso desse tipo de planta está relacionado a paralisia, cegueira, convulsões, anemia aguda, problemas cardíacos e, em casos extremos, morte.

Portanto, cuide-se da forma devida, encontre a cura pela natureza através do chá de quinaquina, só não se esqueça de procurar um médico também e juntar isto ao tratamento. Os remédios existentes são bastante potentes e se utilizados juntos com a cura natural e caseira, podem ter sua capacidade aumentada.

Não arrisque quando o assunto é saúde, informe seu médico a respeito desse tipo de tratamento, assim, ele escolherá remédios que não te farão mal com relação ao uso da erva. Lembre-se que ele é especialista e estudou anos para atender seu caso, só não faça nada que interfira no tratamento dele.

Agora, se for usado como forma de prevenção, uma a duas xícaras são indicadas ao longo do dia para que não se tenha maiores problemas com relação a esta forma de cura. Tudo isto esta aqui para te ajudar a melhorar e prevenir seu organismo, junte isto a exercícios físicos e uma ótima alimentação com base em frutas, verduras e legumes e nenhum vírus ou bactéria terá chance contra seu organismo protegido.

Receita de chá de quinaquina

Vamos combinar que não adianta nada apresentar todos esses benefícios, explicar o que é e para que serve, se nem uma receitinha for explicada, certo?

Dessa maneira, a receita de chá de quinaquina apresentada a seguir é uma das mais simples e eficazes que existe, a medida é boa e sem exageros, prevenindo tudo que foi dito anteriormente e sem causar danos para sua saúde. Até porque, ninguém aqui quer que você fique pior ou sinta-se mal ao tentar cuidar do seu corpo de forma natural.

Para tanto, em uma panela ou chaleira grande, coloque um litro de água e duas colheres de sopa de folhas dessa erva, pode ser picada ou inteira, vai do seu gosto. Ligue o fogo e deixe ferver por dez minutos, depois desligue e abafe por mais cinco minutos.

Em seguida, coe a mistura, deixe o chá esfriar um pouco e saboreie quando estiver morno. Isto tudo ajudará seu corpo e irá acalmar uma alma agitada, aproveite e se cuide muito bem para evitar maiores problemas no futuro.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */