Maternidade

Chá de Revelação: dicas e ideias criativas para organizar o seu

Chá de Revelação

O Chá de Revelação vem sendo utilizado cada vez mais por pais e mães que, através de uma festa com muitas brincadeiras e decoração, escolheram contar, ou descobrir juntos, o sexo do bebê.

O Chá de revelação vem ganhando mais força no Brasil nos últimos cinco anos. Ele surgiu nos Estados Unidos, e foi muito bem aceito pelos brasileiros. É considerada a primeira festa do bebê, antes mesmo do nascimento. Muitos pais costumam fazer o Chá de Revelação no início da gravidez, assim que for possível descobrir o sexo do bebê, e o tradicional chá de bebê, no final da gravidez.

O começo da brincadeira

Na maioria das vezes, os pais também não sabem o sexo do bebê, e irão descobrir junto com os convidados durante o Chá de Revelação. Para que isso aconteça, é escolhido um amigo, um parente ou a própria decoradora da festa para ser o guardião do segredo, e contando, também, com a colaboração do médico responsável pelo ultrassom.

O convite

O convite para o Chá de Revelação deverá ser divertido e criativo, como a festa, e baseado no tema escolhido e nas cores que serão utilizadas na decoração.

A decoração da festa

A decoração usada mescla rosa e azul. Também poderão ser utilizadas cores em tons pastéis como o amarelo, verde-água, bege, rosé, cinza e lilás. Espalhe as cores nos copos, pratos, toalhas, guardanapos e nas bandejas. Casais são os pontos fortes na escolha da decoração:

  • Ursinhos
  • Corujinhas
  • Passarinhos
  • Coelhos
  • Sapinhos
  • Pôneis
  • Cegonhas

Utilize muitos balões, bolas, luzes rosa e azuis, laços de cetim, nuvens, criando, assim, um ambiente lúdico e singelo.

Itens que também poderão compor a decoração do Chá de Revelação, fazem parte de uma das brincadeiras usadas para relevar o sexo do bebê.

  • Usar uma caixa decorada com silhuetas de meninas e meninos, contendo bexigas rosas ou azuis. Na hora em que os pais a abrirem, elas sairão voando.
  • Os bexigões, usados nas festas infantis onde são colocados doces, balas e pirulitos, poderão ser preenchidos com papel picado com a cor que representa o sexo do bebê. Quando os pais a estourarem, caíra uma chuva de papel rosa ou azul.
  • Pequenos quadros com os nomes escolhidos para menina ou menino, poderão ser colocados na mesa do bolo, ou espalhados pelas paredes.

As brincadeiras

O Chá de Revelação é bem parecido com o tradicional chá de bebê. O que o diferencia são as brincadeiras que farão parte da festa, no intuito de descobrir o sexo do bebê. É fundamental a participação dos convidados na festa; para isso eles deverão ser estimulados com brincadeiras criativas.

Quadro de apostas

Utilize um quadro negro, dividindo-o em duas partes: um lado para menina, o outro para menino. Deixe marcadores ao seu lado para que os convidados possam fazer a sua aposta. Os marcadores poderão ser laços para as meninas e bigodes para os meninos.

Placas de palpites

Distribua plaquinhas decoradas de acordo com o sexo do bebê entre os convidados e vasos rosa e azuis onde eles possam colocar a placa, expressando, assim, o seu palpite.

Votos

Na brincadeira da votação, são utilizados vasos de vidro transparentes e distribuídas pedrinhas rosa e azuis entre os convidados, que as depositarão nos vasos. Ao final, será feita a contagem dos votos.

O que servir no chá de revelação?

Na maioria das vezes, o Chá de Revelação é realizado no período da tarde. São várias as opções de cardápio, e geralmente não é muito diferente do tradicional chá de bebê.

Salgados

As opções tradicionais sempre agradam muito aos convidados: coxinha, rissoles, pérolas de queijo, empadas, pães de queijo, canudos recheados com creme de camarão ou creme de palmito e croquetes de camarão e bacalhau.

Tortas salgadas

As tortas de palmito, frango e legumes, entre outras, geralmente são servidas no Chá de Revelação. As tortas frias também são uma boa opção, principalmente, se no seu recheio, forem utilizadas as cores rosa e azuis.

Sanduíches

Os sanduíches poderão ser servidos nos mais variados tipos de pães, como baguetes, francês, de forma e ciabatta, e diversos recheios como presunto, queijos, salame e patês de sabores diferentes.

Doces

Os doces geralmente são decorados nas cores rosa e azul. Poderão ser servidos cupcakes, biscoitos decorados, minibombas, popcakes, macarons, bombons e docinhos variados.

Bebidas

Sucos naturais, chás, refrigerantes, águas aromatizadas e bebidas alcoólicas.

O bolo revelação: a estrela da festa

A maneira mais utilizada no Chá de Revelação para divulgar o sexo do bebê é através do bolo da festa. O sexo do bebê fica escondido com o guardião do segredo, que poderá ser um parente, um amigo ou com o encarregado da decoração da festa, e dentro do bolo.

Geralmente o bolo é branco por fora, ou em tons de rosa e azul. Somente na hora em que é cortado, o segredo é revelado. Os bolos mais confeccionados são aqueles com a massa ou o recheio na cor que simboliza o sexo do bebê.

Lembrancinhas

Como o sexo do bebê ainda está em segredo, as opções de lembrancinhas são bem menores, e não poderão ser personalizadas. Investir em docinhos como lembrancinhas no Chá de Revelação, é uma ótima opção. Algumas sugestões são:

  • Pequenas mamadeiras nas cores rosa e azul, contendo balinhas coloridas, que poderão também fazer parte da decoração da mesa, e distribuídas aos convidados no final da festa.
  • Os convidados também poderão ser presenteados com macarons, nas cores rosa ou azul.
  • Os cupcakes, por serem bem decorados, possibilitarão uma infinidade de modelos.
  • Os doces caseiros, como o de leite, abóbora, cocada mole, poderão ser colocados em potes de vidro e tampados com pequenos pedaços de tecidos nas cores rosa e azul.
  • Biscoitos confeitados com pequenas chupetas, alfinetes de fraldas, gravatinhas borboleta e body, nas cores rosa e azul e também mesclados com cores em tons pastéis.

Como o sexo do bebê é mantido em segredo até o final da festa, a maioria dos pais não sabe ao certo o que pedirão de presente aos convidados para o Chá de Revelação. Então, o mais sensato seria pedir fraldas e artigos de higiene, que servirão para ambos os sexos.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */