Chás Saúde

Para que serve o chá de rosa branca?

Normalmente a rosa é associada ao amor. Dia dos namorados, aniversários, datas comemorativas e lá vão os buquês e enfeites com rosas. E tem alguma coisa a ver. Diz a mitologia grega que, após uma briga com Adônis, Vênus pôs-se a chorar e, de suas lágrimas, nasceram as rosas vermelhas. Antes, todas eram brancas.

Mas, as rosas não tonificam apenas o amor. O chá de rosa branca é poderoso aliado da saúde e tem inúmeras utilidades, algumas já comprovadas pela ciência. Para a mulher, então, a rosa branca é uma companheira fiel e pode tratar vários sintomas femininos, que vão da pele aos olhos.

A briga de Vênus com Adônis já mostra que o conhecimento humano sobre a rosa vem desde tempos bem antigos. No Oriente, entre os japoneses, a mulher costumava embebedar e embelezar o corpo com o banho de rosas antes de iniciar-se no amor e no sexo.

Cuidado, busque a rosa verdadeira

Na verdade, estudos científicos e observações empíricas revelam que o chá de rosa branca é importante afrodisíaco, além de deixar a pele bem mais macia e cheirosa, após um bom banho de imersão.

Neste caso, também faz a limpeza da pele e tem efeito relaxante. Quando ingerido, pode funcionar como calmante, acalma a bronquite, serve como alívio às dores na garganta e, com propriedades anti-inflamatória, é poderoso desinfetante para as vias urinárias.

Não pense, porém, que é possível ir na primeira floricultura e comprar uma dúzia de rosas para preparar o seu chá de rosa branca. A verdadeira Rosa Alba L, pertencente à família Rosaceae, resulta de plantio orgânico e não dá em estufa. Ela precisa do sol para sua boa formação.

Aplicações mais conhecidas

Algumas das aplicações mais conhecidas do chá de rosa branca:



  • Banho em crianças exige apenas certa quantia de pétalas na banheira
  • Lábios ressecados podem ser tratados com o mel sobre as pétalas
  • Conjuntivite e irritação nos olhos podem ser tratadas com o chá diluído na mesma quantidade de água; enxágue os olhos e faça compressa
  • A limpeza da pele pode ser feita com lavação do local com chá morno
  • O chá para beber pode ser tomado até três vezes ao dia

Além do perfume, efeitos curativos

O chá de rosa branca possui muitas ações ao ser bebido, muitas delas já com estudos científicos comprovados. Funciona como calmante, contra a prisão de ventre, inflamação nos olhos, laxativa, digestiva e até mesmo anti-inflamatória.

Neste caso, é utilizada para tratar inflamações no útero e nos rins, nos olhos e inclusive para desinfetar ferimentos. Também pode ser usado para doenças oriundas do sistema nervoso, como ansiedade.

Dessa forma, seu leve perfume suave, que tão bem conhecemos com o emprego em sabonetes, cosméticos e cremes hidratantes, também é utilizado como efeitos curativo e preventivo, devido às muitas propriedades escondidas em suas pétalas.

Excelente para uso feminino

Algumas descobertas de cientistas chegaram mesmo a surpreender antigos seguidores do chá de rosa branca como medicamento. Uma das pesquisas mostrou efeito extraordinário sobre o staphylococcus aureus e o escherichia coli.

A ação anti-bactericida da rosa branca foi comprovada também para o uso em mulheres, com resultados positivos na lavagem vaginal. Ela age como desinfetante e calmante para irritações da mucosa, causadas pelo suor e o calor.

Não se esqueça de, primeiro, lavar bem as pétalas para preparar o seu chá de rosa branca. Feito isso, coloque cerca de uma dezena de pétalas em um recipiente com um litro de água para ferver durante cinco minutos.

Desligue o fogo e deixe a mistura, bem fechada, descansar por algum tempo. Quando chegar à temperatura suportável e agradável para beber, acrescente mel ou açúcar a gosto e beba, de preferência por duas vezes ao dia. Uma delas à noite.

Enxágue do corpo após o banho

Faça o mesmo caso vá utilizar o chá de rosa branca para compressas. Após fervida a mistura de água e pétalas, deixe-a descansar, sempre com o recipiente bem fechado, até chegar à temperatura suportável para o corpo.

Com uma gaze ou algodão, umedeça no chá e aplique suavemente sobre e pele a ser tratada por um quarto de hora.

E preste muita atenção. Este é o mesmo processo para lavar e aplicar sobre o rosto ou, mesmo, enxágue do corpo após o banho. Você vai verificar que tanto um como o outro – o rosto ou o corpo todo – ficarão mais leves, hidratados, bem cheirosos e agradáveis de tocar.

Na secagem, perde 60% das vitaminas

Os trabalhos de pesquisa em laboratórios também têm demonstrado que não só as pétalas da rosa branca podem ser utilizadas. Também seu caule e botões possuem excelente ação sobre o organismo.

Um dos elementos naturais mais importantes encontrado é a vitamina C, indispensável para o organismo absorver minerais como o ferro.

Também foi descoberto que, no processo de secagem, a rosa branca perde até 60% da sua vitamina C. Por isso, é conveniente e aconselhável utilizá-la ainda crua, antes de secar. Assim, torna-se excelente para a defesa de ossos e saúde da pele, além do sistema imunológico.

Uso deve ser ininterrupto

A saúde da pele, aliás, é uma das grandes vantagens do chá de rosa branca. Isso graças à ação das vitaminas A e E, importantes antioxidantes, conjuntamente com a hidratação. Sua pele vai brilhar com este remédio caseiro, que é tonificante e também age contra erupções da pele.

A ação dos antioxidantes vai retardar seu envelhecimento prematuro. Também age contra a ação do sol sobre a pele. Para obter todos esses benefícios, porém, há a necessidade do uso do chá por vários dias ininterruptos.

Tônico natural, retarda o envelhecimento

Além das vitaminas A e E, o chá de rosa branca extrai igualmente do vegetal a vitamina C, outro antioxidante natural que age bloqueando ações de toxinas e radicais livres. Ou seja, retardando o envelhecimento e aparecimento de rugas.

É sabido também que a vitamina C é auxiliar importante ao sistema imunológico natural do organismo, ajudando na produção do colágeno, que atua para o bem da pele e dos cabelos.

Ou seja, atuando também sobre o fígado e vesícula, o chá de rosa branca torna-se auxiliar de primeira ordem na defesa do seu organismo. Então, não exagere – não se conhece contraindicações – e aproveite todos os benefícios saudáveis deste poderoso tônico natural.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */