Chás Saúde

Chá de rosas, seus benefícios, propriedades e formas de consumo

Estas flores são, certamente, as mais presenteadas, principalmente para as pessoas amadas. Mas você sabia que também é possível fazer um maravilhoso chá de rosas com elas?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Algumas variedades desta flor são comestíveis e, desde que você tome cuidado com o histórico de uso de agrotóxicos, têm o poder de trazer diversos benefícios para você.

Quer saber mais?

Continue lendo nosso texto e saiba tudo sobre o chá de rosas, incluindo como prepará-lo, consumi-lo, como secar suas próprias pétalas em casa e todas as vantagens que o consumo de rosas trazer para sua saúde e o seu dia a dia.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

As maravilhas do chá de rosas

Embora as flores sejam mais conhecidas pelo perfume ou por seu uso ornamental, o chá de rosas está cheio de benefícios para a sua saúde. Além de lindas, elas são ricas em vitamina C.

E este chá pode ser preparado com facilidade, enchendo sua casa de um aroma delicioso e presenteando seu paladar com um gosto único. Isso tudo ao mesmo tempo em que melhora sua saúde em diversos aspectos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Uma das flores mais versáteis que existem, quase todas as rosas que você conhece são comestíveis.

Porém, fique alerta para uma dica preciosa: você encontrará mais sabor naquelas que também são mais perfumadas. Assim fica mais fácil de se guiar quando for escolher as rosas para o seu chá.

Embora essa seleção possa parecer simples, tome cuidado. Sempre leve em conta que as rosas presentes em floriculturas provavelmente tiveram contato com agrotóxicos e estes podem ser muito prejudiciais à sua saúde.

Portanto, tente optar por comprar pétalas em lugares especializados em produtos naturais ou plantar suas próprias rosas. Assim, garantirá a distância de substâncias químicas indesejadas no seu chá.

Caso opte pela utilização das pétalas frescas na hora de preparar seu chá de rosas, lembre-se de lavá-las e retirar a base de cada pétala. Se mantiver aquela área, geralmente descolorida ou até levemente esverdeada, ela pode conferir um gosto mais amargo e potencialmente indesejado ao seu chá.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O consumo de chá de rosas pode ajudar de formas diversas e melhorar a sua saúde, porém, fique alerta para a cor da rosa escolhida. Algumas têm novos efeitos que não são encontrados nas demais. Entre seus principais benefícios, podemos citar:

  • Potencial diurético;
  • Antioxidante poderoso;
  • Diminui a insônia;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Melhora a saúde e aspecto da sua pele;
  • Efetivo em melhorar seu sistema respiratório durante resfriados e gripes.

Como preparar o seu chá de rosas

A preparação de um chá de rosas pode ser bastante simples, porém, lembre-se que não é aconselhável tomá-lo durante a manhã.

Assim como outros chás que podem ter efeito calmante, este pode provocar sono e diminuir seu desempenho durante o dia. Por isso, prefira consumi-lo a noite ou no fim da tarde, quando já não tiver muitas tarefas pendentes.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Para a sua preparação você precisará de:

  • Pétalas de rosa (1 a cada 100 ml, aproximadamente);
  • 1 litro de água;
  • Açúcar ou mel para adoçar, se desejar.

Para prepará-lo, basta seguir alguns passos simples:

  1. Deixe a água levantar fervura e desligue o fogo;
  2. Acrescente 10 pétalas de rosa;
  3. Tampe a panela e aguarde cerca de 10 minutos;
  4. Coe;
  5. Adoce a gosto e beba ainda quente.

Sem adoçar, essa mesma mistura pode ser usada para banhos, lavar o rosto ou mesmo para compressas. Em todos os casos, seu uso mais efetivo é ainda morno.

As pétalas de rosas também podem ser misturadas com a base de outros chás, encorpando ambos os sabores.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Embora o chá possa ser preparado com as pétalas de rosa ainda frescas, algumas pessoas preferem mantê-las secas para garantir uma durabilidade maior.

Se este for o seu caso, você pode comprar as pétalas já secas em lojas de produtos naturais ou, ainda, secar as suas em cara através de um processo simples:

  1. Selecione as melhores pétalas da flor;
  2. Lave bem e aguarde que sequem;
  3. Retire a base da pétala (aquela área esverdeada ou descolorida; ela pode amargar seu chá);
  4. Se tiver certeza de que elas já estão sem gotículas de água, armazene-as em um saco plástico próprio para comida, fechado;
  5. Mantenha em um lugar quente, seco e preferencialmente escuro;
  6. O tempo de secagem dependerá da temperatura e de quão seco está o ambiente. O tempo máximo é de uma semana.

Cuidados essenciais

Certifique-se do uso de espécies apropriadas para consumo quando for preparar o seu chá de rosas ou decidir usar esta flor para preparar ou decorar algum prato.

Isso é muito importante de se levar em consideração, já que nem todas elas poderão oferecer os benefícios que você espera.

Não se esqueça de lavar bem as pétalas quando for preparar seus chás. Jardineiros e floristas podem tentar espantar os insetos usando produtos químicos que você não quer que estejam presentes no seu chá.

Busque saber a procedência para evitar o consumo de flores que tiveram contato com agrotóxicos.

Se você tiver algum tipo de alergia a flores, é importante evitar o consumo e consultar seu alergista. Normalmente as alergias estão relacionadas ao pólen, mas quando o assunto é a sua saúde, todo cuidado é pouco.

Uma dica recorrente é a de jamais consumir nenhum tipo de chá por muito tempo seguido. Isso pode fazer com que ele perca os efeitos positivos temporariamente e passe, inclusive, a oferecer efeitos indesejados.

Idosos, grávidas, bebês, crianças pequenas, lactantes e pessoas com doenças crônicas não devem consumir o chá de rosas sem antes consultar um médico.

É importante tomar cuidado, já que alguns organismos podem reagir de formas adversas a alguns componentes.

Considerações finais

A rosa é mesmo a rainha das flores. Suas serventias podem ser inúmeras. Além de decorar sua casa e deixar ela com um cheiro delicioso, você pode contar com essas flores lindas para preparar um delicioso chá de rosas.

E mesmo ele tem diversas utilidades: desde o consumo até a aplicação tópica para melhorar o aspecto da sua pele.

A flor é, realmente, muito versátil e ajuda tanto o ambiente quanto na sua aparência e qualidade de vida. Não deixe de experimentar esse chá delicioso!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */