Chás

Chá de ruibarbo: benefícios, propriedades e principais usos

Você já escutou em algum lugar falarem a respeito de uma planta chamada ruibarbo? Certamente sua avó conhece essa planta, que há muito tempo é utilizada para toda uma sorte de coisas, de receitas. Remédios naturais, feito com plantas que podemos encontrar por aí, são excelentes para a saúde. O chá de ruibarbo é um exemplo evidente disso.

Quer saber mais informações a respeito do chá de ruibarbo? É só ler esse artigo até o final.

O que é o ruibarbo?

Oriunda da região do Sudeste Europeu, a planta chamada ruibarbo é pertencente à família das Polygonaceas e apresenta o nome científico Rheum tanguticum, sendo popularmente famosa também como ruibarbo da China, ruibarbo do campo ou ainda ruibarbo palmado.

Ela nada mais é do que uma erva anual, que produz pequeninas flores de coloração branca ou em tom esverdeado, enormes folhas ásperas e palmadas, portando fruto aquênio. Esse vegetal é detentor de propriedades medicinais que podem proporcionar diversos benefícios para a pessoa que o ingere.

O ruibarbo é uma planta medicinal. Ele possui um potente efeito estimulante e digestivo, usado sobretudo no tratamento da prisão de ventre, por causa do seu efeito laxante.

Essa planta é utilizada no formato de chá, porém igualmente pode ser acrescentado em sobremesas ou em geleias.

Ele na realidade é originário da Sibéria, ou seja, de climas muito frios. No entanto, com o passar o tempo, seu uso e cultivo se espalhou pela Europa e daí para o mundo. Muito parecido com o aipo, o chá de ruibarbo tem a capacidade de proporcionar formidáveis benefícios para corpo humano se consumido em uma dieta apropriada.



Benefícios e propriedades do chá de ruibarbo

Elencamos abaixo alguns dos benefícios e propriedades do chá de ruibarbo.

Emagrecimento

O chá de ruibarbo possui baixas calorias e frequentemente é indicado para indivíduos que estão fazendo esforços para poder emagrecer, porém de modo a não perder a sua saúde. 100 gramas de ruibarbo tem somente 21 calorias, por isso sinta-se à vontade para consumir o ruibarbo sem engordar nenhum quilo.

O efeito que as inúmeras substâncias orgânicas no ruibarbo exerce em cima do metabolismo corporal também pode elevar expressivamente a taxa de queima de gordura corporal, auxiliando-o a emagrecer de um outro jeito.

Trata doenças cardíacas

O chá de ruibarbo é totalmente isento de gordura e colesterol e não significa um perigo para a saúde cardiovascular. Ele pode realmente de fato elevar os níveis de colesterol bom, por causa da existência de fibra dietética, que é famosa por retirar o excesso de gordura das paredes dos vasos sanguíneos e das artérias.

Além do mais, o gigantesco contingente de antioxidantes contidos no ruibarbo faz com que os radicais livres não causem doenças do coração e uma grande diversidade de outros problemas de saúde perigosos.

Auxilia na digestão

Nosso sistema digestor cumpre um grande papel em nossa saúde geral, por isso é crucial permanecer com o sistema digestivo saudável e reguladinho. A alta quantidade de fibra vislumbrada no ruibarbo pode garantir um sistema digestivo em perfeito estado, facilitando a defecação e garantindo que os movimentos do intestino sejam suaves e regulares.

O chá de ruibarbo tem sido comumente utilizado como um remédio para a constipação, mas só recentemente foi descoberto por que ele teve um efeito tão potente. Ao amainar a constipação e outros males digestivos, você pode se livrar de um leque variado de distúrbios gastrointestinais mais severos, incluindo inchaço, cãibras e até câncer colorretal.

Previne o mal de Alzheimer

A mais importante vitamina do ruibarbo é, na verdade, a vitamina K, que exerce um papel muito relevante no cérebro e na saúde neural. Pode prevenir a degeneração das células cerebrais e estimular a atividade de cognição, ajudando assim a retardar ou mesmo prevenir o surgimento do mal de Alzheimer.

Melhora a saúde óssea

Juntamente com sua função de proteção do cérebro contra a degeneração dos neurônios, a vitamina K também é catalisadora da atividade osteotrópica, o que quer dizer que incentiva o crescimento e o reparo ósseo. Aliado com a abundante proporção de cálcio e outros minerais evidenciados no ruibarbo, a planta em sua totalidade é um importante protagonista na proteção dos ossos.

Previne o câncer

Antioxidantes têm sido largamente pesquisados nos últimos tempos por conta do seu poder de neutralizar os temidos radicais livres. Os radicais livres por sua vez são oriundos do metabolismo das células que vão instigar as células saudáveis ​​a sofrer mutações ou morrerem, diversas vezes culminando em um câncer ou outras mazelas que são crônicas.

O ruibarbo é uma excelente fonte de um composto chamado de beta-caroteno e outras substâncias polifenólicas, como, por exemplo, a luteína e também a zeaxantina, que agem de maneira parecida com a vitamina A, dando maior proteção para pele, para os olhos contra os impactos negativos dos radicais livres.

Uma quantia razoável de antioxidantes na sua alimentação pode auxiliar a impedir o envelhecimento precoce, catarata, degradação dos músculos e surgimento de rugas.

Melhora a circulação sanguínea

As quantidades residuais de cobre e ferro achadas no ruibarbo são o bastante para fomentar a produção de novos glóbulos vermelhos, ampliando a totalidade de glóbulos vermelhos no organismo, assim como a oxigenação para áreas fundamentais do corpo, aprimorando desse modo a sua funcionalidade e acelerando o metabolismo global do corpo.

Trata o diabetes

A presença de um composto chamado rhaponticin no ruibarbo ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue nas pessoas e, assim, ajuda a prevenir a condição de diabetes.

Melhora a visão

Chá de ruibarbo contém vitamina C e luteína, que são compostos que são muito benéficos para uma boa visão.

Trata os sintomas da perimenopausa

Esta incrível planta também pode ajudar com sintomas de perimenopausa, reduzindo as ocorrências de ondas de calor, devido à presença de fitoestrógenos.

Cuidados com a pele

Chá de ruibarbo sendo rico em vitamina A, um antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e, portanto, atrasa os sinais de envelhecimento, incluindo rugas e linhas finas. Também atua como um agente antifúngico e antibacteriano e previne infecções de pele e acne.

Usos do chá de ruibarbo

Você que é fã de chás, como o chá de pitanga, chá de hortelã, chá de erva-cidreira ou ainda chá de gengibre, por exemplo, vai gostar do chá de ruibarbo, pois ele apresenta muitas vantagens e quando servido bem gelado, pode ser refrescante e ainda mais gostoso.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */