Chás

Chá de Salgueiro Branco: quais são os benefícios e como fazer 

Chá de Salgueiro Branco

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios que o chá pode trazer à saúde física e mental. O chá de salgueiro branco é um dos principais aliados, já que é feito de uma planta medicinal que auxilia no combate à dor de cabeça, febre e dores por processos inflamatórios como artrite reumatoide, distensão e estiramento muscular, entre outros.

O salgueiro branco é originado da Europa, Ásia e América do Norte. É uma planta de coloração mais clara que os demais salgueiros. A erva possui propriedades analgésicas, antireumáticas, antipiréticas e anti-inflamatórias.

Continue a leitura para descobrir mais benefícios e como preparar o chá de salgueiro branco.

Para que serve o chá de salgueiro branco

Chá de Salgueiro Branco

A planta conta com inúmeros benefícios para a saúde e tratamento de doenças e, pode ser inserida na dieta se tomada com as devidas precauções. Confira abaixo quais são os benefícios do salgueiro branco.

Alívio de dores

O principal uso do chá é para alívio de dores, pois um dos componentes presentes na planta é a salicina, que há muitos anos atrás foi transformada no ácido acetilsalicílico por meio de processos químicos.

Este ácido está presente em diversos remédios, pois é o princípio ativo da aspirina, medicamento utilizado para alívio de dores leves a moderadas, como: dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular, dor nas articulações, nas costas e artrite.

Anti-inflamatório

O salgueiro branco também é conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias, sua casca é utilizada para combater inflamações nas vias respiratórias, nas juntas, artrite, entre outras.

Combate a febre

A casca do salgueiro branco vem sendo utilizada há centenas de anos como um tratamento para diminuir a febre, pois a planta também possui propriedades antipiréticas que ajudam a diminuir o estado febril.

A febre é uma condição que indica que há presença de infecção no corpo, então, diminuí-la irá ajudar com que o corpo volte a funcionar mais rapidamente.

Saúde da mulher e da pele

Por ser um analgésico, o chá de salgueiro branco atua diminuindo os sintomas causados pelo período menstrual, como cólicas, dores de cabeça e no corpo, também atua nas mudanças de humor que ocorrem durante este período.

Já na pele, a planta também conta com propriedades antioxidantes que auxiliam no aumento do fluxo sanguíneo quando ingerido por meio do chá. A erva ajuda a diminuir rugas e marcas de expressão.

A casca da planta é um potente remédio no combate às inflamações de pele e ajuda a aliviar dores causadas por picadas de insetos, irritações e até alergias.

Prevenção de doenças

Como já vimos, o chá de salgueiro branco melhora o fluxo sanguíneo fazendo com que diminua o risco de doenças cardiovasculares, derrames cerebrais e varizes. Além disso, o chá também é utilizado como anticoagulante.

Veja também:

Chá de salgueiro branco: como fazer?

Chá de Salgueiro Branco

Chá das flores secas do salgueiro branco.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores secas se salgueiro branco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque as flores secas dentro de um recipiente e reserve;
  2. Depois despeje a água em uma panela e leve ao fogo para esquentar. Quando a água ferver, despeje em cima das flores. Em seguida tampe e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Depois basta coar e beber o chá em seguida.

Chá da casca do salgueiro branco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cascas tostadas de salgueiro branco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água em uma panela e levar ao fogo. Depois colocar as cascas de salgueiro branco e esperar começar a ferver;
  2. Prestar bastante atenção quando começar a ferver, depois disso, deixar o chá por mais 10 minutos no fogo e, então, desligar;
  3. Tampe o chá e deixe descansando por 10 minutos, após este processo basta coar e consumir.

Precauções com o chá de salgueiro branco

O chá de salgueiro branco é seguro quando utilizado por até 12 semanas de tratamento e na quantidade recomendada, sendo entre 1 a 3g de casca. Porém, o salgueiro branco pode causar alguns efeitos colaterais, como: diarréia, azia, náuseas e vômitos, dor no estômago e até hemorragias.

Como o chá tem presença de salicina em sua composição, o salgueiro branco pode aumentar o risco de sangramentos, portanto não deve ser utilizado por pessoas que têm problemas de saúde que aumentem o risco de sangramento, como, por exemplo, úlceras gástricas, varizes esofágicas ou hemofilia.

O chá de salgueiro branco não deve ser usado em crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e, por pessoas que tenham alergia a aspirina. Crianças e adolescentes com febre não devem exagerar no uso do salgueiro branco, pois há bastante risco de desenvolver a Síndrome de Reye, uma condição que afeta principalmente crianças entre 4 a 12 anos, causa inflamação no cérebro, rápido acúmulo de gordura no fígado, podendo ser fatal.

Na utilização para desacelerar o coágulo sanguíneo, o uso do salgueiro branco deve ser interrompido no mínimo duas semanas antes da realização de uma cirurgia, pois há grande risco de causar um sangramento excessivo antes e depois do procedimento.

O salgueiro também não deve ser tomado nas seguintes situações: crise de asma induzida, úlceras ativas ou histórico de úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite, diverticulite e diverticulose, insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave.

Além disso, o chá de salgueiro branco não deve ser consumido por pessoas em tratamento com aspirinas, metotrexato, remédios anticonvulsivantes, como: fenitoína e ácido valpróico e também remédios anticoagulantes orais como a varfarina.

Apesar de ser um chá de fácil acesso, antes de utilizar a planta medicinal é importante consultar um médico e não deixar de seguir as recomendações dadas por ele. É importante também, falar caso você esteja utilizando algum remédio de uso contínuo para se certificar que não vá existir nenhum risco de interação entre o remédio e a erva.

Este post foi útil para você? Se sim, compartilhe em suas redes sociais para que outros amigos conheçam os benefícios do chá de salgueiro branco. Até a próxima dica!

Leia também: