Você já ouviu falar no chá de salsaparrilha para aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual? Confira aqui todos os benefícios desse chá milagroso!
Chá de salsaparrilha: “o cura-tudo”
A salsaparrilha é uma videira de origem espanhola e tem seu nome derivado de dois termos espanhóis: “Sarza”, que significa amora e “parilla”, videira. Com o nome científico de Smilax áspera, a salsaparrilha, também conhecida como salsa-americana, começou a ser utilizada terapeuticamente na América do Sul em 1573.
Podem ser encontradas mais de 200 espécies nacionais e estrangeiras do gênero Smilax, pelas regiões quentes de úmidas do planeta, principalmente na América Equatorial, e países como o Brasil, México e Peru. As espécies de salsaparrilha mais utilizadas do ponto de vista medicinal são nativas da América Meridional, de Honduras e do Brasil.
Diversas tribos indígenas da América Central e do Sul utilizavam o rizoma da planta para o preparo do chá de salsaparrilha para curar doenças, particularmente as do trato urinário e das sexualmente transmissíveis, sendo a planta mais utilizada entre 1820 e 1910 para o tratamento da sífilis. Os povos indígenas também utilizavam o chá como um tônico comum para promover a saúde geral, combatendo a debilidade física.
Os povos das tribos de Honduras e do Peru utilizavam o chá para tratar as dores de cabeça, dores nas articulações e musculares, para a constipação e como um poderoso medicamento contra a impotência. Os xamãs da região Amazônica utilizavam o chá de salsaparrilha para a cura da lepra e outras doenças de pele como a psoríase, furúnculos e eczemas com fissuras sangrentas nas mãos.
No século XVIII a planta foi levada à Europa onde o chá de salsaparrilha se tornou popular como “o cura-tudo”. A partir de então, as descobertas de suas propriedades terapêuticas só aumentaram, sendo através da homeopatia que seu uso foi mais difundido.
Benefícios do chá de salsaparrilha
O chá de salsaparrilha tem sido utilizado durante séculos para tratar de várias doenças. As substâncias fitoquímicas encontradas nas raízes da salsaparrilha como o potássio, amido, glicosídeos, resina, glicose, manose, estigmasterol, óleo essencial, parrilina, sitosterol, colina, sarsapogenina, sarsaponósido, oxalato de cálcio, atuam como anti-inflamatório, antibacteriano, antitérmico, diurético e antioxidante. Confira!
- Combate às doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis e a gonorreia;
- É eficaz no tratamento da escrófula, que é a tuberculose crônica dos gânglios linfáticos;
- Combate à gota, doença inflamatória caracterizada por níveis elevados de ácido úrico no sangue;
- Previne e trata o reumatismo, a artrite, a artrose, a bursite e a tendinite;
- Seu efeito diurético combate a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço e eliminando as toxinas, bem como auxilia no controle da hipertensão arterial;
- Combate às doenças do aparelho urinário como a cistite, a cólica renal, que ocorre quando da passagem de um cálculo pelo ureter, auxilia a expelir cálculos minúsculos, cascalhos e areia-branca;
- Trata os problemas de pele sendo muito eficaz por combater o herpes, as úlceras infeccionadas, furúnculos, psoríase e erupções purulentas. Atua, também, como um poderoso cicatrizante;
- Previne o envelhecimento precoce, bem como combate as rugas, aumenta a elasticidade da pele, promovendo maior viço, em virtude de sua alta concentração de antioxidantes;
- Combate a dismenorreia, as cólicas menstruais e alivia os sintomas da TPM;
- Auxilia na digestão, combate náuseas e vômitos;
- É eficaz para combater a diarreia;
- Auxilia no combate à obesidade, por sua propriedade diurética;
- Sua ação anti-inflamatória fortalece o sistema imunológico;
- Os fitoesteróides constantes na raiz da salsaparrilha auxiliam no controle do colesterol, bem como são excelentes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.
Chá de salsaparrilha e seu poder afrodisíaco e anabólico
O chá de salsaparrilha é conhecido na América do Sul e Central por seu poder afrodisíaco, tendo em vista que a testosterona, hormônio sexual masculino, é encontrada na raiz da salsaparrilha. Os indígenas, mesmo desconhecendo o fato, faziam uso das raízes da salsaparrilha para combater a impotência e a ejaculação precoce, aumentar e melhorar o desempenho sexual.
A salsaparrilha contém saponinas esteróidicas, assim como outros fitoesteróides, que são utilizados para a produção de testosterona, de estradiol, que é o hormônio produzido pelos ovários e que atua na função reprodutiva, da progesterona e de diversos corticoesterídes. Assim, o chá de salsaparrilha auxilia na prática de esportes de alto rendimento, aumentando a massa muscular e auxiliando na regeneração dos tecidos.
Uso da salsaparrilha na homeopatia
A salsaparrilha é muito utilizada na homeopatia e recomendada para as seguintes doenças:
- Rinite alérgica, acompanhada de dores de cabeça, principalmente quando da mudança de estação durante o ano, em especial com a entrada da primavera;
- Para eliminar cálculos biliares, cascalhos e aliviar as cólicas renais;
- Para combater a púrpura senil, ou a púrpura senil de Bateman, que são as manchas que surgem nas mãos e braços, comum no processo de envelhecimento;
- Cistite com ardor e sangue após a micção;
- Prostatite, doença que afeta a saúde do homem e se caracteriza pelo inchaço e inflamação da próstata;
- Dermatose crônica e pruriginosa;
- Inflamações dos tendões.
Receita de chá de salsaparrilha
Que tal aprender como preparar o chá de salsaparrilha e como consumi-lo para usufruir d todos os seus benefícios? Confira!
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 4 colheres de sopa de salsaparrilha.
Modo de preparo
Ferva a água com a salsaparrilha durante 10 minutos em fogo baixo. Coe e já está pronto para o consumo.
Diurético
Consuma o chá durante o dia no lugar da água.
Digestivo
Ferva 200 ml de água, acrescente uma colher de chá de salsaparrilha e deixe em infusão por 10 minutos. Consuma antes das refeições.
Afrodisíaco
Ferva 800 ml de água, acrescente 6 colheres de sopa de salsaparrilha e deixe em infusão por 20 minutos. Coe e beba 4 vezes ao dia.
Chá de salsaparrilha para compressas
O chá de salsaparrilha pode ser usado também em compressas para tratar problemas de pele. Para isso, ferva 500 ml de água, adicione 3 colheres de sopa de salsaparrilha e deixe por infusão até amornar. Não é necessário coar, apenas coloque o chá com a salsaparrilha entre duas gazes e aplique nas regiões afetadas.
Veja também:
- Chá de noni: para que serve e como consumir?
- Chá Ayahuasca: afinal, o que é esse chá tão famoso?
- 10 receitas de chás para diarreia