Chás Emagrecimento Saúde

Chá de sálvia: suas propriedades e seus grandes benefícios

O chá de sálvia, feito a partir de uma das melhores plantas medicinais, está repleto de propriedades que, séculos atrás, fizeram dele uma bebida imprescindível para manter a saúde e o bem-estar.

A sálvia é uma espécie muito diversificada, ocupando grandes áreas da dos continentes europeu, asiático e americano. O gênero sálvia é um dos mais extensos e o que conta com a maior quantidade de espécies dentro da família Lamiaceae.

Atualmente, mais de 700 espécies diferentes foram catalogadas, algumas das quais são classificadas como arbustos e outras como plantas herbáceas. Se você deseja saber mais sobre o assunto e, de quebra, acessar os grandes benefícios que o chá de sálvia pode lhe proporcionar, está no lugar certo!

Neste artigo, contamos todos os detalhes sobre o chá de sálvia. Vamos começar listando suas propriedades. Boa leitura!

Quais são as propriedades da sálvia?

Há muitas propriedades oferecidas pela sálvia, tanto no mundo da beleza quanto no da saúde e, até mesmo, na área gastronômica.

Seu aroma agradável faz com que seja apropriado extrair-lhe a essência e utilizá-la em perfumes, colônias, cremes antienvelhecimento, shampoos e condicionadores.

Por outra parte, seu sabor único faz com que ela seja uma especiaria muito apreciada pelos chefs de cozinha. Entre os benefícios mais interessantes da sálvia, destacam-se:

  • Adstringência;
  • Capacidade de reduzir a inflamação, sendo ideal para combater dores musculares ou, até mesmo, as artrites;
  • Ação antimicrobiana: os princípios ativos da sálvia, como suas vitaminas antioxidantes, favorecem a luta contra certas bactérias e vírus;
  • É especialmente rica em vitaminas C e A;
  • Alguns estudos afirmam que o chá de sálvia apresenta uma propriedade especial capaz de suavizar os sintomas da menstruação;
  • Pode aliviar os sintomas da gripe e do resfriado. Por exemplo, se você estiver gripado e beber um chá de sálvia, se sentirá melhor dentro de muito pouco tempo, pois ele potencializa a transpiração e, assim, diminui a febre quase que instantaneamente;
  • Ação diurética: assim como outras bebidas similares (tais como os chás verde ou o vermelho), o chá de sálvia reduz a retenção de líquidos no corpo (sobretudo, nos tornozelos, pés e pernas) ajudando a perder peso e melhorar o aspecto físico.

Você quer perder peso?

A maioria das pessoas que costuma beber regularmente o chá de sálvia deseja perder peso. Por essa razão, o chá de sálvia é muito popular tanto na gastronomia quanto na indústria da beleza. Suas propriedades, além de ajudarem a promover a saúde, também servem para emagrecer e reduzir medidas.

Se você estiver seguindo uma dieta de emagrecimento, preparar um chá de sálvia permitirá aproveitar esses benefícios, uma que vez que ele melhora o sistema digestivo. Além disso, você pode evitar processos infamatórios ou dores estomacais causadas por comer alimentos indigestos.

Cumpre ressaltar que o chá de sálvia estimula a vesícula biliar, ajudando a combater a prisão de ventre, facilitando o trânsito intestinal e reduzindo as flatulências (com a eliminação dos gases comprimidos no intestino, você não se sentirá “inchado”).

Por fim, o chá de sálvia contribui para a desintoxicação dos seus órgãos e células à medida que, conforme mencionado, promove a eliminação de toxinas por meio de seu efeito diurético.

Aprimorar a memória melhorar as funções cerebrais

Diferentes estudos demonstraram que a sálvia pode alterar as habilidades cognitivas e, portanto, ser de grande auxílio para o tratamento de distúrbios neurológicos, como a doença de Alzheimer. Isso confirma a sabedoria ancestral e as filosofias da medicina chinesa e ayurvédica.

Uma recente investigação científica promovida pelas universidades de Newcastle e Northumbria comparou a sálvia com um placebo em relação à cognição. Os participantes que ingeriram cápsulas contendo óleo de sálvia tiveram um desempenho significativamente superior em um teste de memorização de palavras, em comparação com o grupo que recebeu um placebo.

Como preparar um chá de sálvia?

Assim como a maioria dos chás, fazer um chá de sálvia é uma tarefa muito simples e fácil. Em primeiro lugar, você precisar ter os seguintes ingredientes e utensílios à mão:

  • Folhas da planta (entre 13 e 16 g). Prefira utilizar folhas secas que você pode comprar ou, inclusive, cultivar em sua própria casa;
  • Água mineral. Nunca utilize água diretamente da torneira, pois altera substancialmente o sabor do chá de sálvia;
  • Chaleira ou micro-ondas. Recomendamos a chaleira pois, com o tempo, ela confere um sabor especial ao seu chá de sálvia.

O modo de preparo do chá de sálvia é o seguinte:

  1. Aqueça a água até ao ponto de ebulição;
  2. No momento em que a água começar a ferver, adicione as folhas de sálvia e espere por, aproximadamente, 60 segundos;
  3. Desligue o fogo e deixe descansar por um período entre 5 e 6 minutos. Lembre-se de que quanto mais tempo você deixar descansando, maior será a intensidade do chá de sálvia;
  4. Adoce a gosto com suco de limão, adoçante ou açúcar. Você também pode adicionar mel ou stevia (os edulcorantes são particularmente úteis para quem não aprecia sabores amargos).

Dicas para o consumo do chá de sálvia

Você pode consumir o chá de sálvia de mil maneiras. Pode bebê-lo quente ou frio, em jejum ou após as refeições. Uma boa ideia de receita consiste em armazenar o chá de sálvia em um recipiente de vidro na geladeira, a fim de utilizá-lo para se refrescar durante os dias quentes de verão.

Em contraste, no inverno, o chá de sálvia é geralmente consumido quente, logo após sair da chaleira.

Se, ao tomar o chá de sálvia, o seu objetivo é perder peso, não se esqueça de manter uma dieta equilibrada e saudável, com todos os tipos de nutrientes, como carne, frutas, vegetais, legumes, peixes etc. Afinal, consumir alimentos depurativos não gera efeitos positivos para quem não se alimenta adequadamente.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de sálvia

Apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde, o chá de sálvia tem algumas contraindicações e efeitos colaterais que não devem, de modo algum, ser negligenciados.

Por exemplo, mulheres que amamentam (lactantes), gestantes ou pessoas com insuficiência renal devem controlar o consumo do chá de sálvia. A razão está em seu princípio ativo que, entre outras coisas, bloqueia as terminações nervosas das glândulas sudoríparas.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */