Chás

Chá de Tanaceto: quais os benefícios dessa erva medicinal

Chá de Tanaceto

O Tanaceto é uma planta medicinal de origem do Sudeste da Europa e Ásia Menor, muito conhecida pelo seu chá, o Tanaceto é utilizado para amenizar crises de enxaqueca.

A planta é cultivada anualmente, possui aroma forte e se parece com margaridas. O aroma forte ocorre devido aos altos índices de concentração de terpenos voláteis que compõem o óleo essencial do Tanaceto que podem ser encontrados em folhas e inflorescências.

Agora que você já conhece um pouco sobre a história do Tanaceto, continue a leitura para descobrir quais os benefícios do chá e como fazer.

Propriedades do chá de tanaceto

Chá de Tanaceto

O chá de tanaceto tem propriedades relaxantes, estimulantes do útero, anti-inflamatórias, anti-histamínicas, digestivas, tônicas para os nervos, analgésicas, descongestionantes, vasodilatadoras, estimulantes da digestão e até vermífugas.

A planta vem sendo usada para fins medicinais desde o início dos primeiros séculos, podendo ser utilizada em forma de extrato ou chá das folhas secas, sendo a segunda opção a mais comum.

O uso mais comum do chá é como preventivo de crises de enxaqueca, reduzindo a intensidade da dor e também ajudando a melhorar os sintomas neurovegetativos ocasionados pela enxaqueca, como náuseas, vertigens e vômitos.

Um dos efeitos dos ingredientes ativos é a prevenção de plaquetas em capilares e vasos sanguíneos ao aliviar e relaxar esses vasos, a erva é capaz de eliminar mais rapidamente estas condições dolorosas. É uma maneira muito mais poderosa que remédios quimicamente desenvolvidos.

Veja também:

Benefícios do chá de tanaceto

Digestão

A planta tem propriedades que aumentam o apetite e a digestão, evitando assim as desagradáveis náuseas e vômitos. Também elimina as toxinas e estimula o bom funcionamento do fígado, reduzindo alguns problemas como a síndrome do fígado preguiçoso.

Melhora o mental e emocional

Uma das propriedades do chá de tanaceto é, também, o fator relaxante/calmante, o uso do chá é indicado em situações de muita raiva e irritabilidade, também pode ser utilizado para acalmar quando uma criança estiver muito agitada. Em casos de irritabilidade, dores de cabeça e enxaqueca também é recomendável.

Sistema respiratório

O chá quente de tanaceto faz com que o corpo transpire, abaixando mais rapidamente o estado febril, além disso, tem ação descongestionante capaz de eliminar catarros e amenizar os sintomas de condições alérgicas como a sinusite e rinite. Pode ser usado também em crises de asma e febre do feno.

Dores e inflamações

O chá também é usado em diversos casos medicinais relacionados a dores, principalmente enxaquecas, dores na neuralgia do trigêmeo e no nervo ciático. O tanaceto também tem propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no tratamento de artrite e outras inflamações.

Saúde da pele

O Tanaceto também é utilizado para tratar picadas e mordidas de insetos, pois possui propriedades calmantes que aliviam a dor e o inchaço.

A tintura quando diluída pode ser usada para tratar espinhas e furúnculos, como loção repelente e até mesmo para tratamento de piolhos, pulgas e sarnas

O chá de tanaceto também é utilizado como uma espécie de lavagem natural, que ajuda a clarear algumas manchas da pele.

Como fazer o chá de Tanaceto?

Existem algumas formas de utilizar o Tanaceto, mas vamos ensinar como fazer a mais utilizada delas: o chá.

Ingredientes:

  • 15g das partes aéreas do Tanaceto;
  • 600 mL de água.

Modo de preparo:

  • Primeiro coloque a água para ferver, quando a água alcançar fervura, desligue o fogo e coloque a planta;
  • Tampe o chá e deixe descansando por cerca de 10 minutos, depois é só consumir. É recomendável que se tome uma xícara de chá, 3x ao dia.

O chá pode ser tomado quente ou gelado e não é recomendado beber após 24h de preparo. Tem o gosto forte e amargo no paladar e é importante não colocar adição de açúcar para preservar completamente o efeito do chá

O Tanaceto também pode ser aplicado diretamente na pele para o alívio de irritações, alergias, entre outros. Também pode ser utilizado como compressa para aliviar cólicas, basta fritar um punhado de folhas com um pouco de óleo, deixar esfriar e colocar sobre o abdômen.

Pode ser administrado de forma seca ou fresca, mas os extratos dos óleos são muito utilizados para lavagens, tinturas e suplementos.

Contraindicações com o Tanaceto

Pessoas com hipersensibilidade à planta, lactantes, gestantes e crianças de até 12 anos não devem fazer o uso do Tanaceto. Ainda não existem contraindicações para idosos.

Pessoas com sensibilidade a outras plantas da família do Tanaceto também devem evitar o uso, não deve ser ingerido por pessoas que tenham alergia de contato à planta.

Não é recomendado utilizar o Tanaceto com anticoagulantes, pois pode potencializar o efeito do remédio.

Os efeitos colaterais que podem acontecer durante o tratamento com o chá de Tanaceto, são: dermatite de contacto, irritação e aparecimento de úlceras na mucosa oral, diarréia, gases intestinais em excesso, náuseas, vômitos, desconforto gástrico e dor abdominal no caso de uso prolongado.

O uso do tanaceto deve ser monitorado, pois apesar de ser muito conhecido, possui óleos e taninos que têm efeitos na saúde humana.

É recomendado que consulte um médico para assegurar que o uso do chá de tanaceto como tratamento não vá comprometer sua saúde, nem se chocar com outros remédios de uso contínuo que você administre.

Mesmo sendo um medicamento comum, é importante comunicar ao médico todos os remédios, plantas medicinais e fitoterápicas que você esteja utilizando, pois podem acontecer interações entre medicamentos e suas plantas medicinais, caso sejam utilizadas ao mesmo tempo.

O tempo de uso contínuo do chá de tanaceto é de até quatro meses, caso seja necessário utilizar por mais tempo, é importante consultar um médico.

O uso do medicamento deve ser interrompido com pelo menos duas semanas antes da realização de algum procedimento cirúrgico, pois o tanaceto pode aumentar o risco de sangramento durante e após os procedimentos.

Este post foi útil para você? Se sim, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e família também descubram os benefícios do chá de tanaceto. Até a próxima dica!

Leia também: