Chás Saúde

Propriedades e benefícios do chá de tomilho

Se você está procurando pelas propriedades e benefícios do chá de tomilho, está no lugar certo. Mas antes, é importante sabermos o que é, de fato, o tomilho.

Tomilho nada mais é do que uma erva medicinal. Seu nome científico, Thymus Vulgaris, obviamente não é o mais popular. Mas suas propriedades e benefícios são um tanto quanto populares.

Além de tratar problemas respiratórios, o tomilho também auxilia na digestão e circulação sanguínea, além de ser expectorante, que ajuda a combater mucosidade e mau hálito.

Por mais que os chás tenham esse viés medicinal, é sempre de suma importância você visitar seu médico para diagnósticos e tratamentos mais precisos, ok?

Pra que serve o chá de tomilho?

Mas, afinal, pra que serve o chá de tomilho? Basicamente, podemos dizer que ele serve como erva medicinal para tratar de gripes, resfriados, asma, bronquite, catarro, reumatismo, inchaços e até mesmo a acne.

Os benefícios do chá de tomilho

Expectorante natural

Sim, não é a toa que o tomilho pode auxiliar no tratamento de tantos problemas. As propriedades e benefícios do chá de tomilho surgem a partir de seu poder de ser expectorante, ou seja, agindo como “desentupidor” de problemas, em função de limpar o organismo.

Antioxidante

Além de tudo que já apresentamos, o chá de tomilho também é fonte de antioxidantes. Ou seja, ajuda a evitar o envelhecimento precoce das células do corpo.

Fonte de ferro

Para pessoas com anemia, nem sempre é fácil encontrar um tratamento adequado. E é claro que o mais indicado, é sempre procurar um médico antes mesmo de se automedicar. Mas o chá de tomilho é uma ótima fonte de ferro, substância imprescindível no corpo humano.

Alivia o estresse e ansiedade

O dia a dia corrido de muitas pessoas acaba acarretando em consequências negativas para o corpo humano. Uma delas é o estresse. E não é difícil somar junto disso, a ansiedade. E nesses casos, o relaxamento muscular é sempre importante. E o chá de tomilho vai te ajudar nisso, pois possui substâncias que auxiliam no relaxamento nervoso e muscular do corpo humano.

Oxigena o sangue

A produção de glóbulos vermelhos é estimulada através do consumo de chá de tomilho. E isso, consequentemente, acaba ajudando na oxigenação do sangue.

Fortalece o organismo

Como já citamos, o chá de tomilho é indicado como fonte de ferro para quem tem anemia. Mas não só isso. Ele fortalece o organismo todo e pode auxiliar no combate de problemas de reumatismo e até mesmo problemas estomacais.

Evita acne e queda de cabelo

Esta não é comprovada cientificamente. Mas o senso comum conclui que sim, o chá de tomilho também ajuda a evitar a queda de cabelo e surgimento de acne.

Como fazer chá de tomilho?

Não tem segredo para fazer chá com tomilho. Só é muito importante que você preste muita atenção na quantidade que você for utilizar, pois não é indicado que o chá fique muito concentrado, ok?

Para você fazer 1 litro de chá de tomilho, em um recipiente coloque um galho da planta seca.  Depois é só colocar água fervida por cima e esperar que esfrie. Lembrando que se você quiser adoçar, use mel.

Agora, se você quiser fazer apenas uma xícara de chá de tomilho, adicione duas colheres de café de tomilho seco e misture 200ml de água fervendo. A dica é a mesma: se quiser adoçar, use mel.

Chá de tomilho faz mal?

Com certeza ele tem seus efeitos colaterais. Por isso sempre deixamos muito claro que é importante nunca deixar de consultar seu médico. O chá de tomilho, por exemplo, pode provocar reações alérgicas, problemas no fígado e até mesmo, sangue na urina quando consumido em exagero. Por isso lembre-se: tudo que é demais faz mal. De um jeito ou de outro.

As propriedades do chá de tomilho

As propriedades do chá de tomilho são inúmeras. Listamos algumas para você entender um pouco sobre cada uma delas.

Expectorante

Como já falamos, o chá de tomilho tem alto poder expectorante. Ele auxilia e muito no como descongestionante nasal, ajuda alimpar a mucosidade causada devido a uma gripe e ainda auxilia na respiração e limpeza de vias aéreas.

Antisséptico

Ajuda a combater infecções causadas por diversos problemas internos ou externos ao organismo. Tem poder de eliminar bactérias que nos fazem mal. Por exemplo, ajuda a eliminar o mau hálito, combatendo bactérias na região bucal.

Antibacteriana

Eliminar bactérias do corpo humano é um poder do chá de tomilho. Não só do chá, mas também da planta. Pois ele ajuda a controlar bactérias “malignas” e equilibrar as bactérias “benignas”.

Antiviral

O chá de tomilho também é indicado para tratar e evitar alguns tipos de vírus no corpo humano, semelhante ao que fazem os antibióticos para bactérias.

Curiosidades sobre o chá de tomilho

Agora que você já descobriu uma série de propriedades e benefícios do chá de tomilho, vale também entender um pouco da cultura e da história dessa planta. Por isso, preparamos algumas curiosidades pra você.

  • As múmias do Egito Antigo eram embalsamadas com tomilho;
  • Na Grécia, o tomilho servia como perfume;
  • O tomilho era usado, na idade média, para tratamento de lepra, piolho e até mesmo, paralisia.
  • Essa planta era tida como principal curadora de melancolias no século XVII.

Nunca deixe de procurar seu médico

Por mais que diversas plantas tenham poder medicinal muitas vezes comprovados cientificamente, é altamente recomendado que você nunca deixe de visitar seu médico quando estiver com qualquer problema de saúde. O diagnóstico correto de um possível problema mais grave e o tratamento adequado é sempre necessário e insubstituível.

Faça sempre o bom uso de medicamentos caseiros e nunca os use em excesso, pois assim como o chá de tomilho, outros chás usados de maneira equivocada também podem fazer mal a saúde. Moderação é sempre importante e é o melhor caminho para uma vida com equilíbrio e saúde.

Agora que você já descobriu diversas propriedades e benefícios do chá de tomilho, aproveite para preparar sua receita ainda hoje. Lembre-se das quantidades, ok? Cuide-se!

Veja também:

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.