Chás Nutrição

Como fazer e para que serve o chá de unha-de-gato?

Foi só alguém me falar de chá de unha-de-gato que já me imaginei segurando o Miau pela barriga, molhando as patas esticadas na água fervendo na panela. Pensei um pouco e cheguei à conclusão de que era uma ideia boba, mas em seguida já me imaginei cortando as unhas do meu gatinho para fazer um chá de unha-de-gato.

Que ninguém me entenda mal. Não sou maluquinha e sei bem que unha-de-gato é uma planta que precisei pesquisar para saber das propriedades.

Também precisei entender que unha-de-gato é uma planta e erva-de-gato, que eu já tinha ouvido falar, é outra. E que vai bem não confundir.

Utilidades do chá de unha-de-gato

Depois de meus breves devaneios, vamos ao que interessa: o que é, para que serve e como se faz um chá de unha-de-gato?

Uncaria Tomentosa – videira das florestas da América Central, seus espinhos são curvos, quase como molas, voltados para o caule da planta, abaixo da folha, como se fossem mesmo unhas de gato.

Nativa também da floresta amazônica, é considerada uma praga pela rapidez com que se espalha e pela dificuldade que os agricultores têm em se livrar dela. Debaixo do solo, a planta cria tubérculos como as batatas. Seu uso é indicado para várias moléstias.

Povos antigos das Américas usavam o chá de unha-de-gato para combater doenças e males variados, desde os causados por infecções ou condições médicas até dores e problemas comuns da idade avançada.

  • Chá de unha-de-gato ajuda na digestão;
  • É eficiente como antiviral, combatendo doenças causadas por vírus;
  • Combate o cansaço e dá energia;
  • Ajuda a regular a pressão, diminui o risco de doenças cardíacas e evita trombose;
  • Combate as inflamações e dores causadas pela artrite;
  • Evita necrose de tecidos, como tumores;
  • Auxilia no combate a várias formas de câncer;
  • Excelente estimulante do sistema imunológico;
  • Age até como fortificante das defesas do corpo em casos de leucemia e portadores de HIV – não vai curar estas doenças, mas vai fortalecer as defesas naturais do organismo;
  • Combate os radicais livres, funcionando como antioxidante;
  • Pode ser utilizado como bactericida em machucados na pele e em casos de feridas grandes e profundas, ajudando na cicatrização e no combate a infecções;
  • Funciona bem em vários tipos de alergia.

Quando a gente para a fim de entender bem, a gente percebe que o chá de unha-de-gato é excelente para ajudar todo o sistema imunológico e defender bem o corpo contra infecções, então, vai proteger bem contra as “ites” todas do sistema respiratório como rinite, laringite, faringite e também a asma. Aliás, o chá de unha-de-gato é muito indicado para os casos de asma.

Chá de unha-de-gato também age no sistema circulatório, melhorando onde quer que o sangue vá. E também vai bem com os músculos, combatendo coisas como a artrite e dores musculares. E já que falamos de tantas propriedades, vamos acrescentar os benefícios da unha de gato pata os ossos, evitando a osteoporose.

Trepadeira de valor subestimado

Fazer chá de unha-de-gato é fácil e barato. Como uma planta que se adaptou muito bem ao clima brasileiro, a erva é encontrada facilmente em toda parte. E para quem mora em uma cidade grande e não encontra tanta oferta assim desta plantinha esquisita, mas poderosa, é fácil encontrar mercearias que tenham a trepadeira em pó, em folhas secas ou até in natura.

Crianças, homens, mulheres e especialmente idosos podem se beneficiar e muito das propriedades da erva de unha-de-gato.

Mas como a planta é impossível de mastigar por causa do sabor terrivelmente amargo e ácido, e também por ser espinhosa e oferecer grande risco de arranhões e machucados nas gengivas, parte interna da boca e língua, comer as folhas da unha-de-gato seria de pouco proveito para as pessoas, porque a baixa absorção de nutrientes inviabiliza utilizar a planta como se fosse uma salada, por exemplo.

Com estes pequenos inconvenientes, como os espinhos, o melhor mesmo é fazer chá de unha-de-gato. E claro que a gente ensina os melhores jeitos de fazer este chá. Este, como todo bom chá, é super simples de fazer. Vamos à receita!

Como fazer chá de unha-de-gato

Para 1 litro de água, acrescente uma colher de sopa de folhas trituradas ou picadas de unha de gato. É melhor que as folhas já estejam secas para fazer o chá. Se estiverem ainda muito tenras, o sabor será ácido e quase impossível. Esta acidez está na seiva da planta, presente nas folhas, podendo até ser tóxica para a maioria das pessoas.

Coloque o litro de água para aquecer. Quando começar a criar bolhas, acrescente as folhas de unha-de-gato e deixe no fogo por três minutos após abrir fervura. Espere esfriar um pouco. Deixe que a água retire os ingredientes terapêuticos das folhas. Uns 5 ou 10 minutos já devem bastar para que o que a planta tem de melhor vá para a água quente.

Com um coadorzinho de plástico, separe os eventuais pedaços de folhas e talos e sirva-se. Mas cuidado. Há contraindicações.

Cuidados com o chá de unha-de-gato

O chá de unha-de-gato é realmente muito forte, tanto que o ideal é não consumir mais de 3 xícaras deste chá por dia. E há mais pessoas que devem tomar cuidado com a unha-de-gato:

  • Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar este chá;
  • Se você sofre de alguma doença classificada como autoimune, como tuberculose e esclerose múltipla, evite;
  • Contraindicada para transplantados;
  • Quem estiver usando imunossupressores também deve evitar o chá de unha-de-gato;
  • Casos de úlceras pépticas. Vamos lembrar da alta acidez da unha-de-gato;
  • Pessoas com Mal de Parkinson.

Consumir demais o chá de unha-de-gato pode causar pressão baixa, chamada de hipotensão. O excesso pode causar tonturas e desmaios.

E para encerrar, a unha-de-gato é da família das plantas rubiaceae. Se você ou alguém que vá usar o chá de unha-de-gato já apresentou algum tipo de alergia a esta família de ervas, melhor procurar outro chá que tenha propriedades parecidas.

Com algumas precauções, a gente pode viver melhor sem precisar de remédios ou drogas para tratar uma infinidade de males. Cuide bem de você e tenha muita saúde!

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */