Chás Nutrição Plantas Medicinais

Chá de urtiga: como fazer e como utilizar?

Quem imagina que urtiga é apenas aquela perigosa planta que causa alergia na pele desconhece as propriedades do chá de urtiga. Surpreenda-se e conheça mais sobre os benefícios para você e saiba como fazer o chá de urtiga.

Queimaduras de pele por irritação alérgica, dores fortes, machucados graves, sangramentos, danos aos olhos, sufocação por entupimento provocado por inchaço das vias aéreas e, em casos mais graves, a urtiga pode causar até mesmo a morte.

Falando assim, parece que a planta não faz outra coisa senão causar mal às pessoas. Porém, analisando mais a fundo, a gente descobre que não é bem assim e que o chá de urtiga pode ser usado como alimento, combate doenças, tem muitos nutrientes e até ajuda a emagrecer. Vamos aos fatos!

Chá de urtiga emagrece

Sozinho, o chá de urtiga não será de muita ajuda. Mas os benefícios em suas propriedades ajudam no combate a toxinas do corpo. Ao utilizar este chá, a pessoa irá diminuir sensivelmente a retenção de líquidos, o que é ótimo para mulheres, especialmente no período menstrual.

Por conter vitamina A, C, cálcio, potássio, ferro, enxofre, alumínio e magnésio, é eficiente para o bom funcionamento do aparelho urinário, eliminando naturalmente impurezas do corpo.

É excelente diurético e ainda contém elementos nutritivos e curativos como vitaminas do complexo B, niacina, tiamina, riboflavina, ácido acético, linoleico e oleico.

A urtiga é também muito eficiente para os cuidados com o sistema linfático, regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda a queimar calorias.



Pesquisando, descobri que algumas culturas antigas usavam folhas de urtiga na alimentação. Claro, limpas de seus ganchinhos, cozidas e sempre de ervas ainda jovens.

É bem neste ponto que está o segredo da urtiga. Para se beneficiar dos efeitos positivos do chá de urtiga, é necessário colher as plantas mais jovens, menores, que ainda não desenvolveram toda a capacidade agressiva da planta. Já as urtigas adultas contém cistólitos, que são pedras de tamanho microscópico, que podem irritar o trato urinário.

O ideal é coletar as folhas de urtiga logo após a florada do pé.

Como coletar folhas de urtiga

Use luvas. Sempre. Você pode ser muito experiente e cuidadosa com vários tipos de plantas, mas duvido que tenha alguma erva daninha em seu jardim além da comigo-ninguém-pode falsa. A original tem comercialização proibida.

Ao usar luvas, você se protege dos piores efeitos da urtiga e pode colher as folhas para fazer seu chá sem maiores riscos.

Use também camisas de mangas compridas. Lembre-se de que a urtiga vai atacar primeiro a pele, depois olhos, boca e trato respiratório. O ideal é evitar coçar os olhos enquanto estiver manipulando folhas de urtiga. Pode haver contaminação. E em caso de afetar qualquer parte do corpo com urtigas, corra a um hospital ou posto de saúde.

A hora de fazer o chá

Ao coletar as folhas, coloque-as para secar e só então faça seu chá de urtiga.

Use sempre as folhas mais saudáveis e verdes, sem defeitos. A cor verde significa muito ferro, o que ajuda bem na nutrição. O seu chá de urtiga vai servir bem como um complemento alimentar se usado corretamente.

Limpe bem as folhas de impurezas e lave antes de colocar para ferver. Insetos, terra, areia e vários agentes contaminantes podem estar contidos nas folhas de urtiga. Há quem goste de usar vinagre na lavagem, da mesma forma como se lava uma salada. Se for sua escolha, apenas lave bem para enxaguar as folhas e retirar o vinagre.

Ferver bem é o segredo

Não tenha medo de deixar seu chá de urtiga ferver bastante. De preferência, de 10 a 15 minutos para retirar todos os nutrientes e eliminar qualquer possibilidade de ainda causar alguma reação alérgica.

A medida ideal de água para fazer o chá de urtiga é de 1/4 de água. Ou, mais ou menos, uma xícara de chá. Espere até a água ficar bem verde para tomar.

Se mesmo assim você ainda tiver medo de contaminar o bule ou a caneca com algum resíduo da urtiga, uma alternativa é ferver a água e despejar sobre as folhas, tampar por uns 5 minutos e só então beber o chá de urtiga.

Ainda está com medo dos efeitos nocivos da urtiga? Retire as folhas antes de beber, fique apenas com o chá e beba sem medo. Você poderá acrescentar adoçante e até suco de limão.

Benefícios do chá de urtiga

Além das vitaminas e nutrientes que falamos, há benefícios que o chá de urtiga traz que você vai comprovar facilmente com o uso:

  • Chá de urtiga tem muito potássio – bom para evitar cãibras e melhorar a eliminação de impurezas do sangue pela urina;
  • Diabetes – o bom uso do chá de urtiga diminui os níveis de açúcar no sangue;
  • Bom para o sistema imunológico. Reforço para combater infecções e contra vírus;
  • Funciona como expectorante para o sistema respiratório. Ajuda a eliminar resíduos dos pulmões com uma tosse produtiva.

Mas cuidado: o chá de urtiga tem contraindicações

Gestantes devem se afastar do chá de urtiga. Esta planta não tem nada de inocente e sua composição contém propriedades usadas como abortivo natural.

Hipertensão é outro mal que o chá de urtiga não trata. O mais comum é que o uso prolongado desta planta cause aumento leve da pressão. Para pessoas em condições normais, o caso não vai passar de um desconforto, mas para quem sofre com pressão alta, os resultados podem ser perigosos.

Mesmo quem está combatendo algum mal específico, como os citados acima, deve evitar o uso demasiado do chá de urtiga. Esta plantinha não é santa, e o uso prolongado ou excessivo pode causar mais mal do que bem. Moderação é indicada.

E depois de tudo isso que você leu, se ainda tiver medo do que o chá de urtiga pode ou não causar, experimente usar as raízes para fazer seu chá. Algumas receitas de chá de urtiga misturam 100 gramas de raízes de urtiga com 1 litro de água fervida e os bons efeitos são muito parecidos.

Cuide-se bem, mas lembre-se: sem exageros!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */