Chás Saúde

Quais as propriedades e benefícios do chá de urucum?

Vermelha e cheia de sementes, o urucum é muito usado como corante para alimentos. Mas você conhece os benefícios do chá de urucum para sua saúde? Descubra tudo o está chá pode fazer de bom por você.

Usado pela indústria em alimentos, para dar cor, está presente em manteigas, queijos, margarinas, bolachas, bolos e até em cereais matinais. Seu tom vermelho também chamou a atenção dos índios, que além de prepararem comida com sementes de urucum, usaram muito a planta para fazer tintura corporal criando uma pasta de forte tom vermelho.

Veja também – 3 receitas de chás para espinhas: livre-se de vez da acne!

Se a semente é corante e tintura natural, suas folhas concentram uma grande quantidade de vitaminas e propriedades curativas e nutritivas. Pode-se aproveitar muito do urucum na alimentação, para fortalecer ossos, órgãos, melhorar a saúde e o sistema imunológico e até curar doenças, graças a suas propriedades curativas e anti-inflamatórias.

Benefícios do chá de urucum

Você certamente conhece o urucum. O fruto é vermelho cheio de pontas, que parecem que vão espetar, mas são aderentes como o velcro. Ao abrir, muitas sementes também vermelhas podem ser usadas como corante em vários alimentos.

O que parecia apenas dar cor acaba por dar muito mais riqueza e saúde à alimentação.

As sementes de urucum contém vitaminas A, B2, B3, C, ácido elágico, ácido salicílico, saponinas e tanino, que é ótimo anti-inflamatório natural e bom no combate a febres e infecções.

No urucum, também estão presentes fitoquímicos que tratam e previnem de várias doenças. Como a cor vermelha já denuncia, o urucum é rico em carotenoides, substâncias que, como a cenoura e a beterraba, protegem a pele contra os raios nocivos do sol, com o efeito de dar uma cor saudável à pele, ajudando no bronzeado.

Veja também – Tudo o que você precisa saber sobre o chá de açafrão

Fazendo um bom chá de urucum, você terá os efeitos de um poderoso antioxidante que age especialmente nos olhos, ajudando a proteger sua boa visão.

E como protege a pele, o chá de urucum é indicado para quem gosta de ficar ao sol, se bronzeando. O efeito antioxidante deste fruto retarda o envelhecimento da pele e vários outros órgãos.

Gestantes vão se beneficiar com o chá de urucum

Comer muito urucum é uma maneira triste de ingerir seus benefícios. O pequeno fruto de cor forte não apresenta muitos flavonoides, o que lhe dá o gosto quase insípido. Mas a ausência de sabor é compensada pelo ácido fólico, bom para auxiliar na formação dos fetos.

E a melhor maneira de uma gestante se beneficiar das propriedades da frutinha vermelha é fazer um bom chá de urucum, sempre sob supervisão médica, claro, e tomar 3 vezes ao dia.

Utilizar as sementes na alimentação não altera o sabor dos alimentos e enriquece cada prato com vitaminas e agentes terapêuticos naturais. Que tal acrescentar sementes de urucum ao molho de tomate ou ao seu iogurte natural?

E sempre há o chá de urucum, feito com as folhas, mas que pode receber sementes frescas e até o pó das sementes do fruto para dar cor.

Veja como fazer um bom chá de urucum

  • Pegue 12 folhas de urucum, que podem estar naturais e bem verdes, ou secas. Neste caso, quanto mais natural, verde e tenra, melhor;
  • Ferva em 1 litro de água. Mais ou menos 15 minutos em fogo brando;
  • Deixe esfriar e tome 3 copos ao dia. Um pouco antes das refeições, talvez, para ajudar a lembrar.

Chá de urucum ajuda a emagrecer?

Sim e não.

Vamos entender bem: entre as propriedades do urucum estão os efeitos diuréticos, ou seja, seu corpo não vai reter líquidos, vai eliminar toxinas, vai fazer uma boa manutenção e limpeza de órgãos e sangue.

E como o fruto tem propriedades que auxiliam a digestão, você não vai sentir inchaço, prisão de ventre, dificuldades após as refeições, dores de estômago provocadas por gases, acidez muito alta ou inflamações.

Veja também – Chá de cana-do-brejo, seus principais usos e propriedades medicinais

Como resultado, é comum que a pessoa que está fazendo uso de chá de urucum, ou apenas do fruto, em sementes ou em pó, note que eliminou algum peso.

Mas este efeito não é nenhum prodígio de uma planta milagrosa. É apenas o urucum ajudando seu organismo a trabalhar um pouco melhor. Depois de um tempo de uso, o efeito de emagrecimento se estabiliza. Você ganha em saúde, mas a eliminação de peso deve acabar.

Outro efeito na diminuição de peso é que o chá de urucum tem agentes que combatem o colesterol ruim e isso ajuda na eliminação de gorduras. Mas se a ideia é usar alimentos que ajudem a perder muito peso, o urucum deve ser pensado como coadjuvante.

Use sementes para dar cor a alimentos e a outros chás mais indicados para perda de peso. Será um excelente reforço.

Outros benefícios do chá de urucum

Quando falamos em fazer o chá de urucum usando as folhas, estamos pensando em vários problemas de saúde que podem acometer adultos e crianças. Mas há um chá de urucum feito especificamente com as sementes do fruto e seu uso é para eliminar vermes em crianças.

As receitas variam de acordo com a região, mas as sementes de 3 ou 4 frutos farão um bom chá de urucum, de sabor leve, que pode receber um pouco de hortelã, erva-doce ou camomila, para dar um gosto melhor e atrair as crianças.

Também use o chá de urucum para:

  • Combater infecções na pele causadas por picadas de insetos. Para isso, use óleo de urucum;
  • Para a pele, ajuda a tratar e cicatrizar queimaduras, feridas, diminuir e amenizar cicatrizes, marcas e até como bronzeador natural. Neste caso, pode ser usado em óleo e também com o auxílio e a regularidade do chá de urucum;
  • Misturar o óleo de urucum com álcool era usado para tratar doenças venéreas com sintomas aparentes. Mas hoje os tempos são outros, lembre-se disso;
  • Auxilia na melhora da libido, agindo como estimulante;
  • Combate tosses e problemas respiratórios por ser eficiente como expectorante;
  • O chá de urucum é muito usado em regiões de selva para combater doenças tropicais como disenteria, febre, malária, baixar casos de hipertensão e para tratar picadas de animais peçonhentos como escorpiões, cobras, aranhas e mosquitos. Também nestes casos, há recursos mais modernos. Use em casos de emergência e procure um médico o mais rápido possível;
  • Fonte de cálcio, é ótimo para ossos fortes. Recomendado para idosos, por causa da osteoporose.

E um outro bom motivo para manter o chá de urucum ou as sementes deste fruto sempre em sua alimentação é a propriedade de prevenção ao câncer que esta planta oferece.

Em sua composição está a norbixina, eficiente em proteger células saudáveis de mutações causadas pela velhice ou deformação das células, que ocorre com a idade. Trata-se de mais um efeito antioxidante.

Muito mais que corante, este fruto é um alimento completo. Mas se você quer mais que apenas comida colorida, faça uso do chá de urucum. Sua saúde agradece!

Veja também:

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.