Chás Frutas

Para que serve o chá de verbena? Saiba tudo aqui!

O chá de verbena não é exatamente um dos mais conhecidos ao redor do mundo quando o assunto é bebidas feitas de plantas. Isso não significa, porém, que ele não possa ter os seus méritos.

Embora muita gente ignore seus poderes, a verbena, a bem da verdade, guarda consigo uma série de propriedades consideradas medicinais. Não por acaso, costuma ser recomendada por adeptos da medicina alternativa no combate a uma série de problemas de saúde.

Na sequência, portanto, conversamos um pouco mais sobre isso e apresentamos uma série de casos onde os fãs de plantas medicinais costumam utilizar esse chá.

A verbena e suas propriedades

Também chamada ao redor do mundo por nomes como gervão, urbegão, erva de ferro, planta-da-sorte ou até erva de fígado, a verbena é uma planta natural do ocidente. Hoje em dia, no entanto, ela também pode ser encontrada em regiões como África, China e Japão, embora nesse caso seja mais utilizada com fins decorativos.

É enquanto planta medicinal, porém, que suas propriedades chamam a atenção dos fãs. Acredita-se que entre seus atributos, estão aqueles capazes de proporcionar efeito relaxante, sedativo, anti-inflamatório, analgésico, depurativo, adstringente, sudorífero, afrodisíaco, antirreumático, anticoagulante, tônico e até anticancerígeno.

Nos próximos tópicos podemos conferir quais tipos de benefícios práticos essas propriedades podem trazer ao organismo.

O chá de verbena e a saúde sexual

A saúde sexual é uma das que, em tese, podem se beneficiar das propriedades do chá de verbena. Isso acontece em função das possíveis propriedades afrodisíacas atribuídas à planta, o que, por sua vez, estimula a libido e pode apimentar a vida sexual dos casais.



Ação anti-estresse do chá de verbena

Outro possível benefício da verbena está relacionado às suas propriedades calmantes. Graças a isso, ela pode contribuir no combate e controle da ansiedade, especialmente nos casos de pessoas nervosas.

Não obstante, o chá de verbena também pode contribuir com a melhor qualidade do sono em função de suas características sedativas, o que é particularmente útil a quem enfrenta problemas como a insônia, por exemplo.

Chá de verbena contra conjutivite

A conjutivite também faz parte da lista de problemas em que o chá de verbena pode ser útil. Nesse caso, o modo de uso mais comum consiste em misturar 2g das folhas em 200 ml de água para lavar os olhos.

Vale mencionar, no entanto, que mesmo sendo um procedimento com planta natural, não deve ser realizado sem expressa recomendação de um oftalmologista, sob pena de efeitos colaterais indesejados e irreversíveis.

Verbena contra a artrite

Problemas relacionados às articulações, como é o caso da artrite, por exemplo, também podem ser amenizados com o uso do chá de verbena.

O segredo do uso aqui, no entanto, não é a ingestão, mas sim uma espécie de cataplasma com o composto. Isso significa pegar as partes da planta usadas para o chá e preparar uma espécie de compressa com o tecido sobre o lugar dolorido.

Este e qualquer outro uso da planta, no entanto, está naturalmente condicionado a uma recomendação médica, que é sempre indispensável.

Verbena e a saúde respiratória

A saúde respiratória, em tese, também pode se beneficiar das propriedades medicinais do chá de verbena. Isso porque, de acordo com a medicina popular, suas propriedades podem contribuir com a melhoria nos sintomas da asma, bronquite, faringite e outras dificuldades relacionadas à respiração.

Chá de verbena contra doenças cardíacas

Outra situação em que a verbena pode ser útil é nos casos em que há problemas relacionados ao coração, como a angina, por exemplo, que desencadeia quadros de dor no peito.

Problemas pré-menstruais e o alívio da verbena

Problemas considerados pré-menstruais também podem ser aliviados com o chá de verbena. Vale destacar, no entanto, que seu uso não é recomendado no período da menstruação propriamente dita, mas somente na fase da pré-menstruação. Entre os problemas que o chá ajuda a aliviar estão aqueles relacionados à dor de cabeça, por exemplo.

O chá e a saúde bucal

A saúde bucal também pode experimentar benefícios com o chá de verbena. Como enxaguante bucal, a teoria é a de que ele pode ajudar no tratamento a problemas como mau hálito, amigdalite e até úlceras bucais. Além disso, há quem diga que mastigar as raízes de verbena também pode ser benéfico, já que nesse caso pode ajudar no fortalecimento dental.

Saúde digestiva e o chá de verbena

A crença de que a saúde digestiva pode ser melhorada com a verbena também existe. Ela vem do fato da planta ter benefícios capazes de contribuir com o fígado, que é um órgão essencial para digestão em função de seu papel de metabolizar os nutrientes dos alimentos.

Chá de verbena e outros problemas de saúde

Além dos problemas citados, acredita-se que a verbena também pode ser útil a uma série de outros problemas. A lista inclui cálculo biliar, vermes parasitas, infecções na pele, picadas de insetos, animais e até disfunções urinárias.

Como fazer chá de verbena

Conforme já esclarecido ao longo do texto, a forma de consumo mais comum da planta é a de chá. E para fazer o chá de verbena, os ingredientes normalmente utilizados são:

  • ½ litro de água mineral;
  • 1 colher de sopa com as raízes e flores da planta.

O modo de preparo é bastante simples e consiste em ferver a água com os demais itens. Na sequência basta deixar em repouso por cerca de cinco minutos e então coar para deixar esfriar e ingerir.

A verbena, as contraindicações e as precauções

Conforme adiantamos anteriormente, o chá de verbena não deve ser ingerido por mulheres em fase menstrual. Além disso, gestantes e lactantes também não podem consumir o mesmo, pois os efeitos podem ser graves e incluir até mesmo um aborto.

A lista de indivíduos que não devem utilizar a bebida em hipótese alguma inclui ainda aqueles com problemas na tireoide ou alérgicos a qualquer elemento presente na planta.

Por fim, vale destacar que este é um material meramente informativo, que não deve em hipótese alguma ser interpretado como estímulo para o consumo do chá de verbena sem a devida orientação médica.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */