Chás Nutrição

Chá gelado: benefícios, ideias de receitas e muito mais!

Verão chegando e temperaturas em alta: vai um delicioso chá gelado aí? Claro que sim! Mas é nessas horas que a gente quer se hidratar, mas não tem ideia de como preparar uma bebida refrescante e saudável. A hora é essa!

Neste artigo você aprender que benefícios e que dicas de ingredientes usar para não perder o pique na estação mais agitada do ano.

Certo, o verão é a estação da curtição, tempo para aproveitar praias, piscinas e cachoeiras. Mas cuidado: é aí que todas nós cometemos certos exageros!

Por isso a hidratação se faz tão importante. E se refrescar com água é vital, mas, para variar um pouco, a gente tem várias sugestões de receitas de chá gelado.

Vantagens

Um chá gelado é a boa pedida para refrescar e hidratar. Mas, através da infusão de ervas, frutas, folhas e até mesmo raízes, seus ingredientes apresentam diversos benefícios.

Para começar, um chá gelado ajuda a combater radicais livres com seu efeito antioxidante.

Ele também tem efeito diurético e auxilia na redução do colesterol. Assim, é bom para a sua saúde saber que resultado esperar e qual a opção de ingrediente vai deixar o seu verão com gosto de quero mais!



Mas anote este segredo: os chás de saquinho não possuem os mesmos benefícios que os de ervas naturais.

Benefícios

E que benefícios!

Um chá gelado tem propriedades para ajudar no combate de várias doenças do nosso corpo e ainda apresenta outras tantas que ajudam a preveni-las.

Preparado através de uma infusão correta, o chá gelado também é uma excelente bebida para ser incorporada em dietas, devendo ser ingerida em quantidades moderadas e de forma equilibrada.

Vamos conferir alguns desses benefícios e suas áreas de atuação.

Hidratação

O primeiro grande benefício do chá gelado é justamente restaurar a hidratação corporal, perdida por fatores comuns como calor, trabalho excessivo, fadiga e atividades físicas. E tudo isso sem adicionar mais calorias à sua dieta.

Metabolismo

Por apresentar baixas calorias, ele dá sensação de saciedade e ajuda a manter o estômago cheio. Isso significa que, além de refrescar um corpo já cansado, ele mantém nossa fonte de energia para a realização das nossas funções diárias.

Proteção dos ossos

Apresentando ótimos níveis de flavonoides, o chá gelado, além de proteger os ossos contra lesões, ainda reduz os riscos de fraturas nos ossos.

Pele

Para uma pele saudável, o chá gelado ajuda tratando tecidos cansados por conter flavonoides, substâncias que ajudam a reduzir as rugas e linhas de expressão.

Nível de glicose

O ato de beber um chá gelado várias vezes por dia auxilia a manter seu nível de glicose sob controle, pois ele absorve o excesso de açúcar no sangue e ainda mantém os níveis de insulina no controle.

Confira algumas ideias e sabores para você combinar

Chá gelado de frutas

  • Maçã: acrescente suco de maçã ao chá preto e adoce a gosto;
  • Limão, hortelã e gengibre: é só esperar esfriar para depois levá-lo à geladeira;
  • Limão: adicionando hortelã ao um chá verde, fica muito mais refrescante.

Chá gelado de ervas

  • Chá mate: de preparo simples, é ótimo fazer uma jarra enorme desse chá e deixar sempre à disposição na geladeira;
  • Hibisco: um chá coma flor de hibisco é ótima para quem quer emagrecer, pois é diurético e antioxidante;
  • Hortelã: outra dica de preparo simples para beber todo dia – adicionar apenas a hortelã a um chá verde é saudável e refresca a qualquer hora;
  • Gengibre: como opção de frutas, escolhemos limão e laranja. Combine tudo e a mistura de chá verde com gengibre vai se tornar uma excelente opção para ajudar você a emagrecer;
  • Limão e hibisco: combinados com um chá preto, o preparo fica simples porque você só precisa adicionar água e açúcar a gosto;
  • Hortelã, limão e gengibre: combinados a um chá de ervas, ajudam a desintoxicar o organismo com todo seu poder de refrescância. Nossa dica, aqui, é deixar o chá esfriar a temperatura ambiente e depois colocá-la para gelar;
  • Erva doce com hortelã: com vários benefícios ao corpo, a erva doce auxilia na redução do colesterol e ajuda na digestão, além de ficar mais refrescante com a presença da hortelã;
  • Anis e cardamomo: de origem tailandesa, essa dica de chá gelado sacia que é uma beleza, pois apresenta uma alta quantidade de calorias devido ao leite condensado.

Chá gelado de frutas

  • Limão, gengibre e abacaxi: outra opção com tudo que você pode imaginar de refrescante – a combinação com o gengibre garante um toque termogênico à bebida;
  • Frutas: essa opção de chá gelado combina, na prática, dois chás: o de morango (misturado com laranja e maçã) mais o chá de erva cidreira. Além de pouco calórico, certamente é uma das opções mais saborosas;
  • Maçã e limão: mais uma dica de preparo bem simples – é só usar o chá mate para fazer par com as frutas;
  • Abacaxi: uma das opções mais refrescante, um chá gelado com a polpa da fruta também pode ser bebido o dia todo, ajudando na digestão. Como um toque a mais, adicione aquele limão delicioso;
  • Sangria: feita por meio de infusão, essa versão da sangria não requer a presença de álcool e nem tampouco açúcar;
  • Pêssego: por ter sabor suave, o pêssego dá a você a opção de escolher entre utilizar chá preto ou chá verde para misturar à fruta. Se preferir, adicione aquele toque de verão presente na laranja e no limão para finalizar a bebida.

Refresque-se com moderação

Apesar de inúmeros benefícios à sua saúde, o consumo de chá gelado também pode ter alguns efeitos nocivos. Por exemplo, se você consumir em excesso, errar no preparado ou até conservar de modo errôneo os ingredientes que indicamos, ele pode prejudicar a saúde.

Pode não parecer, mas chá possui cafeína e certos tipos de fluoretos, que podem causar doenças como artrite, câncer, osteoporose e até doenças renais e do sono.

Para esta bebida ser adicionada a dietas balanceadas, o chá gelado é excelente. Mas também deve ser consumido com moderação e equilíbrio.

Mesmo se sua intenção não for a de buscar qualquer benefício gerado pelo seu consumo, um copo de chá gelado sempre será uma opção deliciosa e refrescante para qualquer estação, em qualquer dia do ano!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */