Beleza Cabelos

Chanel invertido: veja como apostar no corte tendência entre as famosas

O cabelo curto nunca sai de moda! Afinal, os arranjos acima dos ombros costumam dar um ar de mais modernidade e atitude ao visual, além de conferir mais praticidade no dia a dia. Neste sentido, um dos cortes mais pedidos nos salões de beleza pelas mulheres apaixonadas por fios curtinhos é o tradicional chanel.

Popularizado e batizado com o nome da estilista francesa Coco Chanel, famosa na década de 20, o corte com fios retos bem rentes à nuca ganhou o mundo e virou febre não só à época, como é uma das maiores apostas da mulher moderna para compor o visual nos dias de hoje. Bastante versátil, o chanel pode combinar com todos os tipos de cabelo e, ainda, oferece variações que se adaptam ao rosto e estilo de cada pessoa.

Um deles é o chanel invertido, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje. A versão consiste em um arranjo com mechas mais longas na frente do cabelo e mais curtinhos na nuca, que deixam o visual ainda mais despojado e estiloso do que a versão clássica. Esse corte é ideal para quem adora ousar e não mede esforços quando a ideia é se jogar em cortes cheios de atitude!

Quer saber como fazer o corte chanel invertido e conferir dicas para deixar os seus fios curtinhos sempre bonitos? Então, fique de olho nos próximos parágrafos que eu te conto tudo. Vamos lá?!

O que é o chanel invertido?

O chanel invertido é uma versão mais moderna e estilosa do tradicional corte chanel, que é feito com o cabelo da frente do cabelo mais longas em relação aos fios da parte da nuca. Além de deixar o visual mais despojado, esse arranjo curtinho também é super moderno e democrático, podendo combinar com todos os tipos de cabelo e personalidades.

O corte tem sido bastante procurado nos salões de beleza nos últimos tempos depois de cair no gosto das celebridades. Naomi Watts foi uma delas, que decidiu pisar no redcarpet do Oscar 2015 com o arranjo e ganhou a atenção dos paparazzi. Victoria Beckham, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Charlize Theron também foram algumas das divas que apostaram na novidade e viraram referência das fãs pelo mundo todo quando o assunto é chanel invertido.



Quem pode apostar?

Além de moderno e despojado, a boa notícia é que o chanel invertido também é bastante versátil, podendo combinar com todos os tipos de cabelo, além de poder ser adaptado a variados formatos de rosto. Em geral, ele combina com texturas de fios lisos e ondulados, especialmente aqueles com pouco volume.

No entanto, isso não quer dizer que quem cabelos cacheados não possa investir nesse tipo de corte. O mais importante é ter cuidado neste caso é para que o volume dos fios curtinhos não se acumule nos lugares errados. Se você é uma cacheada, a dica é conversar com o seu cabeleireiro de confiança para que ele te ajude a encontrar a melhor forma de aderir à tendência.

Mulheres com o rosto redondo não devem fazer o corte chanel invertido. Isso porque esse arranjo pode acabar acentuando o formato de “lua” da face, deixando o visual não tão interessante para quem pretende disfarçar as bochechas avantajadas. Se tem esse tipo de rosto e está procurando cortes para mudar o visual, clique aqui para ver quais os melhores cortes para afinar o rosto.

Veja também: 7 modelos de cortes de cabelo para rosto redondo

No mais, o chanel invertido é ideal para quem quer mudar de visual e adquirir um corte moderno, mas sem se aventurar em um corte demasiadamente curto, já que ela passa a sensação de ser mais longo por conta das pontas da frente.

Como fazer corte chanel invertido? Veja passo a passo

Você sempre sonhou em ter um chanel invertido, mas está sem dinheiro para ir até um salão de beleza fazer o seu? Então, confira o passo a passo abaixo para conseguir fazer o seu corte em casa!

Você vai precisar de:

  • Tesoura própria para cortar cabelo, bem afiada.
  • Shampoo;
  • Pente;
  • Condicionador;
  • Secador de cabelo;
  • Grampos;
  • Chapinha.

Como fazer:

Passo 1: Lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha.

Passo 2: Em seguida, com os fios ainda molhados, divida o cabelo em sete mechas: uma para o lado direito, outra para o lado esquerdo, uma na parte superior, outra na parte direita e esquerda do couro cabeludo e, por último, outras duas na parte esquerda e direita da nuca.

Passo 3: Enquanto vai separando as mechas, vá prendendo-as com os grampos.

Passo 4: Agora, corte as mechas da parte da frente na altura do queixo ou na altura que desejar que fique o comprimento da frente do seu chanel invertido.

Passo 5: Em seguida, deixe cerca de 0,6 cm de cabelo solto ao longo do perímetro e corte as mechas da parte de trás da cabeça com a ajuda de um pente como guia. O ideal é cortar um guia de 2,5 cm dos fios até chegar ao comprimento desejado. A dica é manter a tesoura na horizontal para evitar comprimentos irregulares.

Passo 6: Feito isso, use as mesmas técnicas anteriores para cortar as mechas do lado esquerdo e direito da nuca. Faça isso de trás para a frente, começando a partir de qualquer um dos lados dessa região.

Passo 7: Repita o processo nos lado esquerdo e direito do topo da cabeça e, ainda, nos lados da parte de trás. Lembre-se que os fios da parte de trás deve ser cônico (rente) no pescoço, enquanto o cabelo fica mais longo na frente.

Passo 8: Depois de terminar todas as mechas, seque o cabelo com o secador, aproveitando para estilizá-lo conforme preferir.

Passo 9: Caso você queira um efeito mais “arrumadinho”, pode passar a chapinha para deixar os fios bem alinhados.

Passo 10: Já para quem prefere um aspecto mais despojado, pode estilizar as mechas com ondas largas ou cachos, o que pode ser feito com um aparelho de babyliss com cilindro grosso.

Veja também: Como fazer babyliss? Confira passo a passo com dicas fáceis!

Como cuidar?

Você adorou o corte chanel invertido, mas não tem coragem de investir na tendência porque não quer viver dentro de um salão de beleza? Fique tranquila! Essa versão do corte queridinho da mulherada é muito fácil de cuidar. A sua manutenção pode ser feita a cada dois meses, já que as pontas maiores na frente não deixam o curto crescendo na parte de trás tão em evidência.

E se a dúvida é sobre como estilizar esse arranjo para manter o visual sempre bonito, a dica dos hairstylists do momento é para que você use e abuse dos sprays fixadores, mousses e pomadas para deixar os fios sempre no seu devido lugar, especialmente no caso de quem for apostar nas ondas ou cachos feitos com babyliss.

E aí? Gostou de saber mais sobre o chanel invertido? Você já fez ou tem vontade de apostar nesse corte? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */