Chás Nutrição

Chás com cafeína: conheça as melhores ervas para consumo

Cafeína no chá

Chás podem conter cafeína? Podem sim! Na realidade, há diversos chás que proporcionam um excelente consumo de cafeína.

Embora o café seja a bebida diretamente associada à cafeína, se engana quem acha que seu consumo é a única forma de ingerir cafeína.

Há mais de 60 plantas conhecidas na natureza que são compostas por esta substâncias, e o consumo delas, da forma que for, são boas opções para fugir do tradicional café sem perder os benefícios da ingestão da cafeína.

Certo, mas o que é a cafeína?

A cafeína é uma substância é diurética e cardiotônica, capaz de atuar no organismo aumentando a força de contração do miocárdio, músculo do coração. Sua ação estimula a atividade metabólica e age diretamente no sistema nervoso central.

O corpo produz adenosina, substância que dá sono. Por sua vez, a cafeína atua inibindo a ação dos receptores da adenosina, eliminando a sonolência e dando a sensação de que o corpo está mais ligado.

Está presente na natureza de diversas formas, inclusive em plantas, e seu consumo por meio de chás é uma boa alternativa.

Quais chás possuem cafeína?

Há na natureza diversas plantas com alta concentração desta substância. Assim, os chás das ervas com estas características são ótimas fontes de energia.



Dentre os chás, há alguns que se destacam pela quantidade de cafeína que possuem. São eles:

Chá verde

O chá verde possui entre 25 e 45 miligramas de cafeína por xícara. É produzido a partir da folha da planta denominada Camellia Sinensis. Dentre seus benefícios, o chá tem ação antioxidante, efeito termogênico no organismo, e auxilia na queima de gordura.

Chá mate

Uma xícara de chá mate costuma ter em torno de 20 a 30 miligramas de cafeína.

Este chá e feito a partir da erva mate, uma bebida comum no sul da América, feita a partir da árvore denominada mate.

É conhecido por um potencial efeito termogênico, ajudando bastante na queima de gordura corporal, auxiliando no sistema diurético e com capacidade, inclusive, de diminuir o apetite.

Chá preto

O chá preto contém entre 15 e 60 miligramas de cafeína por xícara.

Da mesma forma que o chá verde, o chá preto é proveniente da planta Camellia Sinensis. O que diferencia um chá do outro é a forma de processamento das folhas. O chá preto necessita de um período de fermentação maior para sua produção. Embora seja mais pobre em nutrientes, sua concentração de cafeína pode ser bem maior em relação ao chá verde.

Estes chás são de fácil acesso para os que desejam consumir.

De toda forma, é importante ter consciência das quantidades diárias de consumo de cafeína, para poder aproveitar de seus benefícios sem prejudicar a saúde. É indicado que cada pessoa consuma entre 2 e 6 miligramas de café por quilo de peso, diariamente. Assim, o consumo deve ser limitado, e cada pessoa deve testar seu organismo e sentir qual quantidade traz as melhores respostas às suas atividades diárias e a seus objetivos.

O auxílio de um nutricionista é bastante indicado para que o consumo da substância seja feito de forma a potencializar seus benefícios para a saúde e para os resultados estéticos.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Kenia

/* ]]> */