Recomendados para você
Chás Nutrição Plantas Medicinais Saúde

3 receitas de chás para cólica menstrual e intestinal

Aquela dor de barriga que você ou qualquer um de nós já sentiu, pelo menos uma vez na vida, é infernal de ruim. Principalmente porque, na maioria das vezes, não sabemos sua origem. Existem uma infinidade de doenças que podem provocar essas dores. Os chás para cólica menstrual e intestinal, produtos de origem vegetal e natural, buscam resolver parte importante dessas dores, mas, e se a dor for de origem estomacal? Se for uma indigestão, consequência de produto estragado que comi?

Por isso, é muito importante, de antemão, conseguir identificar a origem de sua dor, para, então, buscar solução em remédios caseiros, como os benditos chás.

Identifique a origem da dor

E como também pode ser alguma coisa mais grave, se essas dores forem persistentes, convém correr à procura de seu amigo médico. O remédio caseiro resolve, mas, insistir apenas nele e a dor persistir, aí não pode; vá logo ao médico.

Coisa importante é você conseguir identificar exatamente onde dói. Cada dor tem sua origem, bem o sabemos, e conseguir saber onde está essa dor já é um bom caminho, até para orientar o médico. Ou para escolher o seu chá.

Existem algumas regras básicas e vamos dissecá-las agora. Por exemplo:

A dor vem do meu lado esquerdo

  • Pode ser cólica menstrual
  • Algum problema no intestino
  • Alguma gravidez ectópica (ocorre no lugar errado)
  • Um simples alimento estragado
  • Indícios de pedras nos rins
  • Ou até mesmo câncer num órgão abdominal

E se a dor está no meu lado direito

  • Possibilidade de que sejam gases
  • Surgimento de úlceras
  • O pâncreas pode estar reclamando
  • Algum problema no cólon
  • Ou também pedras nos rins (cálculo renal)

Se você conseguiu identificar que sua dor de barriga é mesmo consequência da menstruação, no caso da mulher, ou se vem de problemas intestinais, saiba que existem chás para cólica menstrual e intestinal e então é possível atacar o mal pela raiz.

Meu problema é mesmo cólica menstrual

Uma boa solução é a calêndula, vegetal que é anti-inflamatório, possui óleos como glicósidos e flovonoides, é desintoxicante, antisséptica e cicatrizante. Este chá atua para aliviar a cólica.

  1. Pegue flores de calêndula (duas colheres de sopa)
  2. Uma xícara de água
  3. Coloque a ferver por dez minutos
  4. Então pode desligar e abafe bem
  5. Quando ficar morno, pode coar e beber
  6. Apenas meia xícara pela manhã e o restante à noite

Orégano, um dos mais eficientes

O orégano é outro componente natural de importância para aliviar a cólica menstrual. Na verdade, a medicina natural o considera como um dos mais eficientes no combate a este incômodo feminino, muito comum entre as mulheres.

Como tem importante ação diurética, ele age eliminando as toxinas prejudiciais ao organismo pela urina, o que ajuda a aliviar a dor. Vamos ao chá:

  1. Coloque folhas de orégano em uma xícara (uma colher de sopa)
  2. Faça ferver água para uma xícara apenas
  3. Assim que ferver, despeje na xícara com o orégano
  4. Deixe descansar até amornar, coe e beba
  5. Faça isso duas a três vezes por dia, durante um mês

Gengibre, um aliado bem importante

Existem muitos outros chás para cólica menstrual e intestinal. Vamos mostrar mais alguns para a cólica menstrual.

Outro bastante conhecido e bom uso popular é o de gengibre, importante analgésico e anti-inflamatório e, por isso mesmo, também pode ser consumido durante todo o mês.

Neste caso, o gengibre é utilizado já ralado. Basta colocar uma xícara com água para ferver e adicionar uma colher de chá do gengibre ralado. Deixe descansar por uns dez minutos, coe e beba.

Novos chás contra a cólica menstrual

No caso da folha de framboesa, o aconselhável é que seu chá seja consumido nos dez dias anteriores à menstruação. Trata-se de um chá adstringente e fortificante, agindo para o alívio da cólica.

Sua preparação também é bastante comum e simples. Comece por ferver uma xícara com água e, logo após a fervura, acrescente folhas de framboesa em uma colher de sobremesa. Deixe descansar por uns dez minutos e já pode ser coado e bebido.

Outros chás que podem ser preparados para o alívio de cólicas menstruais são o de camomila e de verbena, erva menos conhecida, mas, bastante eficiente.

Com a camomila, após ferver uma xícara de água, coloque uma colher (de sobremesa) com as flores da erva. Depois de uns dez minutos, já pode coar e beber, repetindo a dose por todo o mês. A verbena também é uma xícara de água para uma colher de sobremesa da erva. Beba o chá por uns dez dias antes da menstruação.

Chá alivia a cólica intestinal

Chás para cólica menstrual e intestinal não costumam ser complicados. É importante seguir as recomendações e aplicá-los na medida correta e dias recomendados.

Vamos a um chá exclusivo para cólica intestinal e muito recomendado pela medicina natural. É o chá de erva-doce, louro e camomila. Estas ervas, combinadas, possuem importantes propriedades antiespasmódicas auxiliares para reduzir a ação dos gases.

  1. Você precisa de uma colher de chá de camomila
  2. Quatro folhas de louro
  3. Uma colher de sopa de erva doce
  4. Ferva tudo por cinco minutos em uma xícara de água
  5. Após coar, tome a cada duas horas

Uma dica importante, no caso da cólica intestinal, é você beber bastante água durante todo o dia. E cuide para não ingerir alimentos gordurosos, pois estes podem agravar o quadro.

Uma nova doença intestinal

A cólica intestinal também pode ser consequência de uma doença que vem sendo bastante observada por médicos e pesquisadores: chama-se de ‘síndrome do intestino irritável’.

Pesquisas mostram que ela pode afetar até 15% das pessoas, de forma especial entre mulheres. Você começa por sentir alterações em seus hábitos intestinais, dor abdominal do tipo cólicas, fezes com muco e flatulência (gases).

Também podem ocorrer diarreias e todo este quadro torna-se altamente irritante e dolorido para quem é acometido desta doença.

Em todos estes casos de dores abdominais, siga as orientações com os chás para cólica menstrual e intestinal, tratando antes de identificar exatamente onde está sua dor para ministrar o chá correto. E boa sorte.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */