Chás Infográficos Saúde

3 receitas de chás para engravidar que você deve experimentar

Chás para engravidar

A gravidez é mais do que um momento sublime para a mulher, é um momento de doação e amor pela continuidade da vida. Nem sempre, entretanto, este processo é fácil e espontâneo e, para isso, existem chás para engravidar.

É que, para engravidar, não bastam um companheiro, a força de vontade ou apelos a Deus – é preciso a junção da física com a química orgânica, nos ensina a medicina. A mulher tem que compreender as ações de seu corpo para entender o que ele pode lhe oferecer de melhor.

Veja também – Exames e cuidados antes de engravidar: 8 dicas para se preparar

E, algumas vezes, o organismo precisa de um empurrãozinho, onde podem entrar estes maravilhosos chás, como produtos naturais sem nenhuma química para atrapalhar.

A transformação química do corpo

A fertilidade é a parte em que a química entra em auxílio à física para propiciar este momento mágico da reprodução. A física consiste em ter os órgãos corretos, como útero, mas nem sempre isto é o suficiente.

Há a necessidade dos esteroides, que são os hormônios da reprodução e os grandes responsáveis por este momento sublime. Quimicamente, é preciso que existam as células adequadas a esse processo e que propiciem a fecundação.

Os chás para engravidar, extraídos de ervas e plantas da natureza, possuem elementos e substâncias que auxiliam nesse processo da transformação química dos órgãos femininos – e algumas vezes masculinos – para que aceitem o espermatozoide liberado pelo homem.



Também tratamento de longo prazo

Os hormônios fazem bem mais do que isso. Além do estímulo à produção das células da fecundação, mostra a medicina que eles também são auxiliares importantes nas primeiras semanas da fecundação, mantendo a gestação. E ainda mantêm a vontade pelo sexo.

É importante saber que a mulher toma esses chás para engravidar não apenas nos momentos ou dias antes de optar pela concepção. Podem existir tratamentos mais prolongados, em que o organismo vai sendo preparado para uma gravidez futura.

Para uma gravidez mais rápida e a produção daquelas células que propiciam a concepção, existem plantas que produzem essa ‘limpeza’ do útero e órgãos de reprodução feminina.

Chás para engravidar

Alguns chás também são abortivos

É preciso equilibrar algumas deficiências que ocorrem durante a ovulação. Essa é a função dos chás para engravidar. Existem muitos estudos científicos com essas ervas naturais e, por isso, é preciso ficar muito atenta a cada recomendação.

Veja também – Está grávida? Conheça e evite os chás abortivos!

A urtiga, essa erva campestre que, ao tocá-la reproduz imediata irritação e coceira na pele, é uma das mais conhecidas e mais estudadas. Ela promove essa limpeza no útero, como retirando gorduras que, muitas vezes, atrapalham a correta ovulação.

Aqui vai a primeira observação a que é preciso prestar muita atenção: assim como promove a limpeza do útero, favorecendo a gravidez, a urtiga também é altamente abortiva. Isso quer dizer que, se houver a percepção de que pode haver gravidez, suspenda imediatamente o consumo da urtiga.

A função de ‘limpar’ o útero

Existem mais chás que ajudam a engravidar e vamos tratar deles de cada vez. São o alecrim, gengibre, maçã, dente-de-leão, inhame, salsaparrilha, pimenteiro-selvagem, uxi-amarelo, entre outros.

A importância da urtiga consiste em uma de suas principais propriedades, que é ser anti-inflamatória, tornando-se eficaz no aparelho de reprodução feminino. Se for uma inflamação que impede a manutenção do embrião no útero, a urtiga fará a limpeza, o que o torna um dos melhores chás para engravidar.

O inhame é outra planta de grande destaque nas pesquisas e de muito uso popular. Ele não apenas auxilia na gravidez, como atua em favor daquelas que estão no climatério (quando há redução na produção de hormônios, próximo à menopausa).

Alguns dos chás para engravidar

A vantagem do inhame é sua quantidade de flavonoides, carregados de estrogênio. Este faz o complemento às deficiências hormonais da mulher nesta fase da ovulação. Por isso o inhame precisa ser ingerido num período próximo ao fértil, pois faz a estimulação dos ovários.

Ao agir aumentando o número de folículos que auxiliam a ovulação, o inhame também é indicado para quem busca gêmeos. Além de chás para engravidar, o de inhame também é um afrodisíaco.

Existem ainda muitos chás que combinam mais de um desses ingredientes naturais, cada um com suas características e propriedades. Vamos a algumas destas misturas, consideradas bastante eficientes:

Chás para Engravidar [Infográfico]

Chás para Engravidar [Infográfico]

Chá de maçã, salsaparrilha e urtiga

Como visto, todos estes levam urtiga em seu conjunto, o que exige atenção àquela observação anterior: ao menor sinal de que houve a gravidez, é preciso suspender imediatamente o consumo do chá, pois a urtiga também é altamente abortiva.

Para todos, o modo de preparo é semelhante. Vamos ao preparo do chá de maçã, salsaparrilha e urtiga.

  1. São duas colheres de sopa de maçã
  2. Uma colher de sopa de urtiga
  3. Acrescente uma colher de chá de salsaparrilha
  4. Coloque tudo numa água já fervente e deixe esfriar
  5. Tome até três vezes ao dia

Chás para engravidar

Chá de cavalinha, urtiga, artemísia e alecrim

Sua preparação também é fácil:

  1. Alecrim, uma colher de sopa
  2. Urtiga, também uma colher de sopa
  3. E de cavalinha, uma colher de sobremesa
  4. Duas colheres de sopa de Artemísia
  5. Meio litro de água
  6. Tudo em água fervente e deixe esfriar
  7. Beba pela manhã e noite, em três ciclos do 1º ao 14º dia

Chá de gengibre, chá-verde e urtiga

Vamos ao modo de preparo:

  1. Duas colheres de sopa de chá verde
  2. Duas colheres de sopa de urtiga
  3. Uma colher de chá de gengibre
  4. 750 ml de água
  5. Deixe ferver tudo por cinco minutos
  6. Beba três xícaras por dia nas duas primeiras semanas do ciclo

Se é fumante, pare com o cigarro

Bem, existem muitos outros chás para auxiliar na gravidez. Em todos eles, é bom que a mulher sempre busque a orientação de seu médico – que, normalmente, são contra esses chás.

Quem já está fazendo tratamento médico e está tomando remédios, precisa ficar alerta, porque, mesmo sendo os chás para engravidar produtos naturais, também possuem ingredientes e propriedades químicas que podem interferir sobre os demais medicamentos.

Pode ocorrer, também, por exemplo, acúmulo de ingredientes anti-inflamatórios ou até mesmo o excesso de hormônios, ambos provocados pelas duas medicações. Então, é sempre bom o aconselhamento médico. E uma recomendação final: quer engravidar e é fumante? Então, pare logo de fumar. Ajuda a você mesmo e ao próximo bebê.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */