Chás

Está com enxaqueca? Conheça aqui os melhores chás para aliviar suas dores

two cups of black tea on a wicker table early in the morning, closeup. Tea morning at dawn. The process of pouring tea.

As enxaquecas podem ser desconfortáveis ou mesmo incapacitantes. O chá atraiu a curiosidade de muitos sofredores de enxaqueca como um tratamento potencial para os sintomas da enxaqueca. Apesar da escassez de estudos, foi demonstrado que vários chás podem reduzir a dor da enxaqueca. Por isso, no artigo de hoje, iremos trazer os melhores chás para enxaqueca para experimentar, confira!

Os melhores chás enxaqueca

Uma forma de dor de cabeça conhecida como enxaqueca pode resultar em sintomas extremamente dolorosos, bem como náusea, sensibilidade à luz e ao som e desorientação. Uma das doenças mais prevalentes, as enxaquecas crônicas são vivenciadas por milhões de pessoas.

Se você já experimentou uma enxaqueca, sabe como isso pode ser incômodo e doloroso e, muitas vezes, te deixa incapacitado de realizar atividades simples. Mas felizmente, há uma variedade de chás para enxaquecas que podem reduzir os sintomas. Descubra quais chás podem aliviar o desconforto da enxaqueca nos parágrafos a seguir.

Veja também:

 

Chá de camomila

Os efeitos calmantes e relaxantes do chá de camomila são bem reconhecidos por ajudar as pessoas a se acalmar e adormecer, mas também ajudam com dores de cabeça. A camomila tem muito a oferecer, incluindo aliviar a tensão corporal, promover um sono proativo e restaurador e reduzir os aspectos de dor intensa. Um estudo descobriu que apenas 30 minutos depois de beber este delicioso chá florido, a camomila foi particularmente eficaz na redução dos efeitos colaterais das enxaquecas, incluindo náusea, desconforto e intolerância à luz e ao som.

Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta, que nunca deixa de ser agradável, é um puro prazer para dores de cabeça e problemas digestivos. Este chá naturalmente doce e calmante é excelente para dores de cabeça que acompanham o resfriado e a gripe. O chá de hortelã-pimenta é extremamente energizante e demonstrou aliviar a dor, abrir as passagens nasais, aliviar a irritação dos seios nasais e aliviar a tensão muscular. A combinação de mentol, vitamina A, vitamina C, potássio, magnésio e outros nutrientes pode afetar diretamente as dores de cabeça tensionais e ajudá-lo a sair do mal estar.

Chá de gengibre

Um tratamento natural eficaz para náuseas, um sintoma de enxaqueca, é o chá de gengibre. Os músculos do estômago que podem produzir cólicas e dores de estômago são acalmados pelo gengibre. O chá também tem qualidades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a irritação dos vasos sanguíneos, o que pode levar a dores de estômago e dor de cabeça.

O gengibre ajuda a acalmar a tensão, ajuda a remover toxinas e radicais livres que podem estar causando dor e está cheio de potentes antioxidantes que são conhecidos por reduzir a inflamação. Os anti-inflamatórios podem funcionar alargando os vasos sanguíneos e promovendo uma melhor circulação, o que pode aliviar a dor de cabeça. O benefício adicional de reduzir a náusea para quem sofre de enxaqueca também é bem-vindo.

Chá de tanaceto

O chá de tanaceto tem uma longa história de uso em medicamentos tradicionais em todo o mundo. O chá tem um forte cheiro herbáceo e um sabor levemente amargo. Apesar de ser um chá, ele é classificado como um tratamento fitoterápico popular para retardar o aparecimento dos sintomas da enxaqueca.

Os efeitos do tanaceto foram estudados em cinco estudos clínicos envolvendo 343 indivíduos como parte de uma revisão sistemática que foi publicada na Pharmacognosy Review. Em três dos experimentos, os pesquisadores descobriram benefícios notáveis em quem sofre de enxaqueca. Quando se trata desses benefícios da enxaqueca, os pesquisadores creditam os componentes ativos flavonóides e lactonas sesquiterpênicas.

Chá verde

O chá verde é um verdadeiro chá saboroso que é bem conhecido por suas propriedades medicinais. Dado que o chá verde contém substâncias que ajudam a acelerar a queima de gordura, é um dos pilares do mercado de perda de peso. O alto teor de antioxidantes do chá também o torna um chá de desintoxicação popular. Ao melhorar a saúde geral, o chá verde pode ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca.

O chá verde tem sido associado a melhorias no humor e no estado de alerta, de acordo com uma revisão abrangente publicada no Journal of Headache Pain. Esses resultados, de acordo com os pesquisadores, “impactam a melhora nos sintomas de dor de cabeça”. Quando se trata dessas vantagens para a saúde, os pesquisadores creditam o baixo teor de cafeína do chá verde.

Chá de salgueiro branco

Um analgésico eficaz que pode diminuir as dores de cabeça da enxaqueca é a casca do salgueiro. De acordo com um estudo na revista Phytotherapy Research, esta casca tem sido utilizada para o alívio da dor há muito tempo. O estudo foi utilizado para avaliar estudos anteriores e ensaios clínicos que mostram como a casca de salgueiro pode aliviar dores de cabeça. A casca de salgueiro foi mostrada por pesquisadores para aliviar a dor lombar e também pode ajudar com o desconforto da osteoartrite.

Segundo a pesquisa, é tão potente que muitos especialistas desaconselham combiná-lo com analgésicos vendidos sem receita, como a aspirina. Se você estiver tomando anticoagulantes ou medicamentos para problemas de açúcar no sangue, os especialistas também aconselham evitar este chá.

Chás com cafeína são bons para enxaqueca?

A maioria dos chás nesta lista são chás de ervas sem cafeína. É crucial lembrar que o chá verde contém uma pequena quantidade de cafeína. O chá verde tem muito menos cafeína do que o chá preto, que tem aproximadamente metade da quantidade de cafeína do café. No entanto, alguns que são sensíveis à cafeína podem achar que a cafeína neste chá piora o desconforto da dor de cabeça.

Os efeitos colaterais da cafeína podem variar de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas podem achar que um pouco de cafeína alivia o desconforto da dor de cabeça, outras podem sentir dor de cabeça quando a consomem. Escolha um dos chás de ervas nesta lista se você não tolerar a cafeína.

Eles não contêm cafeína naturalmente, então você pode obter alívio da enxaqueca sem causar sintomas adicionais, como dor de estômago, que os chás com cafeína podem fazer.

Sobre o autor

Raiane