Saúde

Cifose: causas, sintomas e tratamentos

A cifose é uma das curvaturas naturais da coluna que servem para promover o equilíbrio do corpo. Quando essa curvatura se acentua pode provocar desconfortos e dores muitas vezes aliviadas apenas com remédios. Saiba mais sobre esse tipo de curvatura e quando é necessário consultar um médico.

A coluna possui de forma normal quatro curvaturas importantes, são elas: lordose cervical, que é a curvatura localizada na região do pescoço; cifose torácica, que é a curvatura na região do tórax; lordose lombar, que é a curvatura localizada na região da lombar e cifose sacrococcígea que a curvatura na região do osso sacro.

É importante destacar que essas curvaturas surgiram de maneira natural para fazer com que o corpo físico se mantivesse equilibrado. A patologia dessas curvaturas está justamente na acentuação.

Muitas pessoas por simples má postura acabam desalinhando a coluna de uma maneira negativa. Procurar ajuda médica ao mínimo desconforto que tiver é a melhor maneira de promover o bem estar e a saúde da coluna.

Afinal, ninguém quer ficar sem a mobilidade que a coluna promove ao corpo humano. Ela é uma peça fundamental para te manter de pé por exemplo.

A coluna vertebral é composta por vértebras, músculos e articulações com papéis fundamentais que promovem a estabilidade e a mobilidade da coluna.

O que é a cifose e quando ela se torna uma patologia?

A cifose é um termo que designa a curvatura normal fisiológica de algumas regiões do corpo como a torácica e a sacracoccígena.



A coluna vista de frente não dá para perceber as curvaturas que ela tem, já quando vista de perfil, essas curvaturas são vistas de maneira fácil.

Quando esse tipo de curvatura se torna acentuada ela recebe o nome de hipercifose.

Quando a hipercifose ocorre na região do tórax, as costas ganham uma forma de abaulamento, ou seja as costas ganham um aumento exagerado de sua curvatura. Quando isso ocorre, os ombros, cabeça e pescoço são projetados para frente, o que acaba provocando em sequência uma lordose cervical.

Muitas pessoas não percebem que estão com esse tipo de desvio, pois a maioria não apresenta nenhum tipo de dor ou sintoma.

É fácil identificar quem está com esse tipo de hipercifose na região torácica, ela é a famosa corcunda.

Esse tipo de má postura pode ser evitada se percebida a tempo, fortalecer a musculatura paravertebral, trabalhar um melhor condicionamento físico e cuidar principalmente da postura podem ser medidas fundamentais para escapar dos desconfortos trazidos por ela.

É muito importante ressaltar que o surgimento desse tipo de desvio acentuado pode ter outros tipos de causas como a osteoporose, tuberculose, poliomielite, espondilite e outras tantas patologias.

Quais são as causas das hipercifoses?

No campo da ciência médica, ainda existem muitas incertezas sobre diversos tipos de patologias. Desvios acentuados da coluna ainda despertam muitas dúvidas, por isso que pesquisas ainda são feitas nessa área.

Por não ter uma precisão sobre as causas desses desvios acentuados, denominou-se esses acontecimentos como idiopático, ou seja, possuem uma origem obscura.

Mas não são todos os casos em que a causa desses desvios sejam obscuros.

Existem alguns casos em que é possível saber quais foram os fatores determinantes para o surgimento da hipercifose. Conheça a seguir alguns deles:

  • Fatores genéticos herdados;
  • Anomalias de ordem congênita ao longo da vida por má postura;
  • Alterações no osso;
  • Alterações neurológicas;
  • Alterações no sistema muscular;
  • Episódios de traumatismo;
  • Excesso de peso;
  • Sedentarismo;
  • Realização de atividade física de maneira adequada, forçando articulações sem necessidade;
  • Ser fumante.

O surgimento da cifose alterada pode acometer pessoas de qualquer idade, estando em evidência principalmente nas pessoas mais velhas por causa do desgaste que as vértebras sofrem. Com isso as pessoas mais idosas são as mais acessíveis.

Quais são os sintomas da cifose acentuada?

A cifose que costuma não provocar dor é aquela de causa idiopática, os pacientes inclusive nesse primeiro momento não procuram ajuda médica se queixando de dor.

O que leva o paciente a procurar ajuda nesse estágio é o desconforto estético.

A postura do paciente fica completamente prejudicada, interferindo inclusive na respiração.

As dores nesse tipo de desvio acentuado começam a se apresentar nos estágios mais avançados, quando a curvatura começa a ser mais ampla.

Geralmente essas dores surgem depois de alguma prática de atividade física e não costumam se estender no período da noite durante o sono. Caso hajam episódios de dores noturnas, é necessário consultar um especialista o quanto antes.

Quais são os melhores tratamentos para as dores da cifose?

Como você aprendeu nesse artigo de hoje, a cifose é uma curvatura natural do corpo e elas existem para dar estabilidade e equilíbrio. Essas curvaturas deixam de ser normais quando existem uma acentuação delas, ou seja, uma cifose muito acentuada é denominada de hipercifose.

É justamente a hipercifose que precisa de tratamento, pois ela mesmo que não cause dores nos primeiros estágios, causará anos mais tarde.

Os tratamentos mais adequados para esse tipo de curvatura acentuada são os mais conservadores possíveis.

Tudo é levado em conta para que a coluna volte a sua mobilidade desejada, a idade do paciente, qual o grau da curvatura, que tipos de deformidades já estão instaladas nas vértebras e qual a intensidade da dor.

Os tratamentos mais eficazes são aqueles que tratam principalmente as causas desses distúrbios de desvios. Por exemplo, se a causa é a obesidade, o indivíduo precisa arrumar uma maneira de emagrecer urgentemente.

Conheça a seguir alguns tratamentos conservadores para o alívio dessa curvatura acentuada.

1 – Exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento são excelentes para promover aos poucos uma maior mobilidade para a coluna.

Além, obviamente de promover um maior relaxamento dos músculos e tendões.

2 – Exercícios de fortalecimento muscular

Esses tipos de exercícios são fundamentais para que a coluna ganha maior estabilidade. Os músculos intercostais nesses casos devem ser fortalecidos prioritariamente.

3 – RPG

A técnica do RPG ou Reorganização Postural Global faz parte do conjunto de tratamentos conservadores da Fisioterapia.

O tratamento com essa técnica consiste em intercalar exercícios de alongamento e fortalecimento da coluna. São excelentes para a cifose!

4 – Utilização de medicamentos para o alívio das dores

A administração de alguns medicamentos para as dores provocadas pela hipercifose são essenciais para o alívio imediato.

Medicamentos como relaxantes musculares, antiinflamatórios e analgésicos são os mais comuns.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */