Pele

Clara de ovo no rosto: para que serve e quais os benefícios?

Embora já existam dezenas de opções de cremes para o rosto, a indústria da beleza sempre se reinventa e lança todos anos um produto novo com a promessa de devolver a juventude da pele. Mesmo com toda essa tecnologia e inovação, ainda existem receitas de beleza que passam de geração para geração. A clara de ovo no rosto é uma dessas receitas passadas e que é utilizada até hoje. Confira a seguir algumas dicas e receitas ótimas para deixar o seu rosto limpo e com aparência rejuvenescida.

O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Com diversas propriedades nutricionais, ele serve como base de alimentação de diferentes tipos de povos.

Além de ser utilizado como fonte de alimentação, ele também é utilizado como produto de beleza. Esse recurso milenar, facilmente encontrado na natureza é utilizado há dezenas de anos no rosto.

A clara de ovo no rosto é uma prática muito mais comum do que possamos imaginar e é passada de geração para geração. Essa receitinha da vovó você vai conhecer melhor aqui e como faze-la de maneira fácil. Continue a sua leitura e experimente essa receita.

Quais são as propriedades da clara do ovo?

Antes de utilizar a clara de ovo no rosto, a mulher geralmente quer saber quais são as suas propriedades principais, benefícios e para que esse tipo de produto serve de fato.

O ovo é um alimento que é muito consumido, principalmente pela quantidade de proteínas que contém. Atletas fisiculturistas foram os primeiros no mundo dos esportes a dar uma importância significativa para esse tipo de alimento.

Algumas pessoas por falta de informação, acabam consumindo apenas a clara, descartando a gema por acreditarem que ela contém uma grande quantidade de colesterol.

Essas informações não são verdadeiras, pesquisas realizadas recentemente por instituições de nome, afirmam que o colesterol da gema do ovo não fazem mal.

Médicos especialistas em nutrição afirmam que o ovo é o alimento mais completo para o corpo humano.

Confira a seguir os principais nutrientes encontrados no ovo:

  • Betaína;
  • Potássio;
  • Vitamina B12 ou riboflavina;
  • Selênio;
  • Magnésio;
  • Ácido pantotênico;
  • Folato;
  • Colina.

Quais são os benefícios e para que serve a clara de ovo no rosto?

A clara de ovo no rosto é uma excelente alternativa natural para combater as famosas linhas de expressão, rugas, acnes entre outros.

Por ser um alimento muito nutritivo, a máscara de ovo pode ajudar a promover o rejuvenescimento da pele. Além de contribuir para o aumento da elasticidade, melhora o tom e o crescimento dos tecidos.

Mulheres que utilizaram o ovo no rosto, relatam que a pele ficou mais forte e firme.

Confira apenas alguns benefícios oferecidos pela clara de ovo no rosto, acompanhe:

1 – Elimina toda acne da pele do rosto

Esse é um dos benefícios mais importantes da aplicação da clara de ovo no rosto.

Diversos nutrientes importantes compõem a clara do ovo, cerca de 10% são proteínas, minerais, vitaminas, glicose e 90% de água.

Mas, existe um enzima muito importante chamada de lisozima que tem uma função excelente para acabar com a acne.

A lisozima ajuda a destruir todas as paredes das células bacterianas, com isso, as infecções são extintas. Ou seja, ela consegue quebrar as camadas duras das infecções provocadas pelas acnes. Essa enzima é considerada um antibiótico útil e muito eficaz.

Quem utiliza a clara no rosto, fica com ele seco, limpo e sem nenhuma sujeira impedindo que os poros respirem adequadamente.

2 – Combate linhas de expressão como rugas

Mesmo que os homens venham se tornando cada vez mais vaidosos, as mulheres ainda são as que mais se preocupam com as linhas e rugas no rosto. Envelhecer para elas ainda não é muito bem aceito.

O envelhecimento da pele acontece por causa de uma diminuição considerável da produção de colágeno, grande responsável pela elasticidade da pele.

Quando expomos a pele aos raios solares, essa elasticidade diminui, a alimentação também é um dos fatores que pode interferir no envelhecimento da pele.

A clara de ovo é rica em proteína, ao todo são aproximadamente 69 proteínas, por isso contribui para que a pele seja mais esticada e elástica, reduzindo assim as rugas mais finas da pele.

Outro importante componente está presente na clara do ovo, é a vitamina A. Essa vitamina promove a cicatrização da pele, fechando feridas e também reduzindo as rugas mais superficiais.

Acredita-se que as máscaras feitas com clara de ovo no rosto promove um efeito bem satisfatório.

3 – Redução dos tamanhos dos poros

Quanto mais abertos os poros se encontram, mais fácil é a entrada de sujeiras, como óleo da pele e células mortas. Quando o poro aumenta, ele estica.

É importante que esses poros sejam limpos e fechados. Produtos com função adstringente estimulam o fechamento dos poros.

De acordo com pesquisas, a clara de ovo quando utilizada no rosto, ela promove o fechamento dos poros, ou seja, ela promove a desobstrução desses poros e contribui para a diminuição dos poros.

Quem quer utilizar um produto natural, a clara do ovo é sem dúvidas o melhor ingrediente.

Além de ser natural, ela é um composto barato e facilmente encontrado em mercados grande e pequenos. Hoje em dia, existem pequenos produtores vendendo nas ruas da cidade a preços mais acessíveis ainda. Aproveite, e experimente!

2 receitas para você fazer a máscara de clara de ovo no rosto

A seguir você confere 2 sugestões de receitas para aplicar corretamente a clara de ovo no rosto. Acompanhe:

1 – Máscara de clara de ovo específica para acne

Ingredientes

  • Clara de 1 ovo;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 colher de café de mel puro.

Modo de fazer e aplicação

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até que todos se misturem. Com o rosto bem limpo e seco, aplique uma fina camada dessa mistura. Deixe por aproximadamente 15 minutos e depois retire bem, enxugue com uma toalha limpa e macia.

Você pode aplicar 2 vezes por semana.

2 – Máscara de clara de ovo para deixar a pele mais tonificada

Ingredientes

  • Clara de 2 ovos;
  • Suco de 1 limão

Modo de fazer e aplicação

Bata as claras dos ovos e misture aos poucos o suco do limão. Passe essa mistura no seu rosto com o auxílio de um pincel, deixe agir por 15 minutos.

É importante que você não se exponha ao sol nesse período para que a pele não fique manchada. Depois do tempo de aplicação no rosto, lave-o com água corrente.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.