Estética Saúde Bucal

Clareamento dental caseiro funciona? Quais os riscos?

Será que clareamento dental caseiro funciona mesmo? Já pensou em tentar fazer?

A gente pesquisou e descobriu que tem muita gente fazendo coisas meio estranhas em busca de conseguir aquele dente branquinho de celebridade sem gastar muito.

Se você procurar no YouTube vai encontrar muitas opções, desde algumas bem sensatas de profissionais da odontologia até dicas de clareamento dental caseiro usando itens nada adequados para um tratamento odontológico.

Aqui neste artigo vamos te mostrar o que a gente descobriu de bom e de ruim e você vai poder escolher o melhor método para você.

Formas nada legais de clareamento dental caseiro

Clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio

O primeiro e mais conhecido método de clareamento dental caseiro é com bicarbonato de sódio.

Um vídeo no YouTube ensina a fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com pasta de dentes, escovar os dentes sem cuspir, envolver os dentes com papel alumínio conservando a mistura e permanecer assim por uma hora!

O que surpreende é que as pessoas tentam fazer isso! O vídeo tem mais de cinco milhões de acessos! E se você der uma olhadinha rápida nos comentários vai ver que muita gente aplicou o tal método.



Ok, vamos admitir que o bicarbonato pode mesmo ajudar a clarear seus dentes, mas o custo disso é maior do que os benefícios. O bicarbonato corrói o esmalte dos dentes e os deixa vulneráveis à ação das cáries.

Antes de cair na tentação, veja quantas técnicas de limpeza de casa usam bicarbonato de sódio e pense se você realmente precisa disso na sua boca.

Clareamento dental caseiro com limão

Outro problema sério é usar as técnicas de clareamento dental caseiro com limão. O limão é altamente ácido.

Uma coisa é você tomar uma limonada, com limão dissolvido. Ou usar o limão para temperar a comida. Outra coisa é você aplicar o limão diretamente nos seus dentes.

O ácido em excesso vai prejudicar não apenas o esmalte dos seus dentes, mas pode literalmente queimar sua gengiva.

Também ensinam a misturar o limão com bicarbonato de sódio. A gente não consegue nem imaginar o estrago que essa mistura super corrosiva pode causar na sua boca.

Clareamento dental caseiro com açafrão

Encontramos muitas receitas de clareamento dental caseiro utilizando açafrão misturado na pasta de dente para escovar os dentes.

O que você vai fazer é uma esfoliação nos seus dentes. Pode funcionar e realmente clarear seus dentes, mas como esse clareamento dental caseiro age na sua boca?

Ele retira a capa manchada junto com o esmalte do seu dente. E ainda existe o risco de deixar seus dentes manchados.

Já já vamos te explicar melhor a função do esmalte do dente.

Outros métodos de clareamento dental caseiro

Encontramos métodos de clareamento caseiro usando laranja, morango, abacaxi. Todos eles tem mais ou menos a mesma consequência do uso de limão. São frutas ácidas que irão corroer o esmalte do seu dente e podem prejudicar as gengivas também.

Achamos um método de clareamento dental caseiro com casca de banana! É tão bizarro e sem sentido que nem demos muita atenção – e esperamos de você a mesma reação.

Escovar os dentes com água oxigenada é outro método de clareamento dental caseiro bastante recomendado pela galera na web. A água oxigenada é muito abrasiva, vai prejudicar o esmalte dos seus dentes, mas antes disso vai prejudicar a mucosa da sua boca, pois ela não foi desenvolvida para ter contato com regiões de mucosa.

O resumo da ópera é que existem dezenas de possibilidades de clareamento dental caseiro e algumas podem até funcionar, mas os prejuízos para seus dentes e sua saúde bucal são maiores dos que os benefícios estéticos do clareamento.

Quais são os riscos do clareamento dental caseiro?

A maioria das técnicas de clareamento dental caseiro que encontramos na internet envolve a esfoliação ou a corrosão do esmalte dos dentes.

O esmalte é a cobertura dos dentes. A função dele é proteger seus dentes das agressões do dia a dia. É ele quem evita que seus dentes sejam extremamente sensíveis.

Algumas pessoas possuem dentes sensíveis e sentem dor ao colocar algo gelado na boca. Ou algo quente. Algumas são tão sensíveis que sentem dor até com vento!

Conforme você faz essa esfoliação dos dentes comum aos métodos de clareamento dental caseiro você vai removendo o esmalte que protege seus dentes.

Com o passar do tempo, seus dentes vão ficando sensíveis e desprotegidos. Além da sensibilidade, a remoção do esmalte dos dentes é a causa do surgimento das cáries.

Então, com esses mirabolantes e milagrosos métodos de clareamento dental caseiro você ganha dentes brancos e cariados! Não gasta com dentista para clarear os dentes mas gasta com tratamento das cáries. Parabéns!

Como fazer clareamento dental caseiro com segurança?

Consulte um dentista. Existem diversas opções a preços populares e a maioria das faculdades de odontologia possuem atendimento gratuito para a população.

Explique para o dentista que quer clarear os dentes mas está sem grana para investir nisso no momento. Ele pode te orientar como utilizar métodos de clareamento dental caseiro.

É muito importante você saber que o clareamento dental tem contra-indicações, ou seja, nem todo mundo pode fazer. A maioria dos casos precisa ser avaliada por um dentista, mas já vamos te adiantar alguns casos que não podem mesmo:

  • Não tem jeito, não pode;
  • Pessoas em tratamento de câncer;
  • Diabéticos somente com acompanhamento do dentista;
  • Pessoas com grande acúmulo de tártaro não devem fazer clareamento dental sem fazer uma limpeza antes.

O que você pode – e deve – fazer pela manutenção dos seus dentes é evitar alguns hábitos, como o tabagismo, e o consumo de alguns alimentos que contribuem com o escurecimento dos seus dentes:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Beterraba;
  • Chás.

Se você não sabe viver sem eles, sempre tome um copo de água após o consumo, para tirar o excesso deles da sua boca.

A gente repete isso em vários artigos porque a gente se preocupa com você, mas sempre consulte um profissional antes de fazer qualquer coisa com o seu corpo! Clareamento dental caseiro não é uma alternativa se não for orientado por um profissional.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */