Sem categoria

Cloreto de magnésio: 5 benefícios e principais usos

Cloreto de magnésio

O corpo humano para funcionar corretamente, precisa de diferentes minerais e vitaminas. Todos esses componentes são importantíssimos e encontrados de maneira muito fácil na natureza. Do magnésio é extraído o cloreto de magnésio, importante suplemento que pode ser absorvido de maneira fácil pelo corpo humano.

Diversos sistemas do corpo utilizam esse mineral em seus processos de funcionamento. Sistema respiratório, muscular e circulatório são os que mais necessitam dele para terem mais saúde. As células precisam ter energia para continuarem seus trabalhos dentro do organismo. Este mineral oferece justamente esse tipo de função.

O cloreto de magnésio é utilizado pelas pessoas que possuem deficiência desse mineral e que precisam repô-lo.

Ter deficiência de qualquer tipo de mineral é extremamente prejudicial para o corpo humano, pois as consequências são sempre o surgimento de algum tipo de doença.

E você tem que concordar que ninguém quer ficar doente, não é verdade? Então, continue a sua leitura e veja como é fácil manter o corpo saudável.

O médico é quem vai indicar a quantidade que você deve consumir desse mineral, então, não invente de tomar altas doses só porque faz bem. Isso pode ser extremamente prejudicial para você.

Portanto, caso sinta vontade de fazer a suplementação desse mineral, procure um nutricionista ou médico para que ele analise a sua situação. Exames de rotina podem ser solicitados.



Cloreto de magnésio

Consequências de deficiência de magnésio

A deficiência de magnésio no organismo pode trazer alguns problemas muito desagradáveis e que se a pessoa simplesmente fizesse a suplementação com cloreto de magnésio nada ruim teria.

As principais consequências dessa deficiência são:

  • Alterações na glicemia;
  • Constipação intestinal;
  • Problemas no sistema nervoso;
  • Alterações no sistema cardiovascular.

Quem tem propensão a ter essa deficiência de magnésio?

Ter uma alimentação regrada e rica nesse mineral, costuma ser o suficiente para suprir as deficiências de magnésio. Acontece, que existem alguns casos em que a pessoa se torna mais propensa a ter esse tipo de deficiência.

Conheça alguns casos:

  • Alcoólatras: o álcool traz diversos problemas para o organismo e um deles é justamente atrapalhar a absorção do magnésio;
  • Diabéticos: a diabetes precisa estar sempre controlada, caso contrário vai excreta-la do organismo juntamente com a glicose;
  • Pessoas que utilizam suplementos de cálcio;
  • Pessoas na 3ª idade: os idosos produzem uma menor quantidade de ácido clorídrico, fazendo com que ocorra uma maior absorção de magnésio;
  • Consumo exagerado de refrigerantes: não é nenhuma novidade que os refrigerantes fazem mal a saúde, os a base de cola são os piores, pois faz com que a absorção de magnésio seja prejudicada;
  • Uso de anticoncepcionais ou remédios que façam a reposição hormonal;
  • Má alimentação: ter uma alimentação ruim pode ser um dos fatores que fazem a pessoa ter propensão a ter uma deficiência de magnésio;
  • Utilização desregulada de diuréticos e laxantes: a função desses medicamentos é excretar alguma coisa do organismo, certo? Em excesso eles acabam excretando o magnésio também.

É verdade que cloreto de magnésio emagrece?

Não existem ainda nenhuma base científica para dizer com precisão se esse suplemento emagrece ou não.

O que se pode afirmar é que o cloreto de magnésio possui funções importantes dentro do nosso organismo e que uma delas é a contribuição que faz para a lipólise, ou seja, a quebra de gordura.

Mas, não pense que basta consumir esse cloreto e pronto, você vai emagrecer. Para que isso aconteça, você terá que fazer alguma atividade física e mudar a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis. Depois que você começa a mudar os seus hábitos, as suas células entendem que devem quebrar a gordura para usá-la como energia.

A conclusão que se tem é que se você consumir o cloreto de magnésio e praticar atividade física, as chances de emagrecimento são altíssimas.

Cloreto de magnésio

Conheça 5 benefícios que o cloreto de magnésio oferece

Se tomado de forma controlada e com supervisão de médico ou nutricionista, o cloreto de magnésio é um suplemento que pode acabar com as deficiências de magnésio dentro do seu organismo. Mas lembre-se, tudo que é ingerido com em excesso pode ser prejudicial.

A seguir você conhece os principais benefícios desse nutriente:

1 – Melhora da TPM

Mulheres que tenham muita cólica e TPM, podem fazer uso do cloreto de magnésio para diminuir as dores. O ideal é tomar uns dias antes da menstruação para ter um efeito melhor.

Embora, seja uma indicação, ainda estão sendo feitas diversas pesquisas sobre esse suplemento.

2 – Melhora das dores de enxaqueca

Relaxamento dos vasos sanguíneos é um dos benefícios que o cloreto de magnésio traz para o corpo. Por conta disso melhora as dores tensionais de dilatação e contração causadas pela enxaqueca dentro do crânio.

3 – Melhora da glicemia

Consumir esse tipo de suplemento é fundamental para quem tem diabetes, pois ele ajuda na produção de insulina, hormônio importantíssimo para a colocação da glicose dentro da célula e para a metabolização do açúcar.

Quem tem diabete, costuma ter uma deficiência natural desse nutriente, pois ele é excretado do organismo junto com a glicose.

4 – Eficiente nas crises de asma

Estudos recentes, apontaram que esse nutriente traz benefícios importantes para as pessoas que sofrem com asma. As crises de asma são provocadas por uma contração acentuada das paredes dos brônquios, esse suplemento, faz exatamente o oposto disso, ele dilata essas paredes.

Por isso da sua indicação para quem tem essas crises, paredes dilatadas, facilidade em respirar.

5 – Melhora no rendimento físico

Esse é um excelente suplemento, principalmente para quem pratica atividade física, pois o magnésio é perdido no suor. Nós vimos anteriormente que uma das funções desse mineral é ajudar no sistema musculoesquelético. Fazer a suplementação com esse mineral, ajuda no rendimento físico dos exercícios.

É importante deixar claro, que ajuda somente os músculos de quem já pratica uma atividade física, se você for sedentário, saia do sofá imediatamente!

Quais alimentos contêm magnésio?

Existem alguns alimentos que possuem em sua composição, o magnésio naturalmente. Vegetais de folhas escuras são os mais ricos, mas isso não significa que as carnes não contenham esse mineral.

Veja a seguir, alguns alimentos que possuem magnésio:

  • Farelo de trigo;
  • Nozes;
  • Semente de abóbora;
  • Grão de bico;
  • Agrião;
  • Aveia;
  • Beterraba;
  • Carnes;
  • Abacate;
  • Lacticínios;
  • Vegetais verdes;
  • Frutos do mar.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */