Casa Organização

Closet pequeno: dicas, ideias e fotos para montar o seu!

Tem coisa melhor na correria do dia a dia do que um espaço para organizar roupas, acessórios, sapatos e ainda se trocar de forma rápida? Mas não são apenas os projetos luxuosos das celebridades que podem garantir a sonhada praticidade – closets pequenos também!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Acredite: mesmo nos menores espaços, é possível montar um closet pequeno e manter tudo arrumadinho. Ter um local, ainda que aconchegante, para se trocar é um conforto, um mimo que praticamente toda mulher sonha.

Muitos homens não ficam atrás. Gostam de ter roupas, calçados e acessórios sempre à mão. Na hora da correria, não tem coisa melhor! E o closet pequeno é uma versão mais modesta dos modelos normalmente vistos nos lares das celebridades mundo afora.

Se você anda suspirando só de imaginar um closet para experimentar seus looks, saiba que o closet pequeno pode sair mais barato do que você pensa. Veja as dicas abaixo para ter um quarto de vestir com o seu estilo!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O que pensar antes de ter um closet pequeno?

Ficou animada com a ideia de ter um closet pequeno? Isso é muito bom! Mas saiba que existem algumas coisas que você deve pensar antes de ter um para o projeto não se transformar em um pesadelo depois! Anote aí:

  • Separe tudo o que for colocar no closet pequeno, livrando-se uma vez por todas dos itens sem uso. Que tal fazer doações?
  • Portas: ter ou não ter? Eis a questão! Para tomar a decisão correta, lembre-se que armários fechados ganham mais organização visual, evitam o acúmulo de poeira e o desbotamento das roupas. Ou seja, se você não tiver muito tempo para remover pó constantemente das peças ou não for do tipo que ama organizar tudo, opte pelo closet pequeno com portas.
  • Por outro lado, a ausência delas favorece a ventilação, evita o mofo e permite melhor visualização dos looks.
  • Closets pequenos planejados são aqueles projetados por um arquiteto ou designer. O profissional tira as medidas e avalia as estratégias mais adequadas para criar o quarto de vestir exclusivo, de acordo com as necessidades e condições de espaço do cliente.
  • Mobília planejada costuma ser mais cara, porém, aproveita melhor o espaço. É a dica para quem deseja um closet pequeno digno de capa de revista.
  • Para um closet pequeno mais chique e bem-acabado, o truque é apostar na combinação de sancas em gesso, rodapés na base dos armários e nichos iluminados.
  • Aí basta aproveitar toda a área disponível com soluções inteligentes e cheias de estilo, tais como adaptações de alturas para homem e mulher nos projetos para o casal. Assim, prateleiras, cabideiros e nichos aéreos ficam na medida exata do conforto e praticidade.

Planeje a divisão do espaço




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O closet pequeno pode ser dividido entre o casal. Na parte dele, vale a pena investir em gavetas, cabideiros e prateleiras. No espaço feminino, nada melhor do que nichos (para acessórios) e cabideiros longos, para os vestidos.

Além disso, todo quarto de vestir precisa de peças funcionais – e não somente decorativas. E quando é um closet pequeno, então, nem se fala… A palavra de ordem é aproveitar cada centímetro do cantinho fashion.

Uma bancada para make, um espelho estrategicamente posicionado e um pufe para calçar os sapatos ajudam bastante. Tudo vai depender da área disponível e da criatividade!

Harmonia geral do ambiente

A estética também conta ao elaborar o seu closet pequeno, não apenas em relação a ele próprio, mas ao quarto. O closet deve estar em perfeita sintonia com os demais móveis e objetos.

Enumere as suas necessidades

Quem tem mais bolsas e sapatos, por exemplo, precisará de mais ganchos e nichos. Se o marido tiver muitas gravatas, certamente elas não poderão ficar amontoadas numa caixinha qualquer.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Aposte em armários planejados

Com eles, você aproveitará melhor o espaço. Mesmo que o projeto fique um pouco mais caro, ainda é uma boa escolha em relação ao custo-benefício que ele trará. De que adianta um closet pequeno e barato demais se depois você terá que gastar com peças extras e nem sempre eficazes?

Elementos funcionais

Eleja itens que ajudam a tirar proveito do seu closet pequeno. Por exemplo: um pufe para calçar os sapatos, espelho grande para conferir o visual e, se possível, uma bancada pequena para make e bijuterias.

Tome cuidado com as dimensões

É preciso respeitar a distância mínima de 1,90 m entre uma parede lateral e outra. Já a profundidade deve ser de, pelo menos, 0,60 m. Para circular com conforto no ambiente, o ideal é uma área livre com, no mínimo, 0,70 m.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Iluminação e ventilação

O projeto de iluminação não é só uma questão de estética. Ele é importante para que o armário de vestir realmente funcione, isto é, para você enxergar bem as cores “reais” das roupas e seus detalhes. Por isso, merece umas linhas extras de conteúdo…

Luz inadequada pode comprometer a produção, porque o que vemos faz parte de uma leitura que está dentro do chamado “espectro visível entre o vermelho e o violeta”. Para nós, humanos, as cores “verdadeiras” são as que surgem sob luz branca ou neutra, ou seja, as temperaturas que chegam mais perto da luz do dia.

Em outras palavras, se o seu closet pequeno receber iluminação com temperatura de cor quente – com tendência para o amarelo -, seus olhos verão os tons das roupas em outra cor.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

E mais: sombras também influenciam nossa percepção de cores. Por este motivo, é essencial que o projeto tenha luz principal uniforme e de cor fria. O mesmo vale para o cantinho de maquiagem. Fica a dica!

Então, resumindo, capriche na luz! Um ponto difuso e fitas de led instaladas na prateleira são as dicas para um efeito chique e eficaz. Quanto à ventilação no ambiente, o ideal é manter a porta do closet aberta sempre que possível (considerando que o seu tem porta, lógico…rsrsrs).

Organização é tudo!

Não faz sentido ter um closet se todo dia é aquela reviravolta para encontrar uma roupa, concorda? Então, fuja da bagunça criando regrinhas de arrumação das gavetas. Pode ser por cor, modelo, preferência, estilo, etc. Divisórias internas também ajudam bastante.

Existem ainda as lojas especializadas que vendem suportes para parede e cestinhos. Eles são práticos e contribuem muito, sendo ajustados na altura que você quiser – basta encaixar todo o conjunto.

Conclusões…

Cada vez mais, a decoração tem dupla função: deixar o ambiente diferente, com o jeito do morador, e otimizar áreas para botar ordem nos pertences.

Principalmente nas grandes cidades, os espaços dos novos empreendimentos imobiliários estão cada vez menores. Quem mora em apartamento sabe bem como é ter que aproveitar cada cantinho, sem ficar desconfortável.

Mas não é por isso que os moradores precisam passar aperto na hora de se vestir. Quando não existe cômodo vago, dá para improvisar uma estrutura de closet pequeno no próprio quarto.

Espero que as dicas de hoje sirvam de ajuda para realizar o seu sonho de um closet bonito e funcional.

Boa sorte e até breve!

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


Comentar

/* ]]> */