Decoração

Closets pequenos: Ideias e truques para criar o seu

Closet pequeno

Tem coisa melhor na correria do dia a dia do que um espaço para organizar roupas, acessórios, sapatos e ainda se trocar de forma rápida? Mas não são apenas os projetos luxuosos das celebridades que podem garantir a sonhada praticidade – closets pequenos também!

Veja dicas abaixo para ter um quarto de vestir com o seu estilo:

  • Separe tudo o que for colocar no closet pequeno, livrando-se uma vez por todas dos itens sem uso. Que tal fazer doações?
  • Portas: ter ou não ter? Eis a questão! Para tomar a decisão correta, lembre-se que armários fechados ganham mais organização visual, evitam o acúmulo de poeira e o desbotamento das roupas.
  • Ou seja, se você não tiver muito tempo para remover pó constantemente das peças ou não for do tipo que ama organizar tudo, opte pelo closet pequeno com portas.

Por outro lado, a ausência delas favorece a ventilação, evita o mofo e permite melhor visualização dos looks.

Leia também – Como fazer um closet?

  • O projeto de iluminação não é só uma questão de estética. Ele é importante para que o armário de vestir realmente funcione, isto é, para você enxergar bem as cores “reais” das roupas e seus detalhes. Por isso, merece umas linhas extras de conteúdo…

Luz inadequada pode comprometer a produção, porque o que vemos faz parte de uma leitura que está dentro do chamado “espectro visível entre o vermelho e o violeta”.

Closet pequeno decoração

Para nós, humanos, as cores “verdadeiras” são as que surgem sob luz branca ou neutra, ou seja, as temperaturas que chegam mais perto da luz do dia.



Em outras palavras, seu o seu closet pequeno receber iluminação com temperatura de cor quente – com tendência para o amarelo -, seus olhos verão os tons das roupas em outra cor.

E mais: sombras também influenciam nossa percepção de cores. Por este motivo, é essencial que o projeto tenha luz principal uniforme e de cor fria. O mesmo vale para o cantinho de maquiagem. Fica a dica!

  • Closets pequenos planejados são aqueles projetados por um arquiteto ou designer. O profissional tira as medidas e avalia as estratégias mais adequadas para criar o quarto de vestir exclusivo, de acordo com as necessidades e condições de espaço do cliente.

Mobília planejada costuma ser mais cara, porém, aproveita melhor o espaço. É a dica para quem deseja um closet pequeno digno de capa de revista.

  • Para um closet pequeno mais chique e bem-acabado, o truque é apostar na combinação de sancas em gesso, rodapés na base dos armários e nichos iluminados.

Aí basta aproveitar toda a área disponível com soluções inteligentes e cheias de estilo, tais como adaptações de alturas para homem e mulher nos projetos para o casal. Assim, prateleiras, cabideiros e nichos aéreos ficam na medida exata do conforto e praticidade.

  • Aproveitando a deixa, quando o quarto de vestir é unissex, é importante saber dividir o espaço.

Na parte masculina, o segredo é investir em cabideiros, prateleiras e gavetas; para o lado feminino, é fundamental ter nichos para acomodar acessórios e cabideiros mais longos para os vestidos ficarem sempre impecáveis.

Closet pequeno dicas

  • As dimensões perfeitas: as laterais do closet precisam de, no mínimo, 1,90 m de distância uma da outra. Reserve pelo menos 0,60 m de profundidade; e 0,70 m de área livre para circulação.

Até mesmo os closets pequenos necessitam de certos padrões para que sejam agradáveis durante seu uso.

  • Todo quarto de vestir precisa de peças funcionais – e não somente decorativas. E quando é um closet pequeno, então, nem se fala… A palavra de ordem é aproveitar cada centímetro do cantinho fashion.

Uma bancada para make, um espelho estrategicamente posicionado e um pufe para calçar os sapatos ajudam bastante. Tudo vai depender da área disponível e da criatividade!

Viu só como as dicas de hoje são completamente possíveis de realizar? Aproveite o post para concretizar seu sonho de ter um closet pequeno, elegante e com a sua marca pessoal.

Sucesso, e até breve!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */