Nutrição Saúde Suplementos

Cobre: qual sua importância? E os benefícios? Como consumir?

O cobre é um mineral muito importante para a saúde. São vários os benefícios apresentados para o corpo humano. Este mineral é muito saudável para a pele, cérebro e sistema cardiovascular.

Vamos conhecer melhor este componente fundamental para o organismo?

Qual sua importância?

Esta substância passou a ser identificada em animais e plantas especialmente a partir do século XIX. O seu metabolismo passou a ser bastante analisado, isso por conta de uma certa relação entre o nível de cobre no organismo e a ocorrência de doenças genéticas.

O cobre é um mineral que apresenta um papel biológico fundamental. A sua influência é decisiva para diversas partes do corpo humano. Uma delas é o tecido conjuntivo. A sua constituição adequada depende do mineral. Os vasos sanguíneos também precisam do nutriente, para o seu funcionamento correto.

A importância deste mineral é enorme também para outras partes do corpo. Quais?

  • Sistema nervoso;
  • Sistema imunológico;
  • Tecidos em geral;
  • Vasos sanguíneos.

Este mineral é decisivo para o funcionamento de diversas enzimas. Desta forma, seu valor para a respiração celular é inestimável. A síntese de melanina também depende diretamente do cobre. Ocorre o mesmo com a biossíntese do tecido conjuntivo. Como se pode notar, são várias as áreas do corpo diretamente afetadas pelos níveis dessa substância.

Esteticamente falando, por exemplo, é interessante notar que a saúde da pele depende de uma boa quantidade diária. Por isso, é fundamental ter uma alimentação que seja bem balanceada. De preferência, conforme uma dieta prescrita por um nutricionista.

Existem alguns outros minerais muito importantes para a saúde do organismo, como é o caso do potássio, do zinco, do manganês e outros. A  relação entre os minerais é fundamental, já que os níveis de todos eles  possuem uma interligação.

Voltando ao manganês, o valor deste mineral para as células sanguíneas também é muito alto. De mesma forma, também há importância alta para os neurotransmissores. O funcionamento ideal do cérebro depende do nível de cobre.

A prevenção de doenças cardíacas também depende do mineral. O crescimento exagerado do coração é evitado por esse elemento. Conhecido como hipertrofia cardíaca, trata-se de uma doença que pode levar o paciente a morte.

Importância em várias áreas

Como ressaltamos, a contribuição para o sistema nervoso é significativa. Cobre e cognição apresentam muita relação. É importante demais que o ser humano em fase de crescimento esteja com alto nível do elemento. Do contrário, terá grande dificuldade em aprendizagem.

De igual modo, há importância do mineral para os ossos.  O nutriente deve ser encontrado em alta quantidade no organismo, para evitar fraturas e entorses. No caso da pele, o mineral exerce um papel decisivo para a renovação do corpo. Isso porque está totalmente relacionado a nível de colágeno e a elastina.

Existem fontes de origem animal e fontes de origem vegetal para o nutriente, conforme será visto adiante.

Riscos do excesso de cobre no organismo

O excesso de nível do elemento no corpo também pode causar problemas. A depressão e problemas no sistema cardiovascular são dois exemplos.

Fatores que podem diminuir o nutriente no organismo

O consumo de minerais diversos é importante para o corpo. No entanto, é importante estar atento. Alguns minerais competem entre si, no nosso organismo. Por exemplo, zinco e cobre estão diretamente relacionados. Quanto maior quantidade do segundo, menor quantidade do primeiro. E vice-versa.

A ingestão acentuada de fibras alimentares também pode diminuir a quantidade do elemento no organismo.

Outros alimentos que podem influenciar:

  • Cacau em pó;
  • Açúcar mascavo;
  • Chocolate.

O mineral tema do texto é importante por ser um nutriente capaz de renovar o corpo. Isso ocorre pelo fato de o elemento apresentar propriedades antioxidantes. O organismo agradece a ingestão regular e em valores adequados de cobre.

As características deste mineral são interessantes. Um dado curioso a respeito do mesmo é a sua baixa concentração em seres vivos. O próprio corpo humano, por exemplo, não consegue produzir este material. Assim, deve ser ingerido.

Benefícios do cobre

Alguns dos principais benefícios do elemento são os seguintes:

  • Melhora a saúde da pele;
  • Auxilia a produção de enzimas fundamentais para o organismo;
  • Melhora o funcionamento de órgãos vitais, como cérebro e fígado.

Diminuir a quantidade da substância no organismo pode acarretar em problemas graves para a saúde. Por exemplo, é relativamente comum que pessoas com baixo nível de cobre tenham manchas na pele. A falta de melanina causa o problema. A baixa quantidade do elemento no organismo pode causar problemas ainda mais graves.

Além de ser muito importante para a  imunidade,  este nutriente também auxilia outro mineral, o ferro. Manter níveis adequados dos minerais também auxilia o crescimento. Assim, o contato do elemento com a criança ou adolescente é fundamental. Para os adultos, também. Por possuir elementos antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento.

Vale ressaltar ainda os benefícios apresentados para o equilíbrio do corpo. Sua influência na homeostase é importante, em processos enzimáticos.

Conforme ressaltamos, o elemento oferece várias vantagens para todo o organismo. Esteticamente e mentalmente, o ser humano ganha com a ingestão do nutriente. No caso da pele, sua importância tem total relação com a melanina. A melanina é responsável pela pigmentação da pele. Portanto, a proteção de doenças de pele, como o câncer, ganha peso com o uso da substância. Este elemento também é importante para o sistema imunológico, já que o mineral tem relação com o uso da vitamina C pelo organismo.

Como consumir

A lista de alimentos ricos no nutriente analisado é extensa. Aqui, apresentamos alguns deles:

  1. Feijão;
  2. Ameixa;
  3. Trigo integral;
  4. Capim-limão;
  5. Melancia;
  6. Pinhão.

No caso da fonte de origem animal:

  1. Mariscos;
  2. Ganso;
  3. Cordeiro.

Como todo mineral, este nutriente é muito importante para a saúde. Além dos alimentos citados, vários outros também podem influenciar na quantidade encontrada no organismo. Um grande exemplo está nos frutos do mar. Apresentam alto teor do elemento. O ideal para saúde de qualquer ser humano é uma nutrição balanceada. Como havíamos dito acima, um nutricionista sempre é recomendado para melhorara qualidade de alimentos ingeridos.

***

Os benefícios apresentados pelo cobre são impressionantes, não é mesmo? Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */