Artesanato

Colcha de crochê na decoração: 6 dicas de como usar

A ornamentação vintage está de volta, e uma boa maneira de implementar esta nova moda é com a utilização de colcha de crochê na decoração. Seguramente, você já tem algumas destas colchas em sua casa, mas, se não tiver, pode facilmente encontrá-las em todos os tipos de lojas populares, brechós ou vendas de garagem.

A colchas de crochê não são apenas fáceis de encontrar, você também pode usá-las de muitas maneiras diferentes e, até mesmo, tingi-las para dar cor a elas. Experimente algumas das seguintes ideias para adicionar um estilo vintage à sua decoração de uma forma moderna. Boa leitura!

1. Porta-joias

Porta-joias em crochê são peças belíssimas que, além de serem úteis para armazenar seus anéis e colares também podem ser usados para chaves e moedas. Tudo o que você precisará para fazer um porta-joias com colcha de crochê é de uma bexiga cheia de ar e cola branca.

Cubra o fundo da bexiga com a cola, molde a colcha de crochê e cubra-a com mais cola. Deixe tudo secar por um dia e, depois, estoure a bexiga. Remova os restos e seu porta-joias estará pronta para uso.

Se você quiser colori-las, este é um bom momento para fazê-lo. Use tinta artesanal, mas tente não umedecer muito o porta-joias, para que ela não perca sua forma.

2. Lençóis ou cobertores

Você tem, em sua casa, muitas colchas de crochê? Talvez, tenham restado algumas como recordação de sua avó. Uma das melhores formas de preservar essa doce lembrança é utilizar a colcha de crochê na decoração do seu quarto, fazendo dela um lençol ou cobertor.

Se você sabe tricotar, isso é tão simples quanto unir as colchas usando uma técnica de crochê. Caso contrário, você também pode costurá-las a uma manta de algodão. Esta é uma boa ideia para quem não dispõe de tecido suficiente para um cobertor inteiro, mas deseja decorar o canto de uma delas.



Para colorir o cobertor, tinja as colchas de crochê antes de costurá-las. Use tinta de tecido em cores vibrantes e divertidas. Porém, tente deixar algumas colchas brancas ou em seus tons originalmente claros, de modo que o cobertor ainda pareça tradicional.

3. Caçadores de sonhos

Os caçadores de sonhos são uma alternativa muito popular na decoração de quartos e salas, além de serem perfeitos para quem quer conferir ao ambiente um ar boêmio ou juvenil. Você pode usar couro ou um círculo de madeira para o quadro.

Para o seu caçador de sonhos, junto à colcha de crochê na decoração, é recomendável adicionar tiras de diferentes tecidos ou penas artificiais para guarnecer o fundo do quadro. Uma boa ideia é usar vários caçadores de sonhos para criar uma decoração que chame mais atenção no espaço.

Você precisará de uma tela ampla e de uma pequena corda. Pendure os caçadores de sonhos em alturas distintas para fazê-los parecerem mais naturais e integrados ao ambiente.

4. Luminárias de crochê

Uma forma inovadora de aproveitar sua colcha de crochê na decoração consiste em fazer a sua própria luminária. Para tanto, você só precisará de uma lâmpada e um pouco de cola para unir a colcha.

Basta empregar uma bexiga e a mesma técnica utilizada para fazer o porta-joias, com a diferença de que, agora, será em toda a superfície. Quando secar a cola, fure a bexiga e remova todos os detritos.

Um benefício dessas luminárias é que elas criam lindas sombras na parede, gerando um fantástico efeito, sobretudo, para quartos juvenis ou na recepção de uma festa.

5. Almofadas para sofá

Se você tiver apenas algumas colchas de crochê, mas deseja dar-lhes um lugar em sua decoração, use-as para decorar almofadas: elas ficam belíssimas com motivos florais e padrões delicados.

Use a colcha inteira no centro ou em apenas em uma parte ou canto, experimentando ideias diferentes até encontrar a que mais gosta e combine-a com sua decoração. Para fazer a colcha de crochê se destacar mais, utilize tecidos de cores sólidas.

Essas almofadas são perfeitas para camas e sofás, no entanto, lembre-se de lavá-las sempre à mão, a fim de não esgarçar a trama do crochê.

6. Decoração para parede

Outra formidável ideia para quem pode dispor de várias toalhas de crochê é criar uma pintura. Essa alternativa é perfeita em uma decoração Shabby Chic (estilo de design de interiores nos quais os itens são selecionados devido à sua aparência envelhecida e sinais de desgaste ou itens novos são desgastados para esse fim).

Para conseguir utilizar a colcha de crochê na decoração desse estilo, você precisará de um grande pedaço de madeira, na qual deve ser adicionada uma camada de verniz escuro para contrastar com o branco da colcha de crochê na decoração.

Em seguida, use cola ou pregos pequenos para atar as colchas à superfície.  Você pode pendurar a caixa onde quiser.

Quais são as vantagens de utilizar colcha de crochê na decoração?

Utilizar colcha de crochê na decoração tem muitas vantagens que devem ser levadas em consideração se você deseja embelezar ambientes e interiores:

  • Elas são resistentes e, ao contrário de outros tipos de tecidos, não se desgastam ou esticam com o tempo. Essa característica assegura que a sua decoração terá uma vida muito longa e não terá uma aparência descuidada dentro de pouco tempo;
  • A colcha de crochê na decoração se presta a uma quantidade infinita de designs, de modo que, certamente haverá muitos que se adequem perfeitamente ao estilo de sua casa e às suas preferências pessoais. Do mais clássico e fino ao mais espesso, há sempre boas alternativas em uma ampla gama de cores;
  • A colcha de crochê na decoração é facilmente lavável, dispensando quaisquer cuidados especiais. Sua limpeza não deve ser muito usual, pois elas podem ser mantidas limpas com o passar do tempo;
  • Ideal para os quartos dos mais pequenos, devido à sua resistência, variedade de designs e facilidade de limpeza. Todos sabemos o quanto as crianças gostam de pular e brincar na cama e, consequentemente, deixando um rastro de sujeira, por isso, a colcha de crochê na decoração de um quarto infantil é uma boa escolha.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */