Nutrição Saúde

Colesterol Ruim: O que é? Como evitar?

Se você possui problemas cardíacos, ou busca manter seu coração saudável, provavelmente já ouviu muitas vezes sobre a importância de dar atenção ao “colesterol ruim”. O que chamamos de ruim, é o colesterol de baixa densidade, o LDL.

Ele acumula-se nas paredes dos vasos sanguíneos, causando entupimento. Níveis altos do colesterol ruim (LDL) aumenta os riscos de ataque cardíaco e coágulos sanguíneos de formarem-se.

Com um simples teste de sangue, você pode avaliar qual é o nível de LDL presente no sangue. Se o nível for muito alto, mudanças alimentares e medicamentos podem auxiliar a controlar melhor.

O que é o colesterol LDL?

origem

O colesterol nem sempre é ruim. São gorduras essenciais para as células do seu corpo, demandadas pelo organismo. Parte do colesterol vem da comida ingerida, e outra parte é produzida pelo fígado.

O colesterol não consegue dissolver-se no sangue, então é necessário que proteínas o carregue pelo corpo. Estes “transportadores” são chamados de lipoproteínas. O colesterol ruim, o LDL, é feito de uma lipoproteína de baixa densidade.

Como lidar com altos níveis de colesterol ruim no corpo?

dicas-para-baixar-os-niveis-de-triglicerideos-altos-2

Embora o momento em que um ataque cardíaco vá ocorrer seja imprevisível, é possível dizer que altos níveis de LDL no sangue aumentam os riscos de se sofrer um. Até pouco tempo atrás, as diretrizes para diminuir os riscos estavam associadas a simplesmente diminuir o nível do “colesterol ruim” no sangue.

Hoje, sabe-se que é importante desenvolver uma estratégia adequada para baixar o nível em percentuais específicos. É necessário basear-se em uma série de fatores que aumentam o risco.

Geralmente, utiliza-se um cálculo que define os riscos de você ter problemas cardíacos nos próximos dez anos. O cálculo leva em conta fatores como níveis de colesterol, idade, pressão sanguínea, hábitos cotidianos e medicamentos utilizados. Além disso, histórico familiar de problemas cardíacos ou diabetes também são considerados no cálculo.

Com estas informações, é possível definir uma faixa de risco. A partir disso, um médico é capaz de definir quais mudanças são necessárias em sua rotina. Adicionalmente, pode ser necessário recorrer a medicamentos. Estas mudanças irão reduzir os riscos de sofrer um problema cardíaco significativamente.

O que fazer para prevenir altos níveis de colesterol ruim?

health-food

Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios podem auxiliar a diminuir seus níveis de LDL. Comer alimentos com baixos níveis de gordura saturada também ajuda na questão alimentar.

Você pode diminuir os níveis, também, adicionando fibras e vegetais à dieta. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para a redução dos níveis de LDL no sangue, pois exigem mais do sistema cardiovascular.

Se a prática de exercícios e uma boa alimentação não forem suficientes, provavelmente será necessário recorrer a medicamentos. Algumas drogas, como as estatinas, auxiliam a diminuir a produção de colesterol pelo fígado. Outros medicamentos focam em reduzir a quantidade de colesterol absorvida pelo corpo pela sua dieta.

É necessário considerar, no entanto, que não é apenas o colesterol ruim que aumenta suas chances de ter problemas cardíacos. Fumar, ter diabetes, alta pressão sanguínea, sofrer de obesidade e a falta de exercícios aeróbicos também aumentam os riscos significativamente. Obviamente, é importante diminuir os níveis de LDL, mas é essencial não ignorar as outras condições de saúde, tão perigosas quanto o próprio colesterol.

Veja também:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */