Looks Moda

Color Blocking, uma tendência de moda que aposta nas cores vibrantes

Color Blocking

Toda mulher tem em seu guarda-roupa algumas peças de cores vibrantes, mas muitas vezes não sabe como usá-las. O color blocking consiste justamente em combinar várias cores na mesma produção, criando um look ousado e intenso. Apesar da tendência não ser nova, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, inclusive nas estações mais frias.

A marca Neon já apostou na tendência color blocking em nosso país. Já nas passarelas internacionais, observamos o color blocking em desfiles de gigantes como Prada, Lacoste, Marc Jacobs, Dior, Gucci, Isa, Balenciaga e Jil Sanders. Apesar de ter como forte a mistura de várias cores vibrantes, a tendência também pode ser ton-sur-ton, ou seja, combinar a mesma cor em diferentes tonalidades.

Nas estações mais frias, os looks costumam ser mais sóbrios e até monocromáticos. O color blocking, as cores blocadas ou cores em blocos, também pode ser adotado no inverno e o no outono como forma de colorir um pouco o visual.

O que é color blocking?

O color blocking está em todas as partes. O princípio da tendência é combinar diferentes cores e matizes. Como dissemos, você pode combinar duas tonalidades da mesma família de cores para um visual mais simples ou optar por duas ou três cores totalmente diferentes no mesmo look para um visual mais inovador.

Mas atenção! O visual só funciona se as peças forem lisas. Nada de combinar estampas, pois essa não é a ideia do color blocking.

Quem quiser aderir à tendência deverá abusar das peças lisas de cores vibrantes e chamativas. Todas as cores são válidas e podem criar excelentes produções. Verde, azul, roxo, vermelho, rosa, laranja, amarelo, turquesa e coral, desde os tons mais suaves até os tons mais vivos, não podem ficar de fora.

Embora a combinação de cores vibrantes e diferentes na mesma produção possa parecer assustadora em um primeiro momento, basta usar o bom senso e seguir algumas dicas para não errar na composição do visual. Você pode começar com duas cores não tão distintas e, quando estiver mais segura, colorir ainda mais o look com o color blocking.

Como aderir ao color blocking?

A regra principal do color blocking é evitar contrastes acentuados, então, é essencial manter a mesma saturação de cores. Os neons vão bem com os neons enquanto os tons pastéis vão bem com os pastéis. Funciona assim com todas as saturações. As cores devem se complementar e transmitir o mesmo sentimento. Essa é a forma mais fácil de não errar na blocagem de cores.

Quem está começando e tem medo de se arriscar pode apostar em roupas neutras e acessórios contrastantes de cores vibrantes como, por exemplo, um par de sapatos em tom neon, uma bolsa colorida ou uma pulseira de duas cores. Essa é a forma mais segura de aderir ao color blocking.

Depois de criar alguns looks, você se sentirá mais confiante e poderá começar a aplicar a tendência nas peças de roupa também.

Dicas infalíveis para não errar no color blocking

Muitas mulheres tem medo do color blocking porque não querem parecer uma bandeira ou um mostruário de cores. Algumas dicas simples podem ajudar a compor um visual mais harmonioso. Vamos conferir essas dicas a seguir!

  • O rosa tem um lugar muito especial na tendência de cores blocadas já que pode facilmente substituir o vermelho e, então, ser usado em todas as combinações possíveis que geralmente se aplicam ao vermelho.
  • Verde esmeralda e vermelho brilhante combinam perfeitamente um com o outro devido ao fator “joia”. As duas tonalidades exalam um brilho real e precioso, assim como ouro e cobre.
  • É sempre mais seguro trabalhar com, no máximo, três cores diferentes. Uma quarta variação pode criar um visual exagerado e desarmonioso.
  • Preste atenção ao seu tom de pele e cabelo. Cobalto, por exemplo, é uma cor que perde seu charme quando contrasta com pele ou cabelos muito claros.
  • Tenha em mente que o color blocking composto por cores muito brilhantes pode tornar sua figura maior, então, não é a melhor opção para quem não quer chamar a atenção nesse sentido.
  • Se você tem medo da tendência e acha que não vai conseguir combinar as cores, pode apostar em peças prontas de cores blocadas como vestidos de duas ou três cores. Se fizer isso, aposte em calçados e acessórios mais neutros.

  • É recomendável ficar longe das estampas quando estiver fazendo color blocking, mas um acessório estampado – como uma bolsa ou lenço – pode funcionar se for discreto, trabalhar para compor o visual e combinar com as outras cores da produção.
  • Combinações de cores análogas, como laranja e vermelho ou rosa e violeta, são uma ótima maneira de criar produções mais discretas.
  • Peças mais clássicas, como terninhos e blazers, podem ajudar a equilibrar a produção. Aposte nelas se você ainda estiver com medo de deixar o look totalmente colorido.

Os acessórios e a maquiagem fazem muita diferença?

Ao usar roupas coloridas, é importante ter uma certa noção dos limites. As roupas brilhantes e vivas utilizadas no color blocking criam uma produção mais agradável se complementadas com acessórios neutros e minimalistas, bem como uma maquiagem mais simples e discreta.

Se você escolheu um vestido de duas cores como laranja e roxo ou vermelho e azul, por exemplo, escolha acessórios mais neutros. Um par de sapatos na cor nude, uma bolsa branca e colares e pulseiras lisos não atrairão atenção adicional e trabalharão para manter o look elegante.

Além disso, é muito importante prestar atenção na maquiagem ao aderir ao color blocking. Lembre-se: você não quer parecer uma bandeira ou um mostruário de cores, portanto, se suas roupas e acessórios já estiverem carregando duas ou três cores bastante distintas, não exagere na maquiagem. Nesses casos, opte sempre por uma maquiagem mais natural.

No final das contas, a regra mais importante do color blocking é você mesma quem faz, já que o seu visual deve fazer com que você se sinta bem. Aposte em combinações que transmitam sua personalidade e lembre-se que é preciso muito estilo e criatividade para experimentar essa tendência. Esteja disposta a se arriscar e prepare-se para descobrir uma nova faceta a cada combinação de cores!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */