Casa

Combater baratas: 4 formas baratas e eficientes

Se você está a procura de formas simples e eficientes para combater baratas, é provável que compartilhe sensações que parecem universais em relação a esses insetos: ódio e horror. Mas por que será que temos tanto ódio e pavor de um insetos que sabemos que não pode, não tem condições de nos causar dor imediata, nos ferir mortalmente?

Se pensarmos a respeito pelo escopo científico, a repugnância tem explicação clara, associamos as medonhas baratas a tudo que simboliza imundície, já que estas vivem nos esgotos, ralos e lixões e por isso são uma espécie de “Correios da maldade”, transportadoras de doenças. Sujeira e enfermidade, sem dúvida características que não fazem ninguém popular.

Mas há outra explicação, na verdade pode ser encarada como um complemento a primeira, sobre o porquê procuramos todos os meios de combater baratas da forma mais ágil e brutal possível fornecida pelo campo da psicologia.

Quando nos deparamos, na infância, com um episódio que nos desperta essas sensações de pânico, de horror, podemos até não lembrar com todos os detalhes na fase adulta sobre a ocorrência, mas é possível que um medo irracional fique plantado no subconsciente e voltar a emergir sempre que a origem de tais sentimentos reaparece na nossa frente.

E o curioso é que essa lembrança desagradável, essa associação traumatizante, pode se dá sem necessariamente flagramos a impopular rastejando na nossa casa, mas por simplesmente testemunhar o estardalhaço de sua mãe subindo no sofá e exortando ao seu pai que tome uma atitude enérgica imediatamente. Ou seja, além da imundície e das doenças, associamos também às baratas a ideia de medo, pânico, pavor.

Suja, enfermiça e temível, desculpem-nos dona baratinha, mas precisamos combatê-la, tais lembranças não são agradáveis e nem saudáveis. É preciso combater baratas. E se você está enfrentando problemas com esses insetos odiados, estão aparecendo com frequência cada vez mais detestável no verão, o TudoEla preparou este post reunindo as formas mais eficientes e baratas para combater… baratas.

Confira a seguir!



Por que não o inseticida?

Antes de apontarmos os meios mais eficazes e econômicos de combater baratas, vale apreciar o porquê de simplesmente não se utilizar os inseticidas comercializados nas lojas e supermercados. Não que seja algo proibitivo, que sejam um perigo mortal ou se tratam de propaganda enganosa, mas não é a solução mais indicada, nem a famosa chinelada, porque em termos de limpeza é a menos aconselhável.

Os inseticidas que costumamos ver nos comerciais, por mais que sejam voltados a erradicar os insetos, não deixam de ter elementos tóxicos que fazem mal a saúde humana e também animal. Por isso, aprender ou encontrar um novo método de combater baratas que seja tão eficaz quanto as soluções industrializadas, mas sem as substâncias nocivas, será uma forma de prevenção contra possíveis efeitos colaterais incômodos e prejudicais a saúde.

Apelando para a natureza

Se você tem um jardim com vários tipos de plantas, ou uma avó que adora o hábito de cultivar e cuidar do jardim, poderá achar essa solução a mais viável e prática.

As baratas enfrentam sérias dificuldades com os odores de determinados vegetais, seria para elas como o odor de fezes para nós, de urina, de vômito ou de qualquer discurso dos dirigentes da Conmebol.

Mas tais odores são o suficiente para combater baratas, para matá-las? Sim e não. Sim para combatê-las, mas não para matá-las. As folhas agem como repelentes, fazendo os insetos evitarem a todo custo a frequentar o local de aplique.

Os odores de folhas que as baratas não suportam são de:

  • Folha de louro;
  • Eucalipto;
  • Alecrim.

No caso da folha de louro, o modo recomendado para aplicá-las é colocando-a nos lugares onde as baratas costumam surgir. Os locais que fazem questão de visitar para um rango são os armários da cozinha, por isso acabam passando doenças ou deixar resíduos nos alimentos que ingerimos, e também gostam de frequentar locais escuros, úmidos e quentes. O fogão atende a todos esses critérios.

Quanto ao eucalipto e o alecrim, o mais indicado é fazer uma mistura com essas plantas de modo que possa umedecer um pano e passar no chão.

Talvez sua vó possa até lhe dar instruções mais detalhadas ou outros macetes, pois tal prática para combater baratas era típica quando os inseticidas ainda não tinham sido inventados ou se popularizados.

Apelando para a indústria

Outras formas existentes de se combater baratas são fazendo uso de produtos comercializados a preços módicos e fáceis de encontrar.

Um deles é o bicarbonato de sódio misturado ao açúcar. Mas atenção, esse método para combater baratas é aconselhável se deseja passar por fortes emoções, se estar tão enfurecida pelos transtornos que vem passando com essas indesejáveis que faz questão de alimentar um pequeno prazer sádico de vê-las morrer da forma mais dolorosa possível.

Ao misturar um copo de bicarbonato de sódio com um copo de açúcar e passar a solução no chão da casa, os insetos asquerosos virão em bando até sua residência, atraídos pelo aroma agradável e tentador do açúcar. Não pensarão duas vezes em ingerir a substância. Mas ocorre que o bicarbonato causa o efeito de gerar gases nas infelizes ao ponto de arruiná-las horrivelmente por dentro.

Água e sabão também é uma forma eficaz de combater baratas. Basta misturar os elementos, na falta de sabão pode ser usado o detergente, atentando-se que a mistura deve adquirir textura, oleosidade que deixe o piso ou o local a ser aplicado totalmente escorregadio, e despejar a fórmula sobre as famigeradas quando surgirem. O sabão terá o efeito de entupir as vias respiratórias do inseto e o final você já sabe.

Considerações finais

Baratas são insetos que despertam nossa ojeriza e pavor por nos remeter a locais degradantes como esgoto, ralos e lixões e lembranças de momentos de pânico ocorridos na infância relacionadas a mesma envolvendo nós mesmos ou terceiros. É importante combater baratas não só para se ver livre de tais sensações, mas para preservar a saúde, já que esses insetos são transmissores de doenças.

Apresentamos algumas soluções simples e eficazes para combater baratas. Foram estas:

  • Odor de vegetais como eucalipto, alecrim e folha de louro;
  • Uso de bicarbonato com açúcar;
  • Uso de água e sabão.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de saúde.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */