Casa

Combater cupins: 4 formas baratas e eficientes

Se tem bicho chato de se encontrar em casa não é a barata, lagartixa, maribondo, abelha etc, mas os malfadados cupins. A praga dos insetos pode se multiplicar rapidamente e não cessa de encher os móveis da casa ou de sua querida árvore no quintal. Imagine o preju se você acabou de se mudar ou de comprar os móveis. Acresce que esses insetos podem, além de tudo, por em risco a estrutura da residência. Por isso é importantíssimo saber como combater cupins de maneira eficiente para evitar esses transtornos e perigos.

Mas além de ensinar como combater cupins de forma eficiente, nós do TudoEla também vamos apontar como fazê-lo de forma  sem gastar muitos recursos ou tempo. Nem sempre necessita-se dos serviços de uma empresa especializada ou dedetizar totalmente a casa; além de ser um procedimento oneroso exige cuidados e incômodos extras de, por exemplo, deixa a residência inabitada por pelo menos cinco horas, incluindo animais, ou manter afastada por vinte e quatro horas gestantes, idosos ou pessoas com graves problemas respiratórios.

Mas atenção: não são todos os casos de ataque de cupins em que se dispensar os serviços e habilidades de empresas especializadas seja uma opção viável. Dependendo da quantidade que invadiu o imóvel, as soluções caseiras não resolverão o problema, serão apenas uma medida paliativa que irá gerar falsa ilusão e acarretar mais prejuízos  – e riscos.

Vamos explicar quais são as situações em que combater cupins poderá ser feito sem ajuda de agentes externos ou não, além de, claro, informar as melhores soluções para lidar com o problema de forma eficiente e econômica.

Saiba mais como combater cupins a seguir.

Continue na leitura!

Quando ser ou não a Capitã Marvel

Se os cupins que estiverem fazendo a farra na sua adorável mesa de madeira forem de madeira seca, ok, você pode vestir o uniforme de Mulher-Maravilha, ou de outra heroína que estiver em alta, e se preparar para combater cupins, pois será uma missão que terá chances de sucesso.

Isso porque as colônias dos cupins de madeira são menores, atacam de forma isolada, geralmente se restringindo a se instalarem na própria madeira que estão consumido. Por isso, é mais fácil erradicá-las, pois basta uma ação efetiva localizada na origem do problema.

No entanto, se esses insetos atrevidos forem de procedência subterrânea, pode tirar o cavalinho da chuva, pois as chances de levar uma surra ao tentar combater cupins. Nesse caso, a saída mais sensata é chamar os “Vingadores” ou a “Liga da Justiça”.

Diferente dos de madeira seca, os cupins subterrâneos atacam em colônias e se reproduzem com mais celeridade. Se a sua casa for vítima desse tipo de ataque, será muito difícil resolver a parada com soluções caseiras, pois exigirão constantes apliques do veneno e em diversos lugares.

Como diferenciar “bandidinhos” dos supervilões?

Detalhe importantíssimo para se definir de que forma irá combater cupins. O primeiro aspecto a se obervar é a quantidade dos insetos. Zilhões espalhados em mais de um lugar? Subterrâneo, poucos e localizados em um só local? Madeira seca.

Além disso, vale observar os rastros que deixam. Os de madeira seca costumam deixar rastros, fezes e farelos na madeira que se banqueteiam, os “paradas duras” deixam em locais diversos, como em paredes e tomadas elétricas e também têm a particularidade de ter aspecto mais escuro.

Como ter um “cinto de utilidades” barato e eficiente?

Se a urgência for grande, a grana está curta ou está sem sorte de encontrar inseticidas de origem industrial para combater cupins, vamos te ensinar como se virar como o Batman com suas bugigangas ou como o MacGyver com a sua absurda inventividade.

O veneno dos vampiros

Sabia que alho é um veneno natural para combater cupins? O alho possui substancias que se mostraram muito efetivas contra os artrópodes.

A solução caseira com esse recurso necessita da mistura de óleo de alho com água quente ou fria. Basta passar no local que esses insetos infernais vão pro beleléu. Uma ótima forma de combater cupins.

Alternar entre o Tocha-Humana e o Homem de Gelo

Outra solução caseira para combater cupins, mas esta a mais trabalhosa e definitivamente não é a mais eficaz se os cupins estiverem fazendo um tour na sua casa.

O choque térmico é fatal para os famigerados insetos destrutivos. Se você esquentar e resfriar o objeto em que estão instalados com o que estiver à mão no seu cafofo, repetidamente, os danados vão virar presuntinhos em questão de tempo. Mas cuidado para não fazer uma trapalhada e botar fogo em tudo!

Preparar uma cilada usando o ponto fraco

O primeiro passo para enfrentar uma adversário é conhecer as suas principais forças e fraquezas. E no caso de combater cupins você já tem a vantagem de saber que eles são atraídos por madeira ou por qualquer objeto que contenha celulose.

Uma solução simples, ainda que exija paciência, é fazer uma armadilha com folhas de papelão. Coloque as folhas sobre a área que os gulosos estão metendo o garfo e aguarde que estes migrem para as folhas.

Quando estiverem pensando que estão degustando a sobremesa, pegue essas folhas e as introduza em um recipiente que seja adequado atear fogo. Fazendo esse procedimento, vai exterminar uma colônia inteira.

Vinagre antes que tudo vá pro vinagre

Esta é uma forma caseira de combater cupins que necessita que a onda de ataque esteja em sua fase inicial e preferencialmente deve ser aplicado no ninho dos inconvenientes. O vinagre branco é o melhor modelo para lidar com esse problema, mas apenas uma aplicação pode não dar conta do recado, portanto, para garantir, encharque os pestinhas com vinagre pelo menos duas vezes.

Considerações finais

Para combater cupins se valendo de recursos práticos e de baixo custo, sem o auxílio de uma empresa especializada em dedetização, é preciso identificar se está altura do desafio. Ataques de colônias pequenas em estágio inicial é o mais indicado para tentar resolver o problema sem auxílio profissional, mas se for o caso de ataque com alto grau de infestação, em mais de um cômodo ou móvel, não tem jeito, precisará de ajuda, pois as soluções caseiras são efetivas somente em situações pontuais.

As formas baratas e eficientes para combater cupins apresentadas neste post foram:

  • Óleo de alho misturado com água fria ou quente;
  • Causar choque térmico no objeto em que estão instalados;
  • Atrair os cupins usando folhas de papelão;
  • Usar vinagre branco.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, opine.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de curiosidades.

/* ]]> */