Casa

Combater escorpiões: as melhores dicas estão aqui

Combater escorpiões é o tipo de coisa que ninguém pensa que irá ter que um dia fazer, mas que atualmente é cada vez mais comum em cidades urbanas ou do meio rural. O crescimento das cidades, o acumulo de lixo e propagação de insetos tem favorecido o surgimento destas criaturas.

Na natureza, eles têm o importante papel de manter o equilíbrio entre as espécies, ao agir como predador de insetos e artrópodes. Já no contato com o ser humano eles trazem medo e podem gerar alguns acidentes.

Acompanhe nossas dicas práticas e úteis para você evitar o surgimento ou acabar com escorpiões.

Conheça um pouco sobre os escorpiões

Para combater os escorpiões com eficiência, é preciso conhecer suas principais características e comportamentos. Existe muitas lendas e confusões sobre os escorpiões, a mais comum é sobre qual tipo de classificação animal que recebe. Muitos acreditam que eles sejam insetos, porém na verdade os escorpiões são aracnídeos.

A maioria dos escorpiões não oferece perigo para saúde, porém mesmo entre eles a ferroada é dolorida. Em caso de sofrer uma ferroada, o recomendado é procurar um serviço de saúde e se possível, levar o animal dentro de um pote ou vidro para ser identificado pelos profissionais.

Normalmente, os médicos prescrevem soro antiescorpiônico para pessoas que foram ferroadas pelo animal. Existem diferentes tipos de soros para várias espécies do animal. Por isto, capturar e levar o escorpião ao serviço de saúde ajudará na indicação do tratamento mais eficaz.

Eles são mais ativos durante a noite, e na maior parte do tempo procuram se esconder em fendas, galerias e buracos ou debaixo de pedras, madeiras, telhas ou outros objetos. Resistentes aos mais diferentes habitats eles também podem ser encontrados em locais como desertos, caatinga, cerrados, florestas temperadas e pluviais.

O que atrai os escorpiões

Os escorpiões se alimentam, principalmente, de cupins, grilos, baratas, moscas e aranhas. Locais que não são limpados com atenção, ou com frequência, costumam servir de “refeitório” para os escorpiões que precisam se alimentar.

Além dos insetos, os escorpiões também se alimentam de restos de alimentos. Comida deixada por animais, que vão parar em cantos e frestas, pode atrair estes bichinhos indesejados.

Silêncio, escuridão e umidade são outras qualidades que o escorpião busca ao procurar um local para viver. Lugares assim são perfeitos para eles permanecerem a maior parte do tempo, descansarem e até se reproduzirem.

Locais improváveis podem servir de refúgio dos escorpiões. Madeiras e pneus velhos, caixas de papelão, roupas e sapatos abandonados, cantos debaixo da cama ou em cima de armários podem servir de casa para estes moradores indesejados.

No ambiente externo, os cuidados devem ser em relação à limpeza e a existência de locais onde eles possam se abrigar. Mantenha o quintal limpo, evite manter potes ou bandejas que possam acumular água e verifique folhagens, moitas ou espaços onde eles possam permanecer.

Como evitar o aparecimento de escorpiões

Como vimos eles gostam de comida, sombra, silêncio e água fresca. Para combater escorpiões é preciso tornar a vida deles insuportável. Isto ocorre ao eliminarmos as condições para que eles possam se alimentar, se abrigar e se reproduzir.

Evitar o acesso do escorpião para dentro da sua casa é uma maneira prática de se combater este visitante indesejado. Os locais mais comuns, que ele utiliza para entrar nas casas, são buracos, rachaduras e outros espaços existentes na construção.

Ao encontrar este tipo de passagens, se certifique que eles não terão acesso por estes meios, utilizando rezina ou silicone para preencher estes vãos. Frestas de janelas e portas, também server de passagem para os escorpiões, impeça que eles passem lacrado ou tampando estes espaços.

De tempos em tempos, verifique aqueles objetos que você não costuma utilizar com muita frequência. Roupas, sapatos, bolsas são apenas alguns exemplos de locais onde ele pode se esconder sem ser incomodado.

Mantenha a limpeza e a ventilação livre para evitar a ocorrência dos escorpiões. Em condições ideais, eles podem surgir em cantos de móveis, pisos danificados e em revestimentos. No ambiente externo, procure evitar que se formem poças de água, elas atraem insetos e atrás deles vem junto os escorpiões.

Como encontrar escorpiões

Algumas vezes, os cuidados para evitar o surgimento dos escorpiões não são suficientes. Nestes casos, será necessário caçar e eliminar estes vizinhos indesejados. Por ser uma tarefa, de certa forma perigosa, recomendamos a contratação de profissionais especializados.

Se você tem consciência do risco, e acredita que possui cuidado e destreza para isto aqui vão as principais dicas para esta tarefa. Primeiramente, opte por procurar os escorpiões à noite. É neste período que eles estão ativos e podem ser encontrados com mais facilidade.

Para minimizar os riscos, calce uma bota pesada e utilize uma ferramenta comprida para pegar os animais. Uma lanterna ultravioleta ajudará muito nesta busca, pois elas indicam uma característica que poucos conhecem sobre este animal: o fato deles brilharem no escuro.

Dê muita atenção à inspeção de fendas, rachaduras e buracos em muros, paredes, grades, junto às plantas e embaixo de pedras, potes e outros objetos que possam abrigar o invasor.

Métodos de eliminação dos escorpiões

Além das formas tradicionais de eliminação, também é possível combater os escorpiões utilizando métodos mais seguros que evitem o contato direto com o bicho. Os inseticidas são a maneira mais prática de combate à esta praga. Existe no mercado opções que servem para eliminar diversas pragas e também as versões específicas para combater escorpiões.

O ideal, além de aplicar o produto diretamente no local onde o escorpião foi encontrado, é que você utilize estes produtos ao redor da casa e em possíveis locais de passagens do invasor.

Existem outras formas de combater e eliminar os escorpiões que podem ser a utilização de adesivos com veneno e a colocação de armadilhas físicas.

Algumas pessoas optam por ter em casa predadores de escorpiões como galinhas, sapos e gatos. Apesar de ser uma estratégia controversa, costuma ter bons resultados. Canela em pó é um repelente natural que pode ser espalhado nos locais onde escorpiões podem se esconder.

É importante lembrar que, caso você esteja se deparando com uma infestação e estes conselhos não sejam suficientes para combater os escorpiões, deve-se pedir o auxílio de um profissional especialista em controle de pragas.

/* ]]> */